Porque Jacó nasceu agarrado no calcanhar de Esaú?

Perguntado por: oourique . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

Gênesis 25:26 afirma que Esaú nasceu antes de Jacó, que saiu segurando o calcanhar de seu irmão mais velho como se estivesse tentando puxar Esaú de volta ao útero para que ele pudesse ser o primogênito. O nome Jacó significa que ele agarra o calcanhar, uma expressão idiomática hebraica para comportamento enganoso.

O nascimento de Esaú e Jacó
Rebeca deu à luz e o primeiro bebê que saiu era ruivo e muito peludo. Por isso, chamaram-no de Esaú, que significa “peludo”. O segundo saiu logo a seguir, agarrado no calcanhar de Esaú. A esse chamaram de Jacó.

– O juramento com a mão sob a coxa. Significava então submissão, obediência irrestrita. Por isso Deus tocou a coxa de Jacó.

De acordo com o idioma bíblico as crianças saíam da "coxa" do pai ( Gênesis 46:26 "que emanaram da sua coxa"; Êxodo 1.5 ("almas que emanaram da coxa de Jacó "; Juízes 8:30) daí o termo "coxa" seria um eufemismo para o órgão procriador.

De modo remoto, a história da luta de Jacó com Deus evoca o evangelho. De fato, a mensagem cristã conta também a história de Deus assumindo a forma humana. Nessa história, porém, diferente da de Jacó, não foi ele quem feriu o homem; foram os homens que o feriram.

Para Jacó, em contraste com seu irmão, o significado espiritual da bênção era o que importava. No entanto, depois, instigado por sua mãe (Gn 27), Jacó enganou seu pai de maneira aberta e proposital, até mesmo usando o nome do “Senhor, seu Deus” (Gn 27:20) ao perpetrar o artifício.

Ele mostrou que estava disposto a permitir que Deus prevalecesse em sua vida. Em resposta, Deus mudou o nome de Jacó para Israel, que significa 'permita que Deus prevaleça'. Deus então prometeu a Israel que todas as bênçãos que haviam sido pronunciadas sobre a cabeça de Abraão também seriam suas” (Russell M.

Esaú foi considerado o pai dos edomitas que habitaram uma região que hoje é conhecida por Acaba.

Esaú: Significa "homem coberto de pelos", "peludo". Tem origem no hebraico Esau, Esaw, que quer dizer literalmente "coberto de pelos, peludo". Esaú é nome de um personagem bíblico mencionado no Antigo Testamento como o filho gêmeo mais velho de Isaque e Rebeca, irmão de Jacó.

Para entendermos todo o contexto, primeiro vamos ao significado dos nomes em hebraico: Esaú (Esaw) (vermelho e peludo) e Jacó (Yakov), vem da raiz “kov”, que significa torto. Outra característica de Jacó, é o fato dele nascer segurando o calcanhar de seu irmão Esaú.

Os filhos de Jacó desejaram vingar o que foi feito com sua irmã, Diná. Com sede de sangue, os rapazes invadiram e incendiaram a cidade de Siquém.

O Senhor queria que Jacó recebesse a bênção da primogenitura porque Esaú não era digno dela. Jacó pediu a Esaú que trocasse a primogenitura por comida. Esaú concordou e vendeu seu direito à primogenitura para Jacó. Rebeca e Isaque queriam o que era melhor para seus filhos.

Em vista disso, Labão propôs que, passada uma semana, Jacó recebesse Raquel como esposa em troca de mais sete anos de trabalho.

A letra M, na palma da mão, pode representar as pessoas que são mesmo abençoadas. Pessoas especiais e afortunadas. Veja a palma da sua mão e analise as características das pessoas que têm este símbolo. Tudo indica que representa alguém talentoso, intuitivo e empreendedor.

O "L" com a mão é chamado de "loser", e significa perdedor, em inglês.

A "Take the L" é uma provocação a perdedores no jogo, com a letra L na testa indicando a palavra "loser" (perdedor, em inglês). Na foto oficial do torneio, ele também já tinha feito o gesto.

Coxa, com X, se refere à parte da perna entre o quadril e o joelho.