Porque Ivan Cruz não pintava os rostos?

Perguntado por: sdrumond . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Por que as figuras pintadas não têm rosto? O artista optou por retratar as figuras humanas sem feições, pois assim é possível que o público que observa possa se imaginar na cena. A ideia é que as crianças consigam inventar uma face e uma identidade para cada personagem, o que enriquece a obra.

5- ESTE LIVRO CONTA A HISTÓRIA DE UM ANIMAL QUE ESTÁ COM MUITA VONTADE DE BRINCAR DE PIQUE-ESCONDE. VOCÊ SABE QUEM É ? ESSA É A OBRA DO PINTOR IVAN CRUZ.

O artista tem como objetivo divulgar o resgate ao lúdico e a imaginação, e incentivar o desenvolvimento real das crianças no feliz mundo das brincadeiras. A docente explicou sobre a técnica de pintura com a tinta óleo e a tinta aquarela, destacando essa última por exigir o cultivo da paciência para se trabalhar.

O artista Plástico Ivan Cruz nasceu em 1947 no Rio de Janeiro, e quando criança brincava pelas ruas de seu bairro de diferentes brincadeiras. Essas brincadeiras o inspiraram a criar a série de telas “Brincadeiras de criança”.

Cabo Frio

Ivan Cruz, de 72 anos, mora em Cabo Frio e já possui mais de 600 obras entre pinturas e esculturas que remetem às brincadeiras de infância. Durante a quarentena, o artista passou a publicar vídeos e ensinar a criar brinquedos com materiais fáceis e que podem ser feitos por toda a família.

Ingressa na Escola Brasileira de Belas Artes (hoje EBA) da U.F.R.J., frequentando seus bancos escolares pelo tempo que julgou necessário. Sempre acreditou ser o ecletismo a sua unidade, querendo sempre criar e não copiar apenas.

São mais de 600 quadros, 30 Esculturas em Tamanho Natural em Praças Públicas, 27 esculturas médias, 37 esculturas em miniaturas e Muros das Brincadeiras em todo Brasil – com cerca de 100 brincadeiras diferentes. Um forte abraço e vamos brincar?!

EM SUAS OBRAS, IVAN CRUZ RETRATA AS BRINCADEIRAS INFANTIS. PORÉM, AS CRIANÇAS PINTADAS NÃO POSSUEM DETALHES NO ROSTO. ISSO É UMA MARCA DO ARTISTA E DE SUA ARTE PARA QUE CADA UM POSSA SE IDENTIFICAR, TRAZENDO À MEMÓRIA AS BRINCADEIRAS DE SEU TEMPO DE CRIANÇA.

As pinturas do Ivan Cruz retratam brincadeiras de antigamente: aviãozinho de papel, bolinha de sabão, brincadeira de boneca, telefone sem fio. Essas brincadeiras propostas por ele em suas telas, podem ser realizadas por todas as crianças.

O lúdico, compreendido como integrante desse meio (realidade), possibilita aos sujeitos criar, modifi- car, reestruturar as brincadeiras, os jogos, as regras de funcionamento. Segundo Freire (2000b, p.

O lúdico contribui no desenvolvimento da criança e auxilia na aprendizagem, no desenvolvimento social, cultural e pessoal, assim proporciona a socialização e a aquisição do conhecimento.

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.

Ivan Cruz nasceu em 1947 no subúrbio do Rio de Janeiro, e teve uma infância cheia de brincadeiras, como ele mesmo conta. Embora fosse um apaixonado por arte, escolheu cursar a faculdade de Direito, terminando o curso em 1970.

A releitura de uma obra de arte é a criação de uma nova obra, ressignificando ou homenageando uma obra anterior. É a criação de uma nova obra de arte a partir de uma referência artística anterior. O artista da nova obra confere um toque pessoal a obra anterior. A proposta não configura cópia ou falsificação.

A Arte abrange ao menos quatro linguagens bem definidas: artes visuais, mú- sica, teatro e dança.