Porque higienizar hortifruti?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Esse processo é conhecido como contaminação. A maioria das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) está associada à contaminação de alimentos por microrganismos prejudici- ais à saúde. Se não forem tomados alguns cuidados, os microrganismos que contaminam o alimen- to podem se multiplicar rapidamente e causar doenças.

A higienização correta dos alimentos e das suas embalagens é uma medida importante que ajuda a proteger a saúde, evitando, assim, a proliferação de bactérias, fungos, vermes e problemas de intoxicação alimentar. Ao selecionar o alimento a ser consumido, é importante observar as condições de limpeza que ele se encontra.

Remoção de sujeira, suor, oleosidade, pelos, células descamativas e microrganismos da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato; prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas.

Ela explica que frutas que não estão bem lavadas podem ocasionar “desde dores de cabeça, vômitos, enjoos, dores abdominais até intoxicações alimentares mais severas, potencializando sintomas como febre, falta de apetite e desidratação”.

Fazendo um POP de higienização de hortifruti

  1. Assinatura do responsável técnico ou legal;
  2. Indicação da data de emissão;
  3. Indicação do número de revisão;
  4. Número da folha;
  5. Identificação de qual é o POP.

Entre elas, estão as infecções de pele, hepatite e diarreias.

A recomendação da ANVISA é de que alimentos como frutas, legumes e hortaliças devam ser higienizadas de forma correta tendo em vista que o consumo de alguns pode ser feito crus e desta forma, elimina micróbios patogênicos e parasitas, que possam estar presente no alimento.

Isso acontece porque a higiene evita o surgimento de vírus e bactérias que causam doenças contagiosas, reduzindo faltas e estimulando o aumento da produtividade. Como dito anteriormente, a falta de limpeza pode fazer com que as coisas não funcionem de maneira adequada.

A limpeza e a sanitização evitam a contaminação e aumentam a vida de prateleira do produto oferecido à população, evitando dessa forma, não só prejuízos financeiros para indústria e consumidores, como também problemas relacionados à saúde publica.

Um simples descuido em relação à higiene alimentar pode fazer alguém adoecer ou até mesmo ser fatal.

O objetivo deste processo é reduzir ou remover por completo a sujeira do ambiente.

A desinfecção é o processo de imersão do alimento em uma mistura de água potável e água sanitária, onde ele fica por cerca de 15 minutos. - Para fazer a solução na proporção correta, use 8ml (uma colher de sopa cheia) de água sanitária para cada litro de água potável.

Após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções; – Após tocar o paciente; – Após tocar superfícies próximas ao paciente. As infecções relacionadas à assistência à saúde afetam centenas de milhões de pessoas em todo o mundo e tem impacto significativo para pacientes e sistemas de saúde.

Parasitas, salmonela e botulismo, doença que causa paralisia muscular, são algumas das causas de alimentos mal lavados. Os sintomas são diarreia, vômito, dores abdominais e fraqueza.