Porque Jeremias é considerado como profeta chorão?

Perguntado por: epinheiro . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 20 votos

Alguns chamam Jeremias de o profeta “chorão” por causa da mensagem triste que ele transmitiu e por que ele viu suas profecias referentes à destruição do povo de Judá serem cumpridas.

Esse livro ensina que o convênio entre Deus e Israel não faz com que o povo de Deus seja invencível. Se eles não cumprem a parte deles no convênio e não dão ouvidos à palavra do Senhor, eles perdem o cuidado e a proteção de Deus.

Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.

Em Jeremias 33, o Senhor Deus fala com o profeta enquanto ele ainda está preso no palácio. A direção do Senhor é que Jeremias clame em busca de respostas, porque ele será ouvido. Que MARAVILHA! O nosso Deus tem prazer em falar conosco.

Autor: Jeremias (O profeta das lágrimas era um homem solitário e rejeitado, de mensagem severa, porém, com o coração sensível e quebrantado, era ousado e corajoso) Tema: o Juízo Divino e inevitável de Judá Profetizou: Reino do Sul – Judá Período: cerca de 626 – 586 a.C. (40 anos) Vers.

Quando Deus chamou Jeremias, na hora ele quis “dar linha e sair fora dessa fria”. Mas, não teve jeito. Jeremias disse: “Ah, Senhor, eu não sei falar, eu sou jovem.” Na hora, o Senhor disse pra ele: “Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo”.

Em Jeremias 1,2 é dito que ele foi chamado por Deus quando era jovem, no décimo terceiro ano de Josias, no ano 626 antes de Cristo. Portanto, poderíamos dizer que a resposta a sua pergunta seria cerca de 30 anos.

V. 9: Jeremias queria desistir. Não queria mais mencionar nome de Deus, muito menos pregar a sua palavra. Mas o seu chamado era como fogo que ardia dentro dele.

PRINCIPAIS TEMAS DO LIVRO DE JEREMIAS
PUNIÇÃO: Por causa do pecado, JERUSALÉM foi destruída, o templo foi destruído e o povo de Judá foi levado para BABILÔNIA. O pecado não confessado traz o castigo total de Deus. DEUS É SENHOR DE TODOS: Deus é o Deus justo e soberano, que só presta contas a si mesmo.

Jeremias 1:11-19 NVI
E a palavra do SENHOR veio a mim: “O que você vê, Jeremias?” Vejo o ramo de uma amendoeira, respondi. O SENHOR me disse: “Você viu bem, pois estou vigiando para que a minha palavra se cumpra”.

Jeremias deveria anunciar ao povo que uma grande ameaça estava vindo do norte contra Judá e Jerusalém. Porém, o seu grande desafio era convencer o povo disso.

É linguagem do coração, que muitas vezes nem sai por palavras, mas por lágrimas, a linguagem da alma. Clamar é suplicar, implorar, manifestar necessidade de algo, bradar, gritar, falar em voz alta. Podemos falar com Deus, sem que seja necessário clamar, mas é impossível clamar sem que haja oração.

1 E veio a palavra do Senhor a Jeremias, uma segunda vez, estando ele ainda encerrado no pátio da guarda, dizendo: 2 Assim diz o Senhor que o faz, o Senhor que forma isto, para o estabelecer; o Senhor é o seu nome. 3 Clama a mim, e responder-te-ei, e aanunciar-te-ei coisas grandes e inacessíveis que não sabes.

Diz respeito uma nascente em Leí, onde Sansão saciou. a sua sede depois que matou os filisteus com a. queixada do jumento.

Aproximadamente em 626 a.C., no décimo-terceiro ano de Josias, Jeremias iniciou o seu ministério profético quando ainda possuía cerca de vinte anos, muito embora fosse vocacionado à profeta desde o ventre materno (Jr 1,5)”. (conforme Esdras Costa Bentho em seu Blog Teologia e graça).

Olhando o que os comentaristas do profeta jeremias escreveram em seus comentários encontramos estes argumentos: alguns falam que de fato na sua época Jeremias não passavam de umj menino com a idade de 14 anos ou mesmo quinze de idade.

Jeremias 30:9—A Qual Rei Davi o Povo Iria Servir? Esse “Davi” se refere ao Messias e Rei que Deus prometeu que seria descendente de Davi. A promessa foi cumprida na vinda de Jesus Cristo e será cumprida novamente na Segunda Vinda.

Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar. Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este.

Jeremias 21–22 relata as profecias que Jeremias fez para dois reis de Judá. Elas não estão escritas na ordem histórica. O capítulo 21 é para Zedequias, o último rei de Judá antes de a Babilônia destruir Jerusalém e o templo e levar o povo cativo.

O povo parecia estar permanentemente preso ao pecado (ver vv. 1–4), não queria confiar no Senhor (vv. 5–8), e não santificava o Dia do Senhor (vv.