Porque Jacó abençoou o filho mais novo de José?

Perguntado por: vcampos . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

À medida que Jacó se aproximava da morte, ele se lembrou de seu antigo retorno a Betel (Gn 35:1-15), quando recebeu de Deus a promessa renovada da “propriedade perpétua” (Gn 48:4) que foi dada a Abraão (Gn 17:8).

Motivos que tornaram José o favorito de Jacó em "Gênesis"
"José era o preferido de Israel, porque era o filho de sua velhice e, por isso, mandou fazer para ele uma túnica de mangas longas". (Gn. 37:3).

O seu nome significa: fruto dobrado, porção de herança dobrada. Ao passar por esta porta ou restaurá-la, o povo de Deus recebe uma porção dobrada de bênçãos. Neste sentido, nunca devemos esquecer que a porta por excelência é Jesus Cristo, nosso Senhor. Os cristãos passando por Ele recebem benção sobre benção.

(Ver Gênesis 49:22–26; Deuteronômio 33:13–17.) Além disso, os dois filhos foram “adotados” por Jacó. (Ver Gênesis 48:5.) Devido à primogenitura, José tinha o direito a uma porção dobrada de herança de seu pai Jacó.

Jacó abençoa seus filhos e a semente deles — Rúben, Simeão e Levi são castigados — Judá governará até que venha Siló (Cristo) — José é um ramo frutífero junto à fonte — Seus ramos (os nefitas e os lamanitas) se estenderão sobre o muro — O Pastor e a Pedra de Israel (Cristo) abençoará José temporal e espiritualmente — ...

Por que Esaú desistiu do direito à primogenitura? (Gênesis 25:30–32) Qual das duas escolhas tinha valor temporário? Qual tinha valor eterno? Expliquelhes que Esaú estava com fome, mas não estava sob risco de vida. Ele deu mais valor ao ato de saciar a fome do que às bênçãos e convênios do direito de primogenitura.

Na cultura daquela época, o filho primogênito recebia a “primogenitura”, que incluía o direito de presidir a família e uma porção dobrada dos bens e terra de seu pai quando este morresse. O filho primogênito então poderia tomar conta do restante da família, inclusive a viúva do pai.

Primogenitura significa primazia, primícias; e unção é o símbolo do Espírito Santo. Todavia, Deus está procurando pessoas que acreditam e se colocam à sua disposição.

“Israel amava mais a José do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no, e não lhe podiam falar pacificamente.” (Vv. 3-4) Para complicar mais a mãe do rapaz era a amada do pai.

Por ser filho da mulher que amava e por quem trabalhara por 14 anos, Jacó amava muito a José e esse amor fortaleceu o seu caráter. Os irmãos de José o odiavam e, movidos pela inveja e pelo ódio, jogaram-no em uma cisterna e depois o venderam como escravo para o Egito.

Certa vez, ele sonhou com onze feixes de grãos, cada um representando um de seus irmãos, curvados para seu feixe. Em outro sonho, que José relatou fielmente, o sol (representando seu pai), a lua (sua mãe) e onze estrelas (sem suposições aqui), todos se curvaram a ele.

Jacó serviu a comida ao seu pai e também trouxe vinho. Isaque comeu, e bebeu, e depois disse: — Venha cá, meu filho, e me dê um beijo. Jacó chegou perto e beijou o pai. Quando sentiu o cheiro da roupa que Jacó estava usando, Isaque o abençoou e disse assim: “Ah!

A tribo de José recebeu uma herança dobrada por causa da primogenitura. Essa herança dobrada foi dividida entre os dois filhos de José, Efraim e Manassés. Como resultado, esses dois filhos receberam o status de tribos separadas em Israel (ver Gênesis 48:5), formando um total de treze tribos de Israel.

Samaria capital do reino do norte levou as tribos de Israel cativas e espalhou elas pelos 4 cantos do planeta. Este povo era chamado de Efraim, pois Efraim era a tribo que comandava o reino do norte, o reino de Israel.

(Gênesis 31.3). Jacó retorna à Terra de seus pais com 60 anos (40 anos na ida mais 20 em Padã-Arã) e ainda vê seu pai durante mais 60 anos, que morre com 180 anos de idade, 10 anos antes de Jacó ir para o Egipto encontrar seu filho José (Gênesis 35.28). Jacó viveu 17 anos no Egito (Gênesis 47.28) e morreu aos 147 anos.

os que o abençoarem". 30 Quando Isaque acabou de abençoar Jacó, mal tendo ele saído da presença do pai, seu irmão, Esaú, chegou da caçada. 31 Ele também preparou uma comida saborosa e a trouxe a seu pai.

Quando Deus feriu a coxa de Jacó, Ele não queria que Israel saísse com a perna do Jacó carnal. Deus não quer que o seu Israel espiritual ande na perna da carne, na segurança da reputação, do nome, financeira. Aquela perna tinha proporcionado que ele fugisse de Esaú por 20 anos.

Esaú

Rebeca instruiu Jacó a aproximar-se de Isaque, que estava fisicamente cego, e apresentar-se como se fosse Esaú, para que Jacó recebesse a bênção da primogenitura. Jacó executou esse plano com relutância e recebeu a bênção.

A nossa caminhada de fé também só poderá ser iluminada pela bênção de Deus quando “passamos de Peniel” — quando aprendemos a colocar as nossas mãos nas mãos do Senhor e dizer: “Senhor, entrego o controle a ti; não consigo caminhar sozinho”.