Porque javali virou praga?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

O problema começou porque javalis de criatórios clandestinos foram soltos na região e encontraram um ambiente perfeito na zona rural , onde há água farta e alimento – os cultivos. Como não há predadores, como onças, eles viraram praga.

O animal é considerado uma das espécies exóticas invasoras mais prejudiciais ao meio ambiente e à economia. Sua caça foi autorizada em todo o país em janeiro de 2013. No Brasil já existem 44.408 registros ativos de "controladores" autorizados a capturar e abater javalis.

O javali é um porco selvagem, mas seu cruzamento com o porco doméstico fez surgir uma espécie chamada de javaporco, considerada uma das 100 espécies invasoras de maior impacto no mundo, motivo que sua caça e controle é autorizado pelos órgãos ambientais.

Atualmente, dos 5.570 municípios brasileiros, 30% apresentam a presença do javali na forma selvagem, sendo os estados com maior população os das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Animal já tem abate permitido no Brasil, mas vem sendo usado como justificativa para obtenção de porte de arma e liberação da caça de outras espécies.

Os javalis são animais selvagens e predadores naturais de plantações e animais. Além disso, são responsáveis pela transmissão de doenças a humanos e suínos. Uma praga que foi trazida para o Brasil. Infelizmente, no Brasil, não há predadores naturais para essa espécie.

O ponto fraco de um javali é bem pequeno. Um tiro certeiro em áreas vitais como o coração, os pulmões e a medula espinhal derrubará um javali imediatamente. Por outro lado, o javali é um animal resistente e pode correr por quilômetros se as partes vitais não forem acertadas.

Um método mais complicado é a utilização da zagaia. A lança de ponta fina é capaz apenas de perfurar o animal, forçando o controlador a realizar uma série de golpes para vencer o javali, conhecido pelo corpo extremamente resistente.

A lei 5.197, de 1967, proíbe caça ou prisão de animais silvestres de quaisquer espécies. No entanto, resolução publicada pelo Ibama, em 2013, cria uma exceção, que é a de javalis. Desde 2020, projeto de lei quer autorizar caça esportiva de animais silvestres no Brasil, mas a votação foi adiada.

O consumo da carne dessa variedade selvagem de suíno assim como o contato com a saliva e o sangue do animal, porém, não são recomendáveis por causa da possibilidade de transmitir agentes causadores de doenças, verificada em estudos recentes.

Pernil de Javali s/ Osso – R$ 79.90 /kg (Congelado)

Apreciada por seu sabor delicado e exótico, a carne desse animal silvestre tem boas propriedades nutricionais. Se for comparada à carne bovina, por exemplo, a carne de javali apresenta 85% menos calorias, 31% mais proteínas, 15% mais minerais e cinco vezes menos gorduras. O índice de colesterol é próximo a zero.

Os alvos da caça são normalmente animais selvagens, mas existem ocorrências em animais domésticos. Historicamente, os seres humanos agiram como caçadores por diversos motivos, como lazer, controle de população animal (ou daquelas consideradas pestes), alimentação, comércio e até defesa pessoal e de bens.

125. Qual é o animal que não vale mais nada? Resposta: O javali.

Geralmente, fêmeas têm somente uma gestação ao ano. A expectativa de vida dos javalis é de aproximadamente vinte anos.

Na natureza, os javalis são considerados onívoros, isto é, consomem tanto alimentos de origem vegetal quanto animal, raízes, tubérculos, capim, salamandras, ovos de aves, e filhotes de outros animais são incluídos em sua dieta.

É também com o focinho que fazem os conhecidos “encames”, verdadeiras camas escavadas no solo, onde se deitam e onde aplicam toda a sua técnica quando servem para ter uma ninhada. Os javalis vivem numa estrutura de clã, de base matriarcal, normalmente formados por 3 a 5 animais, acompanhados pelas suas crias.

Inosuke usa uma máscara de javali porque foi criado por javalis nos primeiros anos de sua vida, e essa máscara provavelmente é a cabeça da mãe Javali que o encontrou e o criou como filho.

lobo-cinzento

Sua expectativa de vida em estado selvagem é em torno de 2 a 10 anos. Seu principal predador natu- ral é o lobo-cinzento, não pre- sente no Brasil, o que o torna um animal exótico e sem predador natural, liberando a caça.