Porque Jacó desprezava Lia?

Perguntado por: dassis . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

Lia foi vítima de um golpe que seu pai deu em Jacó, obrigando-o trabalhar por sete anos em troca de sua irmã Raquel. Na cerimônia Jacó se casou com a noiva toda coberta por panos e só percebeu na manhã seguinte que Lia havia sido entregue no lugar de Raquel. Veja também: Quem foi Jacó?

Deus permitiu porque era Lia que Ele tinha escolhido, não Raquel. - A que chamou atenção de Deus: Deus viu o desprezo que Lia passava e abriu a sua madre (Gn 29:31). Enquanto não fez o mesmo por Raquel que também era estéril.

Jacó a beijará com vontade, e os dois trocarão carinhos e se deitarão. Mais tarde, ela dará boa-noite e virará de costas por estar acostumada a vê-lo deixar a cama após o sexo. Entretanto, ele beijará sua testa e assegurará que não vai mais embora. A mulher caíra no choro tamanha a sua alegria.

A vida familiar de Lia
Então o texto bíblico diz que Deus abriu a madre de Lia, enquanto Raquel permaneceu estéril durante muito tempo. O desespero de Lia pela aceitação de seu marido fica evidente no nascimento de cada um de seus filhos (Gênesis 29-30).

Quando o Senhor viu que Lia era desprezada, fez com que ela fosse fecunda, ao passo que Raquel era estéril. Assim, Lia ficou grávida e deu à luz um filho, a quem deu o nome de Rúben, pois disse: — O Senhor viu a minha aflição. Por isso, agora meu marido vai me amar.

Lia tinha os olhos meigos, porém Raquel, era bonita e atraente” (Gênesis 29. 16-17).

A história de Lia ensina que Deus sempre vê nossas aflições e nos ajuda a passar por cada uma delas, honrando, dando alegria e força. Lia não desistiu. Ela enfrentou tudo aquilo porque amava seu marido. Raquel morre antes dela (Gênesis 35:19) e Deus lhe dá mais essa vantagem: viver mais tempo ao lado de seu amado.

Jacó chorou ao Raquel se casar com ele; nosso Senhor cobriu a igreja com seu sangue, salvando-a. As lágrimas são o símbolo do sangue, porque não é sem dor que jorram dos olhos. As lágrimas de Jacó são apenas a figura do grande sofrimento do Filho, pelo qual a Igreja dos gentios foi salva.

- A espiritual: Lia se apegou a Deus pois as vezes que deu à luz, foi grata a Ele através dos nomes que dava aos filhos. Diferente de Raquel, que quando finalmente gerou um filho, o nomeou José, que significa “O Senhor me acrescente outro filho”.

Jacó amou a Raquel mais do que a Lia. E Deus viu que Lia era desprezada e lhe abriu o ventre, e ela deu a Jacó 4 filhos homens: Rúben, Simeão, Levi e Judá. Raquel, porém era Estéril.

Como Jacó estava apaixonado por Raquel, logo respondeu: “Trabalharei sete anos para o senhor, a fim de poder me casar com Raquel, tua filha mais nova!” Jacó, porquanto amava a Raquel, disse: Sete anos te servirei para ter a Raquel, tua filha mais moça.

Lia morreu antes de Jacó e foi enterrada na Caverna dos Patriarcas em Hebrom como foram os demais descendentes da família, Jacó, Abraão e Sara, Isaque e Rebeca.

Jacó amava Raquel muito mais do que amava Lia. Como Raquel não podia ter filhos, ela culpou seu marido e depois permitiu que sua serva, Bila, gerasse filhos no lugar dela. Lia também permitiu que sua serva, Zilpa, fizesse o mesmo.

Deus fala sobre a trajetória de Lia e sua história ao lado de Israel. Anos depois, Lia morre e é sepultada com seus antepassados, Abraão, Sara, Isaque e Rebeca. Deus fala sobre emocionante trajetória de Lia ao lado Israel durante tantos anos.

A megera morrerá devido a complicações no parto de Benjamin (Marcus Bessa), que se tornará um dos "queridinhos" do patriarca. Jacó, que já terá sido rebatizado como Israel por Jesus (Dudu Azevedo), também não esconderá o afeto que nutre pelo filho José, personagem de Juliano Laham.

Deus honrou Lia, a fez fértil e sua irmã era estéril, mesmo sendo diminuída pelo marido, Deus a engrandecia todas as vezes que tinha um filho, Lia teve: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Isaacar, Zebulom e Diná. Cada nome que ela deu aos filhos foi uma forma de louvor a Deus por tê-la feito fértil e ter a honrado.

Lia é filha de Labão (Heitor Martinez). Encantada por Jacó (Miguel Coelho), vê o amado só ter olhos para sua irmã Raquel (Thaís Melchior). Mas, por um engano, ela se casará com ele e será mãe dos sete filhos de Jacó. Lia é interpretada por Michelle Batista, atriz que já fez Amor Sem Igual (2019).

Com a passagem de tempo na sexta fase da novela Gênesis, a atriz Ingra Lyberato assumiu o papel de Lia, antes interpretada por Michelle Batista, e vai atravessar os momentos mais intensos da história da personagem que carrega a força do amor e da fé.

Lia: Significa "vaca selvagem", “leoa”, “aquela que tem olhos doces”, “cansada”, “trabalhadora”, “aquela que é portadora de boas notícias”. Curto, delicado e de origem bíblica, o nome Lia faz bastante sucesso em países asiáticos, europeus e da América Latina.

Significado de baço: Olhos baços = olhar de ressaca ou cansados.

Continuar lendo Quando Jacó amou Lia?