Porque igual a Pois?

Perguntado por: onovaes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

A forma porque é uma conjunção, equivalendo a pois, já que, uma vez que, como. Costuma ser utilizado em respostas, para explicação ou causa. Exemplos: Vou ao supermercado porque não temos mais frutas.

c) Porque é usado em respostas e em explicações. É sinônimo de pois, visto que, uma vez que. d) Porquê é um substantivo. Vem sempre precedido de um artigo e é sinônimo de o motivo ou a causa.

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. Exemplo: Porque agora não temos tempo.

“Por que” deve ser usado em perguntas e sempre que for possível inserir a palavra “razão” ou “motivo” na frase. “Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas.

Quando usar “por quê
É sempre seguido de um ponto de interrogação ou um ponto final, no caso de uma pergunta indireta, quando se questiona algo mas não aparece um ponto de interrogação.

Antes do porque causal, o uso da vírgula é facultativo. No caso da oração que vier antes do porque tiver média ou grande extensão use a vírgula: Não era muito fã de trabalho / (,) porque lhe acostumaram assim. Nesse caso a vírgula é facultativa já que a oração da esquerda não é tão extensa.

A palavra “como”, dependendo do contexto, pode ser sinônimo de “por exemplo”. Ou seja, é comum utilizarmos essas duas possibilidades, juntas ou separadas, e ambas estão corretas. Da mesma forma, a expressão “como exemplo” também está correta, pois nela o “por” foi substituído pelo “como”.

5ª dica: Início de frase
Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. Por exemplo: Por que você ainda tem dúvidas de gramática? Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento.

"Por que" separado
“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

O porque, junto e sem acento, é utilizado principalmente em orações de resposta e/ou explicações. Tem como objetivo indicar a causa de algo ou a explicação de alguma coisa. Pode ser substituído por pois, visto que, uma vez que, entre outros.

Por quê: Escrito separado e com o acento, serve para quando a expressão aparecer sozinha ou ao final das frases, possuindo o mesmo significado de “por qual motivo”, “por qual razão”. Porque: Escrito junto e sem acento, é uma conjunção explicativa ou causal, utilizado geralmente em respostas.

O certo é/seria: ''E por que não?'' ou ''E porque não?'' ? - Quora. No português brasileiro, para além das orientações de "por que" para perguntas e "porque" para respostas, considere o seguinte: Sempre que puder substituir por por qual razão/motivo, será POR QUE — separado e sem acento.

O site Corretor ortográfico é uma forma simples e prática para corrigir trechos de textos. Nele, você copia e colar um texto de até 10 mil caracteres, clica no botão de verificação e pronto!

De modo geral, 'mas' é usado com sentido de oposição, sendo sinônimo de expressões como porém, contudo e todavia. Já o termo 'mais' se refere, principalmente, a ideia de quantidade, aumento de alguma coisa.

Usamos PORQUÊ (junto e com acento circunflexo) quando essa palavra for usada como substantivo. Geralmente é antecedida por artigo e tem sempre a ideia de “o motivo”, “a causa”. Ex.: Não sei o porquê de sua atitude hoje. Contaram a ela o porquê de sua revolta.

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Nesses casos, devemos utilizar a expressão por que. ex: Gostaria de saber por que você não veio ontem. Vale relembrar que, por que (separado e sem acento) significa por qual motivo. Vejamos como fica essa substituição na frase do exemplo acima.

Uma pergunta retórica é qualquer pergunta cujo intento do autor não seja obter informação. Geralmente, o autor sabe a resposta da pergunta e a utiliza para afirmar ou negar o que está sendo perguntado. Quando a pessoa que lançou a pergunta retórica a responde em seguida, chamamos a figura de estilo de hipófora.

Dica fácil: Se tiver dúvida, substitua a palavra por pois, visto que, já que, uma vez que. Se inverter a ordem, é possível substituir por como: Como não concordava com as mudanças, o diretor deixou o cargo. A forma “por que” é um advérbio interrogativo de causa e é usada quando pedimos por uma causa ou motivo.

A vírgula, a exemplo de outras pontuações, exerce 3 funções principais na linguagem escrita: 1ª: representar uma pausa ou uma mudança na entonação; 2ª: separar palavras ou orações que precisam de destaque; 3ª: eliminar ambiguidades e esclarecer o conteúdo da frase.