Porque Horebe era o monte de Deus?

Perguntado por: omoura . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Segundo os estudiosos, o Monte Horebe é também chamado de “Monte Sinai”, nome que os israelitas deram ao “Monte de Deus”, onde Javé apareceu a Moisés e concluiu a sua aliança com Israel, entregando-lhes as “Tábuas da Lei” ou “Dez mandamentos”.

Na tradição cristã, acredita-se que foi nesta montanha que Moisés recebeu os Dez Mandamentos de Deus, como relatado no livro Êxodo da Bíblia. Já na tradição judaica, acredita-se que Moisés encontrou Deus cara a cara e recebeu as leis para guiar o povo de Israel.

(Êxodo 19:10 e 11). Horebe ou Horeb, em hebraico hörëb, significa “o seco”, “o desolado”, característica apropriada do deserto no qual o monte se localiza.

Moisés

E por que as pessoas iam pra lá orar? Na Bíblia, foi no Monte Horebe que Moisés recebeu de Deus os Dez Mandamentos e sendo assim, no entendimento de muitos cristãos, subir ao monte para orar é deixar pra trás toda a agitação e problemas do dia a dia para se aproximar mais de Deus!

Do grego, o Monte Sinai (também conhecido em hebraico como Monte Horeb, ou em árabe como Jebel Musa, que significa “Monte de Moisés”) está situado no sul da península do Sinai, no Egito. Esta região é considerada sagrada por três religiões: judaísmo, cristianismo e islamismo.

O Monte Sinai é um lugar sagrado para judeus, cristãos e muçulmanos, pois foi ali, segundo uma antiga tradição, que Moisés recebeu do Eterno as tábuas contendo os 10 mandamentos. Segundo essa mesma tradição, esse também é o local onde Elias se escondeu de Jezabel. O Monte Sinai tradicional fica no Egito.

Moisés

Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito. (Ver Moisés 1:1–2; 17, 25–26, 42; ver também Êxodo 3:1–10.)

Com a força daquela comida, Elias caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus, lugar da Aliança de Deus com seu povo.

O primeiro erro de Elias foi a expectativa: “Primeiro, ele tinha uma expectativa de como e quando as coisas iam acontecer. E as expectativas são muito perigosas. Expectativa é você ter uma idealização (…)

400 quilômetros

Aqui vale lembrar que o Monte Horebe é o mesmo Monte Sinai onde Deus se revelou a Moisés. Nesse percurso Elias caminhou quase 400 quilômetros, numa viagem que levou quarenta dias e quarenta noites.

Península Sinai
Nesta região está o deserto onde o povo de Israel andou por quarenta anos. Alguns fatos interessantes que aconteceram nesta região, monte Sinai ou Horebe, são: Moisés recebe a revelação de quem é Deus, na sarça ardente (Êxodo 3:1-5) A água que sai da rocha e mata a sede do povo (Êxodo 17:6)

Moisés sobe o monte Sinai e desce do monte
Moisés subiu ao Sinai para falar com o Senhor, depois desceu o monte para transmitir as palavras do Senhor ao povo. Ao mesmo tempo, Moisés procurou preparar o povo para que fosse digno de subir também ao monte para comungar com o Senhor.

A “Aliança Mosaica” é a aliança que Deus fez com o povo de Israel, representada por Moisés. É também referido como o pacto sinaítico porque foi feito no monte Sinai. A aliança consiste em várias regras e mandamentos que Deus deu ao povo, incluindo os Dez Mandamentos.

Montes e Montanhas na Bíblia. É de extrema importância conhecê-los, pois, eles fazem parte dos planos de Deus, da história de Israel e do desenvolvimento do plano salvífico da humanidade. Lugares onde aconteceram os eventos bíblicos, batalhas com vitórias e derrotas do povo de Deus.

No relato bíblico, a sarça ardente é o local onde Moisés foi convocado por Adonai (Deus) para liderar os israelitas fora do Egito em direção à Canaã.

O Monte, para os adeptos desta prática, é tido como um lugar de sacrifício no qual as pessoas vão com propósitos de jejum para adquirirem misericórdia em situações que eles desejam; todavia, não apenas isso, mas um lugar que eles atribuem ter uma Page 4 525 MNEME – REVISTA DE HUMANIDADES, 11(29), 2011 – JAN / JULHO ...

monte das Oliveiras

Era um jardim situado no monte das Oliveiras em Jerusalém hoje conhecida como Israel. Os discípulos preparam a Páscoa, a festejaram e saíram para o Monte das Oliveiras. Jesus os disse que ficassem ali sentados enquanto ele iria orar.