Porque havia tanta rivalidade entre Atenas e Esparta?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Esparta e Atenas eram as principais cidades-estados da Grécia Antiga e ambas queriam impor o seu domínio sobre os gregos. As disputas de interesses entre espartanos e atenienses provocaram a Guerra do Peloponeso.

Mantendo suas diferenças de lado, eles decidiram se unir em uma aliança militar acertada em 481 a.C., na qual ficou estabelecido que a cidade de Esparta seria responsável por comandar exércitos terrestres em caso de uma nova invasão estrangeira. Atenas comandaria as forças marítimas.

A principal causa dessas guerras foi a luta pela independência das cidades jônicas, colônias gregas na Anatólia (região da atual Turquia), que os persas em sua expansão territorial passaram a dominar, comprometendo o comércio grego no Oriente.

Na segunda guerra, o rei persa Xerxes, filho do rei Dario, atacou Atenas e destruiu a Acrópole. Depois de serem vencidos novamente na batalha naval de Salamina (480 a.C.), os persas se retiraram.

Assim como em outras cidades da Grécia Antiga, em Esparta a religião era politeísta (acreditavam em vários deuses). Arqueólogos encontraram diversos templos nas ruínas de Esparta. Atena (deusa da sabedoria) era a mais cultuada na cidade.

Esparta e Atenas foram cidades-estado da Grécia Antiga com profundas diferenças culturais, sociais e políticas. Esparta e Atenas são os exemplos máximos da heterogeneidade da organização social que existia dentro de cada polis (cidade independente), da antiga civilização grega.

Os únicos a terem direitos políticos na sociedade espartana eram os descendentes diretos dos dórios. Eles eram servidos pelos periecos, descendentes dos aqueus conquistados que praticavam o comércio e artesanato. Por fim, a base da sociedade era composta pelos hilotas, escravos capturados durante as guerras.

Segundo o historiador Heródoto, o lema dos espartanos era “não fugir do campo de batalha diante de qualquer número de inimigos, mas permanecer firmes em seus postos e neles vencer ou morrer”. Desde o nascimento a criança espartana já era julgada sob o olhar de valores guerreiros, uma educação militarizada.

Semelhanças e Diferenças entre Esparta e Atenas – Ambas as cidades se preocupavam com a educação dos seus jovens, porém tinham formas de realização diferentes. Os atenienses se preocupavam com o equilíbrio entre o corpo e a mente, enquanto os espartanos optavam pelo corpo em seus treinamentos militares.

Atenas priorizava a formação intelectual de seu povo: vemos o florescimento da poesia, teatro e filosofia. Esparta e Atenas, ao mesmo em que foram as principais cidades gregas, também representaram uma das maiores antíteses de toda a Idade Antiga.

Eram diferentes, contudo, na medida em que em Atenas prevalecia o sistema político da democracia, enquanto que em Esparta prevalecia o sistema aristocrático. Em Atenas o modelo educacional era voltado para o cultivo da razão, enquanto que em Esparta era voltado ao culto da boa forma e do exercício militar.

Os macedônios, povo que habitava o norte da Grécia, conseguiram progredir e fortalecer-se econômica e militarmente. Aproveitando-se da fraqueza e da desunião dos gregos, Filipe II, o rei da Macedônia, preparou um poderoso exército e conquistou o território grego.

Matar médicos militares é um crime de guerra
Caso comprovado que um país ou militar ordenou que seu exército atacasse médicos ou suprimentos médicos de forma proposital, serão tomadas sansões pós-guerra.

Com o fim das batalhas em território europeu, os gregos venceram os persas na Batalha de Micale, reconquistando a costa da Ásia menor e os estreitos entre o mar Egeu e Negro.

Rival de Atena
Atena possui uma rivalidade com Poseidon . Sua rivalidade com ele começou em Atenas. Ambos queriam ser padroeiros de uma certa cidade, e ofereceram presentes a esta cidade. Poseidon ofereceu uma fonte de água salgada e Atena uma oliveira.

Atena e Poseidon, seu tio, chegaram a disputar o padroado de uma cidade importante, para isso estabeleceram um concurso: quem desse o melhor presente à cidade ganharia a disputa. Poseidon bateu com seu tridente e fez jorrar água do mar e também fez aparecer um cavalo.

O Declínio da Atenas Clássica
A idade de ouro de Atenas foi interrompida após uma derrota contra Esparta durante a Guerra do Peloponeso (431-404 aC). Atenas então caiu sob o domínio de Phillip da Macedônia e seu filho Alexandre, o Grande, mas continuou sendo o centro cultural da Grécia.

Enquanto Ares representava o lado violento e sanguinário da guerra, Palas Atena era a deusa da estratégia e do combate honrado. Os dois eram inimigos declarados. Por isso, não é surpresa alguma o fato de ele ser o protetor da cidade de Esparta, cuja sociedade era totalmente dedicada às artes da guerra e do combate.