Porque ímã não atrai prata?

Perguntado por: nguedes3 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 15 votos

O ouro e a prata, por sua vez, são repelidos pelos ímãs mas também por forças diminutas. "É que ao contrário do que ocorre com materiais como o ferro (Fe), o níquel (Ni) e o cobalto (Co), que são sempre fortemente atraídos por ímãs, outros metais interagem muito pouco com campos magnéticos de ímãs", diz Furukawa.

3 Ouro não é magnético – De posse de um ímã, as peças podem ser facilmente testadas, o ouro, a prata e o cobre não são atraídos pelo ímã. Já o ferro, aço, níquel e cobalto possuem a propriedade magnética e quando ficam próximos de um ímã há uma atração muito forte.

No entanto, realmente surpreendente é o caso do ouro, pois, tratando-se de um metal diamagnético - com susceptibilidade magnética menor que 1, sendo repelido por um ímã -, apresenta propriedades totalmente opostas àquelas de um metal magnético.

Um teste simples de fazer é utilizando imã. Como a prata não é um metal magnético, ela não pode reagir na presença do imã. Para facilitar, utilize um imã forte que permita identificar algum possível movimento do metal suspeito.

Teste químico
São vários tipos de teste que você pode fazer para saber se a sua peça é verdadeira ou falsa. Você pode usar uma gota de pomada de enxofre, se o local ficar com uma manchinha azulada, é verdadeira (a manchinha sai), ou use a amônia, se a sua peça ficar escura, ela não é de prata pura ou esterlina.

Objetos que o ímã NÃO atraí: Os dois grupos que contém metais com baixa ou nula atração magnética são paramagnéticos (contém baixa atração magnética), ou diamagnéticos (contém baixíssima ou zero atração magnética). Alguns exemplos são: Paramagnéticos: Alumínio, Magnésio, Sulfato, Cobre.

Ouro, prata e cobre não são materiais magnéticos, ou seja, que são atraídos por um imã – ferro, aço, níquel e cobalto sim.

Teste do imã: o teste mais famoso é o do imã. O ouro é um metal não-magnético, não se atraindo por ímãs, assim, quando a peça é aproximada do ímã e ocorre algum tipo de atração, quer dizer que sua joia não é feita de ouro ou pode ser que possui outros metais.

Veracidade do metal
A resposta pode estar na cor! Se observarmos bem as duas joias, podemos notar que existe uma diferença de tonalidade, note que o Ouro Branco possui um tom mais opaco em comparação com a prata.

Por que a prata derrete o gelo mais rápido
A resposta é simples e direta: a prata é o metal que melhor conduz o calor. Portanto, espera-se que o gelo derreta mais rápido em contato com esse material. Todavia, vale dizer que a prata conduz o calor, mas não o gera.

Então, ouro 18K ou ouro 750 são a mesma coisa. Se a joia for 14K, isso significa que ela contém 14 partes de ouro, 10 de outros metais e assim por diante.

Testando ouro com vinagre

  1. Limpe bem a joia com uma flanela.
  2. Aplique duas ou três gotas de vinagre.
  3. Observe a cor da peça.
  4. Se a joia não mudar de cor significa que é de ouro, pois o metal nobre não oxida.
  5. Se tiver uma reação e sua peça começar a mudar de cor, então provavelmente ela não é de ouro.

Uma curiosidade interessante: o ouro não é um metal magnético. Isso significa que ele não será atraído por imãs. Desse modo, quando há uma peça que é composta por outros metais, como o ferro — que é um dos principais materiais utilizados em joias falsificadas — e o níquel, ela será puxada pelo ímã automaticamente.

Materiais com propriedades magnéticas (imãs) têm a capacidade de atrair ou serem atraídos por pedaços de ferro, níquel e cobalto (ou ligas metálicas que contém esses metais).

Determine se a peça é magnética.
Para determinar qual tipo de metal não ferroso está na sua peça, você terá que realizar alguns testes adicionais. Se a peça se prender ao ímã, então não há prata esterlina nela. Muito provavelmente se trata de uma peça feita de aço inoxidável polido para parecer prata pura.

Teste com imã
Na verdade esse teste não é 100% seguro, o ideal é associá-lo a outro tipo de teste, mas de qualquer forma, é também um método para saber se sua prata é real. A prata é um metal paramagnético, o que significa que em sua composição mais pura ele não seria atraída pelo imã.

1,00 Grama de prata = R$ 3,65 * (Spot)

O que varia é a quantidade de pureza na composição de cada peça. Enquanto a prata 925 leva 92,5% de prata em sua produção, a prata 950 possui 95% do metal puro e 5% de outros elementos. Por esse mesmo motivo, as peças de prata 950 tendem a escurecer mais, levando um aspecto de prata envelhecida.

O que escurece a prata é uma camada de sulfato de prata, uma reação criada quando a prata entra em contato com composto de enxofre, ácido úrico e o suor. O escurecimento da prata é um processo natural, independente de quem usa.

Embora seja um metal nobre, a prata é submetida à oxidação natural quando entra em contato com certos elementos como o suor e o enxofre. Isso acontece porque a prata sofre reação, principalmente ao enxofre e acaba formando uma camada de sulfeto que possui coloração escura, escurecendo consequentemente a prata.

Eles geram pequenos campos que magnetizam o metal da geladeira (normalmente uma liga de aço), fazendo com que as partes se atraiam – com essa atração o ímã “gruda” na porta do refrigerador. Mas existem outros ímãs muito mais poderosos, digamos assim, e que geram altos campos magnéticos.