Porque japonês não usa barba?

Perguntado por: spereira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 13 votos

O Que fazia todo sentido para um samurai que precisava botar medo em seu adversário. Já para um cidadão comum, um japonês que vive o seu dia a dia, ele realmente não precisa transmitir esse tipo de aparência, esse ar temeroso. Então por isso não era comum que a sociedade japonesa masculina tivesse barba.

Você vai parecer bem mais velho
Como foi dito no item anterior, a barba destaca outras características do rosto, então, se você tem bastante rugas ou linhas de expressão na testa, elas vão ficar bem mais evidentes, proporcionando a sensação de que você é mais velho do que realmente é.

Japoneses, coreanos e chineses são descendentes de povos que viveram na Sibéria. Japoneses, coreanos e chineses possuem uma camada de gordura embaixo na pálpebra que faz com que esse pedaço de pele se projete para a fora.

“As mulheres asiáticas e italianas, em maioria, por questões de vaidade não aceitam a perda de pelos, que está associada ao envelhecimento e recorrem ao implante na região íntima. A queda dos fios na região acontece geralmente depois da menopausa”, explica a tricologista com especialização em implante capilar.

Por que índio não tem barba? * Os índios fazem parte da etnia dos mongoloides, na qual uma das principais características do grupo é a ausência de pelos no corpo, inclusive no rosto. Assim, os índios brasileiros somente herdaram de seus ascendentes, os grupos asiáticos, que também têm poucos pelos.

As estâncias de banhos termais, muito apreciados na cultura japonesa, costumam banir a entrada de pessoas com tatuagem. A proibição acaba sendo uma forma de barrar relações diretas com a Yakuza, organizações criminosas japonesas cujos membros exibem belíssimos traços na pele.

Então, basicamente, a ideia dos orientais é proteger o interior do lar da possível contaminação trazida da rua – e, de fato, eles têm razão: com esse hábito, você pode reduzir em até 85% a quantidade de poeira, toxinas e sujeiras que entram em sua casa todos os dias.

O Japão foi historicamente um país fechado, e sempre foi um país de gente desconfiada do estrangeiro, chamado Gaijin ou aquele que vem de fora. Hoje sim, os brasileiros gostam (e muito) dos japoneses mas nem sempre foi assim.

Um estudo da Universidade de Southern Queensland, na Austrália, concluiu que a barba possui o benefício de proteger contra alergias, tosse e ainda age como um protetor solar natural.

Uma pesquisa revelou que o homem com barba pode parecer até oito anos mais velho.

Ela te envelhece demais
É comum a barba te deixar com um semblante mais sério e até mais velho, mas algumas pessoas realmente envelhecem demais por causa dela. Há quem aparente ser até uma década mais velho graças aos fios brancos, rugas que ganham destaque ou mesmo simples traços faciais que contribuem com isso.

Os asiáticos consomem muitos itens de lactofermentação, como a sopa de missô, e esses alimentos atuam como probióticos naturais, que nos ajudam a eliminar a gordura visceral, que é aquela que fica entre os órgãos da região do abdome.

A inclinação, porém, costuma ser um fator de diferenciação. Olhos japoneses costumam ser inclinados para cima, e os chineses, para baixo. Os coreanos tendem a ter olhos menores. Existem ainda diferenças entre altura, formato do rosto, que tende a ser mais redondo nos chineses, e até mesmo na cor da pele.

No Japão, o consumo de açúcar e carne vermelha são baixos quando comparado aos países ocidentais. Além disso, a dieta japonesa é rica em legumes, verduras, algas, soja e peixes que são ricos em ômega 3, que inibem os processos inflamatórios que são responsáveis pelo envelhecimento da pele.

Os coreanos fazem a barba e se depilam que nem nós brasileiros. A diferença é que os pelos dos asiáticos em geral são bem mais finos, em menor quantidade e com uma cor menos vibrante do que os nossos, o que dificulta enxergarmos seus pelos principalmente pelas fotos.

De fato, o grande segredo das asiáticas para ter a pele perfeita são os cuidados diários e incessantes. Agora, a gente também sabe que a genética é um fator importantíssimo e sem ela fica difícil ter uma pele sempre perfeita. Aquelas que não tem essa 'sorte' buscam a solução na maquiagem mesmo.

O objetivo é afinar o rosto com a franja e conseguir o desejado rosto em formato de coração, considerado atrativo e padrão.

Há tribos nômades da Etiópia que, embora considerem os lábios uma parte sensual do corpo, não sentem vontade de colá-los em outros – até porque os adornos enormes que eles usam dificultam isso.