Porque há esperança para a árvore que se for cortada ainda se renovará?

Perguntado por: dgomes . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.9 / 5 17 votos

Está em 14:7-9: “Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Ao cheiro das águas brotará”.

Apocalipse 22 descreve a árvore da vida, dizendo: “as folhas da árvore são para a cura das nações”. As árvores nos lembram que a vida é muito maior do que o nosso momento presente. Suas raízes profundas e galhos em crescimento nos chamam a olhar para o céu e a eternidade.

Em outras palavras, o que Jó está pedindo é: “Deixe-me ter um pouco de paz antes que minha vida tão breve chegue ao fim!”

O princípio da esperança se estende até a eternidade, mas também pode nos amparar nos desafios cotidianos desta vida. O salmista disse: “Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no Senhor seu Deus” (Salmos 146:5). Com esperança, temos alegria na vida.

Esperança na Bíblia
De acordo com a Bíblia, a esperança é uma das três virtudes teologais, conforme é possível comprovar em 1 Coríntios 13:13: "Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor."

O segredo da recuperação é a poda das partes da raiz primária que estão crescendo na horizontal ou para cima. Após a poda, a raiz primária brota de novo e a nova raiz primária volta a crescer verticalmente para baixo.

Em Eclesiastes 11:3, por exemplo, encontramos esta passagem: “Quer uma árvore caia para o sul quer para o norte, onde cair ficará”. Em outras palavras, o que aconteceu, aconteceu. Já era. Não há nada mais a fazer.

Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, voltará a brotar, e não cessarão os seus rebentos. Se as suas raízes envelhecerem na terra, e o seu tronco morrer no chão, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova.

43 Disse Jesus aos seus discípulos: Uma árvore boa não dá frutos maus, uma árvore má não dá bom fruto. 44 Porquanto cada árvore se conhece pelo seu fruto. Não se colhem figos dos espinheiros, nem se apanham uvas dos abrolhos.

As árvores nos dão oxigênio, sombra e frescor e são uma importante fonte de alimento com suas frutas. A sua importância para a preservação do planeta é fundamental e tudo o que as árvores nos oferecem é de graça. Elas são um grande exemplo de generosidade.

Deus quer o fruto. E que fruto é este? Em Gálatas, capítulo 5, versos 22 e 23, encontramos este fruto: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”.

A fé diz respeito ao tempo presente e Crer como se já tivesse acontecido. Muitos irmãos confundem fé com esperança, mas elas não são as mesmas coisas uma coisa é esperar a benção de Deus outra coisa é crer na benção. A esperança diz respeito ao tempo futuro. Alvo de uma expectativa.

Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.”

A importância de ter esperança está no fato de que ela nos faz dar mais um passo, correr o risco necessário, enfrentar a sensação de angústia e superar.

Entre as atitudes que você pode tomar para voltar a ter esperança estão:

  1. Mude o foco. A desesperança traz o pessimismo, desânimo e apatia. ...
  2. Acredite em si mesmo. Trabalhe a sua autoconfiança. ...
  3. Abrace a incerteza. ...
  4. Procure pelo bom humor. ...
  5. Faça um novo plano. ...
  6. Dê um passo de cada vez. ...
  7. Busque novidades. ...
  8. Seja compassivo consigo mesmo.

A esperança em Deus é essencial para vivermos bem. Afinal, ela nos ajuda a ter uma visão positiva sobre o futuro, acreditar em dias melhores, especialmente quando vivemos alguma tribulação, e a não desanimarmos diante de um mundo que nos prova a cada dia.

Falar de esperança é falar da força positiva que nos faz caminhar rumo a um horizonte, onde apenas a alegria de estar caminhando já é de certa forma, transformadora da realidade. É uma força que transcende toda e qualquer experiência humana; é uma expectativa que aspira algo supremo, intocável, infinito.

“A esperança real que a Bíblia oferece me consolou e me ajudou a suportar essa grande perda. Por meio de seu Reino, Deus vai acabar com todo o sofrimento da humanidade. Essa esperança dá a verdadeira força para superar qualquer situação dolorosa que tenhamos que passar”, frisou.

A esperança faz bem à alma e abre espaço para que você siga na direção dos seus objetivos. Já a expectativa, como a palavra diz, implica em contar com alguma coisa que ainda não aconteceu. Pode ser um evento, o comportamento de alguém, não importa.