Porque HD não mostra tamanho real?

Perguntado por: egomes . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

O próprio fabricante do HD (Hard Disk ou Disco Rígido) é o responsável por esta discrepância. Ao vender o produto, é especificado um valor superior aproximado, baseando-se no valor "comercial" do GB; sendo que o correto seria basear-se na base binária.

Um disco rígido de 500 GB tem aproximadamente 500.000.000.000 de bytes (500 x 1.000.000.000). Ao usar o cálculo binário em GB, (500.000.000.000 / 1.073.741.824) os mesmos 500 GB aparecerão como 465 gigabytes. É por isso que o Windows exibe uma unidade de 500 GB como 465 GB.

Se isso acontecer, você fica essencialmente com uma partição de recuperação que está consumindo a maior parte do espaço da unidade, como ilustra a captura de tela em Gerenciamento de Disco abaixo. Normalmente, uma partição de recuperação deve ter apenas cerca de 10 a 15 GB.

HDs e SSDs de marcas conceituadas normalmente têm números de série que confirmam a autenticidade de cada dispositivo. Você pode conferir essa informação no site do fabricante. Se, ao inserir o número de série no site do fabricante, não for encontrado nenhum resultado, com certeza você tem em mãos um HD falso.

Como reparar hd externo corrompido sem formatar?

  1. Abra "Este PC", clique com o botão direito do mouse na unidade que possui setores defeituosos e escolha "Propriedades".
  2. Vá para a guia "Ferramentas".
  3. Clique em "Verificar" para verificar e reparar os setores defeituosos em seu disco rígido.

Sim! Em muitos casos, é possível recuperar um HD corrompido, especialmente se você procurar profissionais especializados para isso. Se você tentar abrir o HD em casa ou rodar programas não-confiáveis, pode inviabilizar as chances de recuperação.

É só clicar com o botão direito do mouse na unidade e selecionar Formatar. A partir de lá, você pode selecionar NTFS, FAT32, ou exFAT. A formatação vai limpar o disco completamente, mas também vai apagar todos os seus arquivos.

Um HD de 500 GB tem aproximadamente 500.000.000.000 de bytes (500 x 1.000.000.000). Ao usar o cálculo binário em GB, (500.000.000.000 / 1.073.741.824) os mesmos 500 GB aparecerão como 465 gigabytes. Por isso que o Windows exibe uma unidade de 500 GB como 465 GB.

Sua capacidade? 75,6 terabytes. Para ser uma ideia, o HD tradicional de maior capacidade disponível no mercado aguenta 20 TB e é bem maior, medindo 3,5 polegadas.

Basta digitar o comando msinfo32 na barra de pesquisa do Windows. A janela Informações do Sistema abrirá. Ali, você pode descobrir detalhes sobre vários dispositivos que compõem o seu computador.

Assim que iniciar o CrystalDiskInfo, note que o status (saúde) do SSD será exibida no canto superior esquerdo da tela. Se a mensagem “Saudável” aparecer, significa que o SSD deve estar funcionando corretamente.

Como saber se o SSD queimou? Se todo o seu sistema do dispositivo parou de funcionar, impossibilitando acessar todos os dados que estão armazenados nele, é sinal que ele queimou.

Descobrir a quantidade de armazenamento do computador

  1. Selecione o botão Iniciar e, em seguida, selecione configurações .
  2. Selecione Sistema > Armazenamento.

Como saber se um disco está bom?

  1. Está lento, trava ou fica com a tela azul. Este pode ser um sinal de que um disco não está bom. ...
  2. Os dados estão a ser corrompidos. Outra dica para saber se o disco está bom é ter atenção nos ficheiros corrompidos. ...
  3. Faz muitos ruídos e sons estranhos. ...
  4. O Windows não reconhece o disco.

CrystalDiskMark. O CrystalDiskMark é uma ferramenta gratuita para verificar a saúde do seu HD, que funciona no Windows. No programa, o usuário escolhe o número de testes que deseja executar e quais unidades devem ser testadas.

Clique com o botão direito do mouse na unidade USB ou no dispositivo de armazenamento externo. No menu pop-up, selecione Formatar. No menu suspenso Sistema de arquivos, selecione NTFS. Selecione Iniciar para começar a formatar.

Resumidamente, o NTFS é ideal para HDs internos que lidam com o Windows, enquanto o exFAT é a melhor opção para pen drives e HDs externos. O FAT32 é útil para lidar com dispositivos que não suportam os outros sistemas de arquivos.