Porque grávida tem que dormir com travesseiro no meio das pernas?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Existe um bom amigo do sono da gestante durante a gravidez: o travesseiro. Almofadas também! Elas ajudam a apoiar pernas, barriga e todo o peso extra do corpo. É indicado colocar travesseiro debaixo da barriga e entre as pernas ao deitar-se de lado ou atrás das costas para elevar o tronco e evitar refluxo.

O bebê dentro da barriga dorme muito, de 8 até 16 horas de sono por dia e durante essas longas sonecas ele tem sonhos você sabia dessa? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe.

Sendo assim, as grávidas devem dar preferência para dormir sobre o lado esquerdo. Também é possível dormir de bruços, mas apenas até o quinto mês de gestação. No entanto, veja com seu obstetra se esta posição é aconselhável, pois ela não é indicada para gravidez de risco.

É verdade que se dormir muito o bebê cresce muito? Não. Apesar de haver uma maior secreção do hormônio de crescimento durante a noite, o aumento das horas de sono não se relaciona a um maior crescimento.

Benefícios de dormir com um travesseiro entre as pernas

  1. Dormir com travesseiro entre as pernas elimina a tensão muscular.
  2. Reduz a dor ciática.
  3. Impede que seus quadris girem.
  4. Como dormir com o travesseiro entre as pernas.

Muitas mulheres acreditam que durante a gravidez não podem abaixar para pegar alguma coisa no chão, mas isso não é verdade. Na verdade, mulher grávida pode sim abaixar, desde que tenha cuidado para não cair ou se machucar de outra forma.

Quais exercícios as grávidas devem evitar?

  • Jump;
  • Corrida de alta performance;
  • Spinning nos últimos meses da gravidez;
  • Treino muito pesado de musculação;
  • Abdominais;
  • Crossfit;
  • Mergulho;
  • Atividades que utilizam bola.

De acordo com a especialista, agachamentos são seguros para a maioria das grávidas.

O bebé pode manifestar através de movimentos que está a sentir o amor e o carinho. Os especialistas acreditam que este tipo de gestos vai ajudar o bebé a reconhecer o toque como forma de acalmar. Estudos provam que o bebé consegue ouvir sons exteriores.

Não, seu bebê não sente fome quando você está grávida. O feto recebe um fluxo constante de nutrientes, desde o momento da implantação no revestimento do útero até a mãe dar à luz, o feto terá tudo o que precisa através da placenta.

Os movimentos feitos pela mãe como sentar, levantar, deitar e entre outros, são sentidos pelo bebê a partir da 17ª semana, pois o sistema de equilíbrio do feto já está formado. A partir da 20ª semana, os bebês também conseguem sentir o toque. É muito importante estimular o bebê nesta fase fazendo carinho na barriga.

É normal que sua barriga de gravidez fique maior à noite? Primeiramente, saiba que isso é totalmente normal e não se trata de nada que possa causar algum mal ao seu bebê. Então, já é hora de ficar menos preocupada e respirar de alívio.

A elevação dos níveis de progesterona, que causa sonolência. Mas eis que, certo dia, ao cair na cama, esse relaxamento é interrompido por enjoos e ansiedade. Ou, então, com o passar das semanas, a barriga começa a diminuir as possibilidades de posições para dormir e a vontade de ir ao banheiro toda hora atrapalha.

Se a gestante acordar no meio da noite e perceber que está de bruços (de barriga para baixo), apesar do tamanho da barriga, também não há com que se preocupar, pois o bebê está bem protegido dentro do útero.

Durante a gravidez, é importante escolher posições confortáveis para dormir, que ajudem a proporcionar mais tranquilidade e conforto à gestante. Dormir do lado esquerdo é fundamental para prevenir a saúde do seu bebê, segundo o estudo da Universidade de Auckland.

Dormir pouco durante a gestação pode tornar a prole mais propensa a desenvolver hipertensão e doenças cardiovasculares na vida adulta. Pelo menos é o que sugerem os resultados de um experimento feito com ratos na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).