Porque idoso não pode tomar leite?

Perguntado por: hsilveira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Idosos podem consumir leite? Devem! No caso dos idosos, o consumo do leite é extremamente importante. Como bem sabemos, o leite é rico em cálcio e é ideal para o fortalecimento ósseo e evitar doenças como a osteoporose, por exemplo.

A ingestão de alimentos processados, ricos em açúcar e gorduras, deve ser evitada para não favorecer o aumento da gordura corporal e o risco de sofrer com problemas cardíacos. O bom equilíbrio dos nutrientes em cada refeição é o que garante o ganho de massa muscular.

Quem tem alergia ou sensibilidade às proteínas do leite poderá ter sintomas mesmo consumindo laticínios sem lactose, sintomas estes que podem se manifestar na pele, nas mucosas, no sistema digestivo e respiratório (como a rinite, que está relacionada à sinusite).

Pães, arroz, feijão e batatas são exemplos de alimentos ricos em carboidratos e vale lembrar que os integrais são sempre mais saudáveis. Além da alimentação, existe um ingrediente essencial no dia a dia: água. A hidratação ajuda a manter o corpo saudável e evita sintomas como a cãibra.

Café da Manhã

  • pão integral com queijo;
  • pão integral com ovos;
  • ovos e frutas;
  • iogurte integral com frutas;
  • vitaminas de leite e frutas;

O leite atua na melhoria da densidade óssea. Ele e seus derivados são os principais responsáveis pelo cálcio fornecido ao organismo. Por garantir a melhoria da densidade óssea, o leite, consequentemente, promove uma prevenção contra a osteoporose e o risco de fraturas na vida adulta.

7 minerais e vitaminas para idosos viverem com mais saúde

  1. Vitamina A. A vitamina A é essencial para a proteção dos tecidos oculares, da pele e até mesmo para o conjunto ósseo, sendo uma das mais importantes vitaminas para idosos. ...
  2. Vitamina C. ...
  3. Vitamina D. ...
  4. Vitamina E. ...
  5. Vitaminas do complexo B. ...
  6. Cálcio. ...
  7. Zinco.

Assim, o ideal é que o idoso faça de quatro a seis refeições do dia. Além das três principais (café da manhã, almoço e jantar), pode degustar lanchinhos saudáveis ao longo do dia, com alimentos e nutrientes saudáveis em cada uma delas.

Vitamina B6: Melado de cana, gérmen de trigo, cereais integrais, banana, carnes de aves, fígado, vísceras, atum, leguminosas (feijão e lentilha) legumes (brócolis, aspargo, repolho, alcachofra, couve, espinafre, abóbora), tubérculo (batata doce) oleaginosas (castanha do para e do caju e nozes).

Manter um consumo moderado de café tem efeitos benéficos na qualidade de vida dos idosos e, se não houver contraindicação específica, não há razão para proibir essa bebida. Os idosos podem consumir até 300ml de café por dia, ou seja, duas xícaras por dia.

As frutas devem ter grande presença nos lanches, sejam cortadas, em forma de salada de frutas ou amassadas em forma de purês. Banana, maçã, pera, mamão, abacate, melancia, melão, laranja, tangerina e uvas são ótimas sugestões.

O leite e seus derivados são importantes para a nutrição humana. É um alimento rico em cálcio, indispensável para os ossos, além de proteínas, aminoácidos, gorduras essenciais e vitaminas. Contém ainda diversos outros compostos com papel importante para as funções que ocorrem no organismo.

Intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose (açúcar do leite). O problema é resultado da deficiência ou ausência de uma enzima intestinal chamada lactase. Esta enzima possibilita decompor o açúcar do leite em carboidratos mais simples, para a sua melhor absorção.

- Leite desnatado: O leite desnatado é o mais indicado para uma alimentação saudável. É ideal para pessoas que não podem ter uma dieta com grande ingestão de gorduras. Apesar de perder substância, ainda continua sendo uma boa fonte de proteínas, principalmente de cálcio.