Porque Igreja do galo?

Perguntado por: ofogaca7 . Última atualização: 6 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Segundo Câmara Cascudo, o Capitão-mor Caetano da Silva Sanches, governador da capitania de 1791 a 1800, foi quem mais trabalhou para a igreja ser concluída com a ereção de sua torre. Teria sido ele quem doou o galo de bronze que rebatizou popularmente a igreja com o nome de Igreja do Galo.

Existem algumas hipóteses sobre o nome da missa celebrada na véspera de Natal, mas ninguém sabe ao certo. A mais aceita, segundo a fé católica, diz que um galo teria cantado à meia-noite do dia do nascimento de Jesus, anunciando a chegada do Messias – a única vez que um galo teria cantado em um horário tão estranho.

O dia de São Lázaro tradicionalmente é comemorado pelos fiéis no Tocantins com um banquete para os cães.

No decorrer do Ano Litúrgico, a maior Missa e mais importante é a que se celebra na noite do Sábado de Aleluia, chamada Vigília pascal, que possui uma estrutura diferente de todas as outras.

A missa foi instituída pelo próprio Jesus Cristo na última ceia. “Fazei isso em minha memória”. Na missa, o cristão recebe Cristo no pão e vinho consagrados. Jesus vem ao encontro de cada pessoa fazendo a “comunhão” (comum-união).

O estabelecimento do conflito acontece quando Conceição entra na sala interrompendo a leitura do jovem. Inicia-se uma longa conversa, um jogo de sedução subjetivo, uma aproximação, uma troca de olhares, esses fatos correspondem ao desenvolvimento do conto.

Em meio a isso, Nogueira esquece completamente a Missa do Galo, e fica conversando com Conceição e a observando. A conversa só termina quando o vizinho bate no vidro da janela, chamando o narrador para ir ao compromisso marcado. Assim acaba o conto “Missa do Galo”.

Consciente das traições do marido, aparece aproveitar a noite da missa do galo e a ausência de Meneses para se aproximar de Nogueira, o adolescente que estava hospedado em sua casa. No dia seguinte, o seu comportamento volta ao habitual, como se o encontro e a intimidade da noite anterior nunca tivessem acontecido.

Missa do Galo é ambientado no Rio de Janeiro antes da Abolição. No conto Missa do galo, Machado de Assis substitui a amargura por uma doce melancolia. Conto moderno, onde se esboça o enredo e a ação se baseia em pequenos episódios quotidianos, com algum significado humano.

A tradicional Missa do Galo será celebrada pelo Papa Francisco neste sábado (24). A celebração acontece a partir de 15h30, no horário de Brasília, direto da Basílica de São Pedro em Roma. Haverá transmissão ao vivo oficial pelo YouTube do Vaticano.

Quem está à frente da Missa do Galo no Vaticano é sempre o Papa. Exatamente ao badalar dos sinos da zero hora do Natal, o padre comanda o rito na basílica, que hoje é transmitido para o mundo todo.

Papa: Jesus nasceu de uma virgem, e no presépio não estavam o boi e o jumento.

Portanto, podemos encontrar as referências à presença dos animais na cena do nascimento do Menino Jesus na própria Bíblia. Muitas montagens incluem a presença de um boi ou uma vaca perto do berço do Menino Jesus na manjedoura.

Por que o cachorro entrou na igreja? Resposta: Porque ele era um Pastor Alemão.

Sexta-Feira Santa

Na Sexta-Feira Santa, cristãos recordam a condenação, prisão, paixão e morte de Jesus na cruz. É o único dia em que a Igreja Católica não celebra missas em todo o mundo. Na ocasião, é realizada uma ação litúrgica em memória à entrega de Jesus à humanidade.

Na carta, Francisco limitou significativamente a celebração das missas no chamado rito tridentino, em latim e de costas para os fiéis, indicando que só poderiam ser permitidas em alguns casos, e introduziu a referência de que deveriam ser autorizadas pelo bispo.