Porque hemorragia interna é grave?

Perguntado por: equarteira . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Na hemorragia interna, não podemos ver a saída do sangue, uma vez que a lesão envolve a parte interna do organismo. Nesse último caso, o problema é relativamente maior, pois, se não observada a tempo, pode causar consequências graves e até mesmo a morte.

Quando a perda de sangue é rápida, a pressão arterial cai e as pessoas podem ficar tontas. Quando a perda de sangue ocorre gradualmente, as pessoas podem se sentir cansadas, com falta de ar e ficam pálidas. Podem ser necessários exames de fezes, de urina e por imagem para determinar a origem da hemorragia.

A hemorragia arterial é um sangramento grave, portanto, deve ser parado o mais rápido o possível. Nesse caso, faça a compressão forte do local com panos limpos ou faça um torniquete. Vá rapidamente ao pronto-socorro ou ligue para o 192.

Volume de sangue perdido
A perda de pequeno volume em geral não produz efeitos evidentes; já a per- da de 1,5 litro em adulto ou 200 ml em criança pode ser extremamente grave, in- clusive colocando a vida em risco.

A hemorragia interna grave é uma causa freqüente de morte neste grupo de doentes3. Os ferimentos penetrantes de tronco podem ser rapidamente letais, secundários à hemorragia resultante de lesões cardíacas, hepáticas, esplênicas, renais e de grandes vasos.

Hemorragia interna: quando não é possível ver o sangramento. Requer também atenção, pois sinais como pressão baixa, pulso rápido e fraco, dor abdominal intensa, desmaios e palidez podem ser indicativos de hemorragia interna.

“Um dos sintomas de hemorragia interna é a sede. Caso o sujeito ingira água, a hemorragia irá progredir mais rápido, levando a pessoa a óbito”, conta o profissional.

Os sintomas da hemorragia podem variar de acordo com sua causa e gravidade, mas podem incluir:

  1. Dor;
  2. Inchaço;
  3. Palidez;
  4. Tontura;
  5. Taquicardia;
  6. Perda de consciência.

Causas da Hemorragia digestiva alta
As causas dessa falta de equilíbrio podem ser várias, entre elas: gastrite, úlcera gástrica e péptica, abuso de medicamentos, e também pode acontecer com pessoas que tiveram queimaduras graves, realizaram cirurgias intensas e/ou apresentam problemas cardíacos.

Os quadros agudos com grande perda de volume são graves e podem levar ao choque hipovolêmico e óbito, enquanto as perdas lentas e crônicas costumam levar a anemia ferropriva. As hemorragias podem ser classificadas em arteriais, venosas ou capilares e internas ou externas.

Manejo e controle de hemorragias
Independentemente da origem, do local e do tipo da hemorragia, o primeiro passo é tentar estancar o sangramento. Perdas sanguíneas óbvias em áreas compressíveis devem receber pressão direta. Se o método não for suficiente, pode-se recorrer ao torniquete.

O corpo humano possui cerca de 5 litros de sangue. Quando uma pessoa perde sangue começa a ter queda da pressão arterial, confusão mental e a ficar inconsciente. Ao perder próximo a 2 litros de sangue, o risco de morte é iminente.

Sangramento que dura mais de 8 dias; Necessidade de trocar o absorvente a cada 2 horas ou mais frequentemente; (considerar aqui que o absorvente esteja encharcado)

Um dos critérios usados para classificar as hemorragias é dividi-las em quatro classes, de acordo com o volume de sangue perdido. Perda de até 15% do sangue . Perda de 15 a 30% do sangue . Perda de 30 a 40% do sangue .

. A hemorragia crônica costuma levar a níveis baixos de ferro, o que agrava a anemia (consulte Anemia ferropriva. Hemorragia excessiva é a causa mais comum.

Complicações com o sangue podem resultar em doenças
A perda de sangue, por exemplo, é algo grave. Para um adulto, uma eliminação que ultrapasse 1,5 litro é muito perigosa. No caso das crianças, varia de acordo com o peso, tornando-se crítica a perda em torno de 20% do peso do corpo.

O sangue é reposto pelo organismo.
Além disso, o volume de sangue doado começa a ser reposto no organismo 24 horas após a doação. Para o homem, o plasma é renovado em até 72 horas; os glóbulos vermelhos em aproximadamente 4 semanas e o estoque de ferro precisa de 8 semanas.

SANGRAMENTO INTENSO: QUANTO É MUITO? Embora os fluxos das pacientes sejam diferentes, entre 30 mL e 80 mL é considerada uma perda de sangue “normal”. Sangramento acima de 80mL a cada período ou menstruação com mais de 7 dias, ou ambos, é considerado um diagnóstico de menorragia.