Porque Iemanjá tem um espelho?

Perguntado por: dandrade9 . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

O espelho reflete tudo aquilo que é exposto a ele, como a superfície das águas, ponto de força de Oxum e Iemanjá, ou seja, é mais que vaidade. Trata-se da busca pelo autoconhecimento.

Diferentemente de Jesus Cristo, descrito no catolicismo como uma encarnação humana de Deus, Iemanjá representa no candomblé uma força da natureza, uma energia. Nesse sentido, o orixá não tem uma cor de pele.

Iemanjá é a padroeira dos pescadores.
Para as religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda, é ela quem decide o destino de todos aqueles que entram no mar. Também é considerada a “Afrodite brasileira”, a deusa do amor a quem recorrem os apaixonados em suas demandas amorosas.

Peixes

Peixes - com suas lindas cores tem a proteção da Grande Mãe Yemanjá.

Quando cresceu, Orungã se apaixonou pela mãe. Um dia, aproveitando a ausência do pai, tentou violentá-la. Iemanjá conseguiu escapar e fugiu pelos campos. Quando Orungã já a alcançava, ela caiu ao chão e morreu.

Dizem que os cabelos da filha pertencem mais à Orixá do que a própria pessoa. Sendo assim, recomenda-se que a filha de Iemanjá peça o aval da mãe de cabeça para poder mexer neles, seja para cortar ou usar química em seus cabelos.

O arquétipo de Oxum é de uma mulher graciosa e elegante, com predileção por joias, perfumes e roupas. A figura de Oxum carrega um espelho na mão. Algumas pessoas confundem Oxum e Oxumarê, mas segundo a Umbanda e o Candomblé são divindades distintas.

5 características de filhos de Iemanjá

  1. 1 - Gostam de conforto. ...
  2. 2 - São persuasivos, mas não manipuladores. ...
  3. 3 - Tradicionais e familiares. ...
  4. 4 - Sociáveis. ...
  5. 5 - Não são tão apegados ao profissional.

A Rainha das Águas é cultuada como a padroeira dos pescadores. Dessa forma, ela protege aqueles que entram no mar para pescar. Além disso, Iemanjá protege a vida marinha e controla a maré.

Yemanjá é a Rainha do mar e mãe de vários Orixás. Rege a harmonia da família. Para ter sua proteção, use aos sábados roupas ou peças brancas, azuis e verde-claras e ofereça-lhe arroz com peixe. Seus números para sorte: 3, 4 e 9.

De um lado ela é a mãe que propicia a pesca abundante – que controla o movimento das águas, ondas e marés – da qual depende a vida do pescador. De outro ela é a sereia sedutora, sexy, que atrai o pescador, o ama e o mata ou o deixa morrer nas profundezas do mar para onde o leva e onde o prende para amá-lo.

Ela segura nas mãos um abebé de prata, a ferramenta de Iemanjá.

Iemanjá – Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora dos Navegantes ou Nossa Senhora da Glória.

Existem muitas Yemanjá e a de Iyá Ejité (Yemanjá Ogunté) não come pato, preferindo comer carneiro.

Frutas como pêra, maçã verde, melão e araçá branco, e bebidas como champanhe e água mineral também são alimentos que podem ser oferecidos.

Folhas em geral (alface, salsa, etc.) Frutas ácidas ( limão, etc.) Milho derivados (fubá, etc.)