Porque honrar pai e mãe é o primeiro mandamento com promessa?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 16 votos

Esse mandamento se refere ao governo da família, que é pautado pelo governo dos céus. O mandamento de honrarmos nossos pais faz eco ao sagrado espírito das relações familiares nas quais — na melhor das hipóteses — temos sublimes demonstrações de amor e zelo celestial uns pelos outros.

Esse mandamento vem com uma promessa: quem honra os pais terá longa vida na terra e essa vida irá correr bem (Efésios 6:2-3). Honrar os pais é muito importante! O pai e a mãe são as autoridades na família, com a responsabilidade muito séria de educar e cuidar dos filhos.

1 Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. 2 Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), 3 para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.

Amar a Deus é garantir que Ele vai ocupar sempre o primeiro lugar. Quando conseguimos amar a Deus de todo o coração, alma e pensamento, é muito difícil sermos abalados pelas adversidades da vida. As coisas deste mundo acabam não nos afetando tanto, porque nos tornamos plenamente satisfeitos nEle.

Como devemos honrar nossos pais:

  1. Como criança, através da obediência e submissão. Veja Efésios 6:1 “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isso é justo”. ...
  2. Como jovens, através da aceitação e do respeito. Prov. ...
  3. Como adulto, através do amparo e do apreço.

"Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor,o teu Deus, te dá. Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. "Honra teu pai e tua mãe" - este é o primeiro mandamento com promessa - "para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra".

Obedecer aos pais é muito importante porque seu ensino protege de muitos perigos. O filho que obedece aos pais sofre menos. Os pais que ensinam sobre Deus cuidam da vida espiritual de seus filhos. Mesmo quando cresce e os pais já não lhe dão ordens, o filho deve mostrar respeito.

Pv 4.1, 2 (Cf. Pv 13.1). A obediência “no Senhor” não significa que os filhos devem obedecer apenas aos pais que sejam crentes e estejam em comunhão com o Senhor, mas que devem obedecer, por mandamento do Senhor, a toda e qualquer ordem dos pais que não transgrida uma ordem dada por Deus na Bíblia.

Os pais são os tutores dos filhos de Deus e devem ensiná-los, educá-los e cuidar deles. Os pais são responsáveis perante o Senhor pelo modo como educam e orientam seus filhos, pois “Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. "Honra teu pai e tua mãe", este é o primeiro mandamento com promessa: "para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra". Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.

Uma mãe deve ser louvada e agraciada todos os dias. Não há nada mais recompensador para uma mãe, do que a felicidade de um filho e sua gratidão por tudo o que ela fez e fará sempre que for necessário. Em Êxodo diz: “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá”.

No âmbito religioso, a honra é entendida principalmente como uma ação de adorar ou cultuar uma divindade ou um santo. Exemplo: "Celebração em honra ao Sagrado Coração de Jesus".

Depois do casamento, os filhos podem aproveitar o melhor lado dos seus pais: o de amigos! Fazer algum programa junto com eles, como viajar, sair para jantar, praticar um esporte ou ir a um jogo pode ser boa alternativa para curtir a vida com os pais.

Um dos mandamentos de Deus é justamente honrar pai e mãe. Mas então, o que significa deixar pai e mãe e se unir a mulher? Esse trecho quer dizer que devemos viver uma nova fase na vida, onde junto ao cônjuge tomamos nossas próprias decisões e vivemos a vida a dois.

1. Não terás outros deuses além de mim. O maior de todos os mandamentos diz que Deus é único e deve ser amado acima de tudo. Ou seja, não se deve pôr o Senhor em segundo lugar.

Colocar o primeiro mandamento em primeiro lugar: Prestar contas a Deus. Deixem-me mencionar apenas mais uma maneira de consagrarmos o primeiro mandamento em nossa vida. É viver com um senso de responsabilidade para com Deus — responsabilidade pela direção de nossa vida e por cada dia de nossa vida.

O primeiro mandamento ordena-nos que alimentemos e guardemos com prudência e vigilância a nossa fé, rejeitando tudo quanto a ela se opõe.