Porque Israel amava mais José?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

“Israel amava mais a José do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no, e não lhe podiam falar pacificamente.” (Vv. 3-4) Para complicar mais a mãe do rapaz era a amada do pai.

A sabedoria de José o levou a lugares altos, e isso é muito nítido. A forma como ele conduzia as questões que lhe eram encarregadas, fugia para além do que “deveria ser feito”, para uma visão completamente expandida de avanço e resultados.

(Ver Gênesis 49:22–26; Deuteronômio 33:13–17.) Além disso, os dois filhos foram “adotados” por Jacó. (Ver Gênesis 48:5.) Devido à primogenitura, José tinha o direito a uma porção dobrada de herança de seu pai Jacó.

Vulnerável ao abuso. Quando os mercadores de Midiã chegam ao Egito, José é comprado por um homem chamado Potifar e sua mulher, o que o coloca numa situação perigosa, à mercê de seus senhores. Hoje em dia, os rapazes frequentemente se inspiram com o exemplo de José, que resistiu ao assédio sexual da mulher de Potifar.

A menos que os registros tenham omitido outros casamentos de José, ele teve apenas Azenate como esposa.

Aos 30 anos José, por interpretar os sonhos de Faraó, foi nomeado o governador de toda a terra do Egito e recebeu poder e autoridade para colocar em curso o plano que Deus revelara a Faraó através de seus sonhos.

Sua postura ética se baseou no temor a Deus e seu caráter puro e íntegro em qualquer situação ou condição foi responsável pela sua prosperidade. Por seu caráter exemplar perante Deus e perante os homens, José é considerado um tipo de Cristo, pois mostrou em sua vida o mesmo caráter exigido de um filho de Deus.

Como os planos são nossos e o executar vem de Deus, ele teve que esperar dois anos.

Uma túnica de várias cores demorava muito tempo para ser produzida e custava muito caro. A ideia dessa vestimenta era que todos que olhassem para quem estivesse a vestindo entendesse a importância daquela pessoa pois quem usava a túnica colorida seria o herdeiro do patriarca.

Com São José aprendemos, sobretudo, a equilibrar doçura e firmeza, a sermos consolo nos momentos de dor, a perdoar quando necessário, a ter paciência quando não há o que ser feito e, acima de tudo, a educar pelo amor.

Resposta. Resposta: A situação mais perigosa vivida por José foi quando ele foi preso e acusado pela esposa do general de tentar abusar dela.

Por ser filho da mulher que amava e por quem trabalhara por 14 anos, Jacó amava muito a José e esse amor fortaleceu o seu caráter. Os irmãos de José o odiavam e, movidos pela inveja e pelo ódio, jogaram-no em uma cisterna e depois o venderam como escravo para o Egito.

(Gênesis 31.3). Jacó retorna à Terra de seus pais com 60 anos (40 anos na ida mais 20 em Padã-Arã) e ainda vê seu pai durante mais 60 anos, que morre com 180 anos de idade, 10 anos antes de Jacó ir para o Egipto encontrar seu filho José (Gênesis 35.28). Jacó viveu 17 anos no Egito (Gênesis 47.28) e morreu aos 147 anos.

Jacó abençoou também os dois filhos de José com as bênçãos de seu pai, as quais herdaram; e colocou Efraim, o mais novo, adiante de Manassés, o mais velho, e por inspiração do Senhor conferiu a Efraim o direito de primogenitura em Israel” (Joseph Fielding Smith, Doutrinas de Salvação, comp.