Porque hérnia de hiato da falta de ar?

Perguntado por: oportela . Última atualização: 27 de maio de 2023
4 / 5 16 votos

É importante saber que até as crianças podem ter hérnia de hiato com refluxo fazendo com que o conteúdo gástrico vá para o pulmão desencadeando a asma. Quando a criança tem asma de repetição, ou seja, mais de uma vez, é preciso afastar o refluxo para que o ácido não desencadeie crise de falta de ar.

Sensação de que vai vomitar; Sensação de que a comida demora tempo demais para ser digerida; Dificuldade para engolir; Sintomas de refluxo gástrico no geral, como tosse, rouquidão, dores de garganta e mau hálito.

Dar preferência para uma alimentação com menos opções ácidas, como frutas cítricas, refrigerantes e outros; Reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados, frituras e gorduras; Dar preferência para uma alimentação rica em fibras; Evitar o café, tabaco e bebidas alcoólicas.

A DRGE pode causar alguns sintomas respiratórios, como a falta de ar. A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) consiste no refluxo de conteúdo alimentar presente no estômago para o esôfago (órgão que leva o alimento da boca ao estômago), normalmente com pH ácido.

Muitas vezes o refluxo pode ocorrer sem esses sintomas característicos. Isso ocorre na maioria das vezes em que o refluxo penetra o interior do sistema respiratório e os sintomas que podem ocorrer são tosse, chiado no peito, falta de ar.

Embora muitos casos sejam assintomáticos, os principais sintomas da hérnia de hiato são: Azia; Eructações (arrotos); Refluxo dos ácidos estomacais que podem alcançar a garganta e provocar tosse ou sensação de vômito.

Quando a hérnia de hiato é grande, os sintomas de desconforto após se alimentar costumam surgir entre 30 e 20 minutos, sendo frequente uma sensação de empachamento e regurgitação.

Hérnia de hiato estrangulada
O estrangulamento de uma hérnia de hiato é uma situação rara mas muito grave. O conteúdo herniário fica preso dentro do tórax, a circulação sanguínea fica prejudicada. O doente necessita de intervenção cirúrgica de urgência para a resolução da situação.

É improvável que a hérnia de hiato possa matar. Em casos muito raros, as hérnias grandes podem causar uma torção no estômago, conhecida como volvo gástrico e que resulta em dor, sangramento ou mesmo perfuração e infecção de tecidos.

Os sintomas da hérnia estrangulada são mais intensos e podem incluir dor forte no peito, tosse seca, arrotos e dificuldade para engolir.

Outra opção seria usar anti-inflamatório sublingual como Toragesic 10 mg dissolver 1 comprimido na boca até de 6/6 horas ou ainda Feldene SL 20 mg comprimido sublingual para dissolver na boca até no máximo de 12/12 horas.

Não se acostume a conviver com Refluxo e Hérnia de Hiato!
O tratamento é feito por métodos minimamente invasivos, com tecnologia de precisão.

Uma hérnia de hiato paraesofágica não costuma causar sintomas, mas pode ficar presa ou comprimida pelo diafragma, não recebendo sangue. Esta doença, séria e dolorida, chamada estrangulamento, requer cirurgia imediata. Os sintomas podem incluir dor no peito, inchaço, eructação e dificuldade em engolir.

A falta de ar normalmente pode ser controlada com medicação, técnicas respiratórias, exercícios e em algumas vezes com oxigênio suplementar (extra). O primeiro passo para o controle é encontrar o que está causando o problema.

Asfixia ou tosse súbita e forte que interfere na respiração, que pode acordar o paciente, é uma manifestação mais grave do refluxo. Tosse seca, garganta limpa, alterações na voz e até falta de ar com chiado no peito, semelhante à asma, podem ser causadas pelo refluxo.

Essas mudanças podem incluir parar de fumar, evitar a exposição a irritantes ambientais, como poluentes e produtos químicos, e manter um peso saudável. A prática regular de exercícios físicos, como caminhada e natação, também pode ajudar a melhorar a capacidade respiratória e reduzir a falta de ar.

Já a falta de ar constante pode ser devido a uma real dificuldade para oxigenar o sangue. A má oxigenação dos tecidos pode ser decorrente de diversos fatores, tais como: baixo nível de oxigênio disponível nas células; obstrução das vias aéreas (como ocorre no desvio de septo);