Porque Hamlet morre?

Perguntado por: rgeraldes . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

Laerte, irmão de Ofélia, desafia Hamlet para um duelo. Cláudio conspira com Laerte, envenenando a ponta de sua espada e também uma taça de vinho, procurando garantir o fim do sobrinho. Ao final desse trágico duelo, morrem Laerte, Hamlet, Cláudio e Gertrude.

A versão da tragédia que conhecemos foi terminada entre 1600 e 1602 e publicada pela primeira vez em 1603. Hamlet é a peça mais longa de Shakespeare. A peça conta o sofrimento de Hamlet ao descobrir que o tio matou seu pai e se casou com a mãe para obter o trono da Dinamarca, ameaçado pelo reino da Noruega.

Ofélia suicida-se por Hamlet, que não é, de modo algum, responsabilizado. Cabe a ela a responsabilidade sobre seu suicídio, já que em nenhum momento a culpa é posta em ninguém, além dela mesma.

A armadilha toda é descoberta e furioso com a trama de seu Tio, Hamlet obriga Cláudio beber toda a taça de vinho envenenado a força, morrendo no mesmo instante. Ao final de toda a peça, Hamlet vinga a morte de seu pai, mas acaba sendo morto à custa do ferimento da espada envenenada, juntamente com sua mãe e Laertes.

Ofélia é a filha de Polônio, e irmã de Laertes, que vive com seu pai em Elsinore. Ela é apaixonada pelo príncipe Hamlet. E podemos dizer que por fim morreu de amor. Horácio é um grande amigo de Hamlet, que se moveu a Elsinore com o intuito de presenciar o funeral do Rei seu pai.

“Ser ou não ser, eis a questão” é a mais famosa frase dita por Hamlet durante o monólogo da primeira cena do terceiro ato na peça de Shakespeare. Existir ou não existir, em última instância, viver ou morrer.

Em O dilema de Hamlet: o ser e o não ser da consciência, Mauro Iasi retoma uma das mais complexas e relevantes questões do mundo contemporâneo: a indagação das possibilidades reais de formação de um sentido de pertencimento de classe em um mundo marcado por diversas fragmentações, individualismos, estranhamentos, ...

“O que Hamlet nos diz: só interpretamos cenas, etiquetas e formalidades porque não suportamos saber que todos fazemos parte de um teatro. O que Shakespeare nos diz: este é Hamlet, uma chance para você ser ou não ser, tudo depende da sua vontade e capacidade de escalar a montanha da consciência”, completa.

O termo hamlet, da língua inglesa, pode ser traduzido para o português como: aldeia, aldeola, aldeota ou vilarejo.

O constructor do cadafalso, porque sobrevive a innumeros hospedes.

Isso pode ser verificado na obra: uma vez que Ofélia é rejeitada e Hamlet afirma que não deveria haver casamentos e que todas as mulheres deveriam ir para um convento, inclusive, ela, ele está negando a sua potência de homem, o que irá refletir no histerismo de Ofélia.

Hamlet assassina Polônio, conselheiro de Cláudio e pai da bela Ofélia, pensando ter matado o tio. Louca após a morte do pai e a rejeição de Hamlet, Ofélia se suicida.

Uma possível fonte histórica de Ofélia é Katherine Hamlet, uma mulher jovem que caiu ao Rio Avon e morreu afogada, em maio de 1579. Embora se tenha concluído que a jovem se desequilibrou enquanto carregava bastante peso, os rumores da altura indicavam que sofria de uma desilusão amorosa que conduzira ao suicídio.

Em última análise, a morte de seu pai se torna o ponto de inflexão que a deixa louca, e ela encontra seu fim por afogamento. No filme, ela decide se afastar de sua vida no castelo e começar de novo quando percebe que nada de bom pode vir da sede de vingança de Hamlet. Então, ela finge sua morte e foge de Elsinore.

A história gira em torno do príncipe Hamlet, da Dinamarca, que é retratado como um jovem intelectual e reflexivo. O enredo começa com a morte do rei da Dinamarca, que é substituído pelo irmão, Cláudio.