Porque Hera odiava a Hércules?

Perguntado por: rpaiva . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 11 votos

Hera sentia um grande ódio de Hércules por ser fruto de uma traição de seu marido Zeus com uma mortal. Certa noite a deusa enviou duas serpentes para matá-lo, mas Hércules, ainda bebê, estrangulou facilmente os dois animais, mostrando sua grande força bruta tal qual a do pai.

Pélias

Hera odiava Pélias, porque ele tinha matado Sidero, em um dos templos da deusa.

O problema é que toda essa devoção despertou o ciúme de Hera, a esposa de Zeus. E foi ela quem amaldiçoou o herói. Possuído por Atê, a deusa da loucura, Héracles imaginou que estava cercado de inimigos e saiu desferindo flechas a esmo. Quando recobrou a consciência, percebeu que havia matado os próprios filhos.

Até o próprio Zeus tem medo de sua esposa quando está furiosa. Devido a ela ser a Deusa do Casamento, ela tem grande ódio pelas amantes e filhos ilegítimos de Zeus, já que elas são evidências concretas das infidelidades do marido.

Hera atrasou o nascimento de Hércules, e, quando ele nasceu, enviou duas serpentes para matá-lo em seu berço. O pequeno herói, por sua vez, deu uma demonstração da sua grande força e sobreviveu ao ataque matando as duas cobras esganando-as.

Infelizmente, seu amor pela vegetação também é sua maior fraqueza, algo que Batgirl aproveita completamente durante um de seus encontros.

Isso aconteceu porque Hera quis vingar-se de Zeus, que havia gerado Atena da mesma maneira. Outra versão sugere que Hefesto era filho de Zeus e Hera, mas ela não é muito popular.

Alcmena teve dois filhos, Héracles, filho de Zeus, e Íficles, filho de Anfitrião. Quando Héracles tinha oito meses de idade, Hera (ou o pai, Anfitião, segundo Ferécides de Leros) colocou duas serpentes em seu berço, para matá-lo, mas Héracles as destruiu, estrangulando uma em cada mão.

Esse comportamento de Hera era justificável já que Zeus era um marido extremamente infiel, tendo inúmeros casos extraconjugais. Assim, Hera estava constantemente irritada com seu marido e sempre despejava a sua fúria nas mulheres com quem Zeus se envolvia e nos filhos que nasciam fruto dessas traições.

De acordo com a mitologia, Hera tinha como principal rival a deusa Afrodite (do amor). Muito vaidosa, Hera tinha raiva de Afrodite, pois queria ser mais bonita do que a deusa do amor.

7 – Só teve uma amante de Zeus que escapou da fúria da esposa traída: Maia, a mãe de Hermes e uma das sete plêiades filhas de Atlas.

Protetora do casamento, da vida e da fertilidade
Na mitologia grega, a deusa Hera, filha de Cronos e Réia, é símbolo do casamento, fertilidade e da proteção feminina. Esposa e irmã de Zeus, era também conhecida como a rainha do Olimpo e tinha o pavão como seu animal preferido.

Representação de Hera
Hera é representada como uma mulher jovem e bonita. Numa das mãos ela segura um Romã, símbolo da fertilidade; e em outra, sustenta uma cápsula de ópio. Seu animal sagrado é o pavão, e portanto, muitas vezes ela é representada com penas dessa ave.

Atena, a deusa grega da sabedoria, justiça e artes. Filha de Zeus e deusa mais poderosa do panteão grego, Atena é protetora dos heróis, arquitetos, poetas e filósofos. A deusa grega era conhecida por sua força e poder de transmutação.

Era Tétis, uma das Nereidas – as ninfas do Mar Mediterrâneo, filhas de Nereu, o Velho do Mar. Zeus se apaixonou na hora. Passou a cortejá-la e descobriu que a paixão era mútua.

Afrodite

Como mencionado, na mitologia grega, Afrodite era considerada a deusa mais bela e capaz de seduzir tanto homens quanto os deuses.

Quando adulto, Hera provocou em Hércules um ataque de fúria, que o levou a matar sua esposa Mégara e seus três filhos. Como punição pelo crime, o oráculo de Delfos o incumbiu de doze tarefas de extremo risco.

O mal que constantemente atinge Hércules durante suas grandiosas façanhas era o mesmo que acreditavam os antigos acometer aqueles que eram “tocados pelo divino”, daí a epilepsia ser chamada de morbus sacer, ou seja, a doença sagrada.

Hércules era um semideus, tinha atributos humanos e divinos, dotado de uma força descomunal tornou-se afamado e célebre por seus atos de bravura e inteligência, entretanto sua existência continuava a inflamar a ira de Hera que o levou à loucura, fazendo com que ele assassinasse a esposa Mégara e os próprios filhos, ...

Rival de Atena
Atena possui uma rivalidade com Poseidon . Sua rivalidade com ele começou em Atenas. Ambos queriam ser padroeiros de uma certa cidade, e ofereceram presentes a esta cidade. Poseidon ofereceu uma fonte de água salgada e Atena uma oliveira.

Uma das mais lindas mulheres da mitologia grega e dotada de tamanha beleza, Psiquê atraiu o ciúme de Afrodite, a partir do momento em que os homens deixavam de visitar os templos da deusa para adorar a bela donzela.