Porque Habacuque estava preocupado?

Perguntado por: nsouza7 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 10 votos

Ainda assim, Habacuque estava preocupado porque parecia injusto que o Senhor não interferisse “quando o ímpio [Babilônia] devora aquele que é mais justo [Judá]” (ver versículos 12–17).

tua visão em tábuas. Prega-as no alto da torre para. apropriado a tua visão vai A-CON-TE-CER."

Algumas lições que podemos tomar da vida do profeta: A primeira atitude a se tomar quando tudo não vai bem ao nosso redor é buscar Aquele que pode fazer alguma coisa. Sabemos que Habacuque precisou aguardar pela resposta, e por isso não devemos nos apressar. Devemos dar tempo à Deus.

Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvação.

Esta passagem fala sobre viver pela fé, embora a palavra “fé” não apareça em lugar algum. Veja que incrível o que Deus nos ensina: não precisamos ter as coisas indo bem ao nosso redor para que nos alegremos. A alegria não é um sentimento que vem em consequência de coisas boas que acontecem conosco.

Em resumo, Habacuque 3:16-19 é um lembrete poderoso de que a nossa confiança não deve estar nas circunstâncias ou em nós mesmos, mas em Deus. Como Habacuque, devemos aprender a confiar plenamente em Deus, independentemente das circunstâncias, e encontrar a nossa alegria e satisfação nEle.

Seu significado remete a tornar mais vivo, animado, desperto e forte. No contexto religioso, é quando o Espírito de Deus traz nova vida ao seu povo. Nesse sentido, é preciso também considerar o conceito de reforma, ou seja, mudança de vida, ânimo espiritual e vontade de ser instrumento de Deus.

DEUS CAVALGA NA CRISTA DAS ONDAS
Opera entre nós como operaste entre eles. E, quando executares algum juízo, o que é necessário, Lembra-te também da tua misericórdia. O Eterno está a caminho outra vez, refazendo a antiga rota da salvação. Vindo do sul através de Temã, o Santo vem do monte Parã.

Logo, o profeta Habacuque viveu durante o período de reinado do rei Joaquim (608-598 a.C.).

Contexto histórico
Foi contemporâneo de Jeremias, tendo possivelmente presenciado a desastrosa morte do rei Josias, passando o cruel reinado de Jeoaquim, exílio de Daniel, deportação do rei Joaquim, e eventualmente até tenha visto a destruição de Jerusalem, evento sobre o qual profetizou com 20 anos de antecedência.

A Bíblia ensina no livro de Habacuque 2: "Escreve a tua visão em tábuas. Prega-as no alto da torre para que quem está correndo possa vê-las porque no tempo apropriado a tua visão vai A-CON-TE-CER."

2 Então o Senhor me respondeu, e disse: aEscreve a visão, e grava-a claramente em tábuas, para que nelas leia o que correndo passa. 3 Porque a visão é ainda para o tempo determinado, pois no fim falará, e não mentirá; se tardar, aespera-o, porque certamente virá, não tardará.

Olhamos para Deus com uma única pergunta: "Por que o Senhor permite tal violência e injustiça?" O profeta Habacuque viveu, provavelmente, uns 600 anos antes de Cristo, na terra de Judá.

O clamor pelo avivamento é uma expressão da angústia da alma, uma súplica que surge diante do desespero de uma situação espiritual caótica. O profeta Habacuque, em meio ao declínio espiritual de Judá, clamou por um avivamento genuíno da obra do Senhor.

O termo vide está geralmente relacionado com a planta cujo fruto é a uva, também chamada de videira. Pode também significar "ver" em latim, sendo usada neste sentido como expressão idiomática culta usada no mesmo contexto de "ver", "ver também" ou "consultar" (ex. Vide bula).

Ministério Baluarte em Tingui's post. caso da oliveira, o produto é a azeitona.

JESUS É O NOSSO MAIOR TESOURO QUE ESTÁ EM NOSSO CORAÇÃO.
Ao recebemos a Cristo como Salvador Senhor, recebemos o seu tesouro (João 1.12).

A figueira é a 3* planta mais citada na Bíblia, foi com as folhas da figueira que Adão Eva se cobriram depois de se perceberem nus em Gênesis 3:7. Foi uma figueira que Jesus amaldiçoou porque não dava frutos em Mateus 7:19.

“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. ”