Porque japonês fica bêbado mais rápido?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

Dizem que os orientais, mais entre os japoneses estudados, devido à falta ou à redução de uma enzima hepática, responsável pela metabolização do álcool, ficam mais bêbados facilmente e com ressaca pior.

Entre 55% e 65% do corpo masculino é água, enquanto esse número varia entre 45% e 55% nas mulheres. A maior quantidade de água faz com que o álcool se dilua mais facilmente nos homens. Por isso, mesmo se os dois tiverem o mesmo peso, o homem é mais resistente.

O álcool e os neurotransmissores
A presença do etanol nas células cerebrais promove uma desordem na ação de alguns importantes neurotransmissores, como serotonina, dopamina e o ácido gama aminobutírico (GABA).

É uma deficiência numa enzima chamada Aldeído Desidrogenase 2. A enzima sofreu uma mutação e ficou inativa. Cerca de 35-50% da população do leste asiático possui essa mutação. Ela é necessária na metabolização do álcool, mas como não funciona direito uma substância tóxica chamada Acetaldeído fica mais tempo no corpo.

Usar as duas mãos ao beber é sinal de respeito e virar a cabeça para longe dos demais é para não mostrar os dentes, que pode ser visto como uma falta de respeito na cultura coreana tradicional.

Comer algo doce entre cada copo de bebida alcoólica
Uma outra possibilidade é comer um pedaço de doce, como 1 quadradinho de chocolate meio amargo, porque o consumo de açúcar diminui a absorção do álcool pelo organismo, fazendo com que o indivíduo não fique bêbado, nem de ressaca no dia seguinte.

O consumo diário de mais de 30 gramas de álcool já aumenta o risco de doença hepática, sendo o uso contínuo, com ingestão crônica por mais de 10 anos de pelo menos 80 gramas de álcool apresenta um risco alto de doença do fígado (cirrose) de quase 100%.

Independente de qual seja a sua opção, tente beber apenas uma a cada hora. Isso evitará que você fique bêbado, já que o fígado, em uma hora, é capaz de metabolizar o álcool e extraí-lo para fora do sistema. Se você se mantiver fiel a essa agenda, poderá beber socialmente e ainda estar sempre sóbrio. Beba lentamente.

Além disso, quem bebe regularmente pode se tornar mais tolerante com o tempo — a chamada tolerância metabólica. Isso porque o uso repetido do álcool faz com que o fígado se torne mais “eficiente” na eliminação do mesmo. Isso resulta em uma redução da substância na corrente sanguínea, diminuindo seus efeitos.

Limão em jejum. Ao acordar, esprema um limão em um copo de água e tome ainda em jejum. Então, aguarde 40 minutos até tomar o café da manhã. Segundo a especialista Julia Comodo, essa receita milenar é muito usada pelos praticantes de Yoga e ajuda a desintoxicar o organismo.

As pesquisas apontam que mutações em três genes determinam a intensidade dos efeitos após a ingestão de álcool. O primeiro deles é o CYP2E1, responsável por determinar como o corpo irá decompor o álcool. Alterações nesse gene podem aumentar a velocidade com que o organismo metaboliza o álcool.

O ar na cabine é mais seco o que faz com que o corpo perca fluidos mais depressa. E é neste estado de desidratação que várias pessoas se sentem ligeiramente tontas ou embriagadas.

ml em resumo baseado nessas informações para uma pessoa de peso mediano algo em torno de 70 kg estando alimentada e com o corpo em boas condições deve considerar-se embriagada a partir da sexta lata de 350 ml de cerveja.

Mas o seu efeito no sistema nervoso central é um dos mais importantes. Ele interage com moléculas chamadas neurotransmissores que fazem a comunicação entre as células. Entre outras coisas, o álcool inibe a atividade do cérebro, proporcionando a maioria das mudanças de comportamento que conhecemos.

Quantos anos pode beber no Japão? O consumo de bebidas alcoólicas é proibido para menores de 18 anos no Brasil e para menores de 20 anos no Japão (lei japonesa de 30 de março de 1922).