Porque jaleco tem que ser de algodão?

Perguntado por: uvasques . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 4 votos

1. Algodão. Em suma, esse tipo de tecido é macio, confortável e respirável, sendo uma das escolhas mais comuns para a confecção de jalecos. Isso porque o algodão é uma fibra 100% natural que pode ser facilmente lavado e higienizado.

Um jaleco de brim 100% algodão é o mais fresco, excelente para lugares mais quentes.

“O uso de roupa branca, sob a forma de um jaleco sobre o uniforme branco ou sobre a roupa comum, além de seu significado simbólico, contribui para uma boa aparência e funciona como equipamento de proteção individual.

gabardine

Se o seu foco for praticidade, o material que menos amassa é o gabardine. O tricoline é o que mais amassa, não podendo ser colocado de qualquer jeito na bolsa. Se o seu foco for manutenção do branco por mais tempo, o gabardine é o material que menos amarela.

Apesar do jaleco branco ser campeão na preferência dos profissionais, em muitas profissões relacionadas a área de saúde e estética é permitido usar jalecos em cores além do branco.

Quais são os principais tipos de tecidos para jaleco?

  1. Algodão. Em suma, esse tipo de tecido é macio, confortável e respirável, sendo uma das escolhas mais comuns para a confecção de jalecos. ...
  2. Gabardine. ...
  3. Oxford. ...
  4. Brim 100% algodão. ...
  5. Brim pesado. ...
  6. Tricoline 100% algodão. ...
  7. Oxfordine. ...
  8. Sarja.

O jaleco branco é considerado o uniforme dos profissionais da enfermagem e cuidadores, uma vez que é visto pelos colegas como um símbolo de respeito e está diretamente ligado à ideia de higiene e limpeza no ambiente clínico e hospitalar.

O uso do jaleco é obrigatório para todos os profissionais que trabalham em serviços de saúde tanto na Atenção Básica da Saúde (ABS) quanto em outros pontos da rede de atenção da saúde1,2.

Ambos os tecidos de poliéster empregados para confecção de jalecos não apresentaram função de barreira física contra fluidos e bactérias. Assim, os resultados nos permitem especular que o jaleco de poliéster ao entrar em contato com fluidos corporais pode possibilitar a contaminação do profissional.

Qual o tecido ideal para fazer jaleco? O tecido Oxford, durante muito tempo, foi o mais utilizado para confecção de jaleco dentre outros uniformes. Entretanto, com a busca por tecidos que sejam mais duradouros, eficientes e elegantes, o seu lugar foi sendo tomado pelo Gabardine.

O jaleco é confeccionado com mangas e gola em malha canelada com tecnologia easycare (não precisa passar), que possui excelente elasticidade, e tecido plano no corpo também que não amassa, além de contar com recortes que valorizam a silhoueta feminina.

Indicado para neurocirurgiões e cardiologistas; - Preto: transmite elegância. Indicado para dermatologistas e odontologistas; - Azul: transmite serenidade e confiança.

Indicação de nível hierárquico: Em certos ambientes, a faixa atrás do jaleco pode ser usada para indicar o nível hierárquico do profissional. Por exemplo, em um hospital, diferentes cores ou estilos de faixas podem ser usados para distinguir entre médicos, enfermeiros, residentes e estudantes.

O cinto deu lugar a uma faixa na parte de trás, que deveria cumprir sua função de ajuste. No entanto, sua utilidade acabou ficando restrita à estética da peça, sendo usada hoje em dia para pendurar o jaleco ao ombro depois da aula ou do serviço (ou para puxar o aluno que quer fugir da aula, rsrs).

Tecidos com fibra natural são o algodão, lã, linho e seda. Eles são resistentes e confortáveis, mas amassam com muita facilidade.