Porque grávida sente muita sede?

Perguntado por: esilva . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

Isso acontece por causa das transformações metabólicas que ocorrem no organismo. Mas não há com o que se preocupar, até porque a recomendação é que você beba mais líquidos nessa fase – de 2 a 3 litros de água por dia, por exemplo.

Se desenvolver boca seca enquanto estiver grávida, é mais provável que isso se deva à alteração hormonal e ao aumento da necessidade de ingestão de água. Se sofrer de boca seca durante a gravidez, lembre-se que não está sozinha.

Ansiedade, consumo exagerado de sal ou alimentos condimentados, uso de medicamentos e até o calor. São vários os motivos que podem levar as pessoas a sentirem sede. Mas é preciso estar atento! Uma vontade exagerada de beber líquidos pode ser sinal de doença.

Estar bem hidratada também permite que você lute contra infecções urinárias, que nunca são desejáveis durante a gravidez. Além disso, sua pele também precisa de água para contrabalancear a inundação de hormônios que a torna mais delicada e propensa a coceira, aperto, estrias e flacidez.

Os sintomas do problema incluem dor de cabeça, tontura, sede em excesso, cansaço, boca seca etc. Para evitar a desidratação, o recomendado é beber bastante líquido ao longo do dia, incluindo sopas, sucos naturais, chás e água. Além disso, o consumo de legumes e frutas também contribui para manter a hidratação do corpo.

Outra dúvida muito frequente nos casais que estão esperando um bebê é se os toques e carinhos feitos na barriga são sentidos pelo feto. Segundo Jurandir, a medida que vai crescendo, o feto fica mais próximo da superfície abdominal materna e pode sim sentir os toques, tanto maternos quanto paternos.

O BEBÊ SENTE FOME NA BARRIGA DA MÃE? Não, seu bebê não sente fome quando você está grávida. O feto recebe um fluxo constante de nutrientes, desde o momento da implantação no revestimento do útero até a mãe dar à luz, o feto terá tudo o que precisa através da placenta.

Se a grávida estiver com mais vontade de comer doce, o bebê será uma menina. Se ela preferir salgados, será um menino.

O corpo da mulher sofre diferentes alterações durante a gestação. Uma das principais é a hormonal, que pode ser responsável pelo gosto ruim na boca na gravidez. Esse é um sintoma bastante comum, principalmente no primeiro trimestre da gestação. Geralmente, é descrito como gosto amargo ou metálico na boca.

Algumas mulheres já possuem lábios mais carnudos naturalmente, e passam a tê-los ainda mais volumosos. Porém, o inchaço não deve vir acompanhado de coceiras, secreção esbranquiçada em grande quantidade, ardor ou secreção amarronzada.

Quando há sintomas, os principais são sede excessiva, micção frequente, fome extrema, perda de peso inexplicável, presença de cetonas na urina, fadiga, irritabilidade, visão embaçada, feridas de cicatrização lenta, infecções frequentes nas gengivas, na pele ou vaginais.

Fazer xixi muitas vezes por dia pode decorrer de uma grande ingestão de líquidos, mas pode ser também sinal de um problema chamado "bexiga hiperativa", um tipo de incontinência urinária, ou seja, a perda involuntária de urina, por vários motivos.

Um feto a termo contém, a grosso modo, 2.800 mL de água, e a placenta contém outros 400 mL, de forma que o útero a termo contém quase 4 L de água.

Durante a gravidez, o seu corpo exige ainda mais água do que o habitual, já que é necessário atender aos requisitos da formação do bebê. Assim, mesmo se nada parar no seu estômago devido aos enjoos matinais, você deve continuar ingerindo líquidos pela manhã.

O limão é uma fruta cítrica, rico em vitamina C e seu consumo durante a gravidez é absolutamente seguro.

Uma das causas mais comuns, e que merece atenção, é o diabetes. Quando a doença está descontrolada a quantidade de açúcar no sangue aumenta, o que provoca, entre outros sintomas, sede excessiva.

Por isso, entre todas as bebidas, a água é a que mata nossa sede com mais rapidez. A velocidade com que um líquido passa pelo tubo digestivo depende principalmente de sua composição (sais, minerais, carboidratos, proteínas, gorduras...).

No início da gravidez, é normal ter um apetite exacerbado e isso pode ser intercalado com episódios de náusea. A gestante precisa aprender a controlar isso, mas a fome e o sono excessivos são bem comuns no primeiro trimestre, devido às mudanças hormonais.

O motivo mais comum
A grande maioria dos homens que rejeitam suas esposas grávidas na verdade não está conseguindo desapegar de anseios e temores sobre o futuro. Ou seja, a rejeição masculina tem mais a ver com ansiedade e a insegurança de ser um bom pai e bom provedor.

Se ele sorri a qualquer interação, é outro indício de que está contente. A criança que tem um sono tranqüilo e uma alimentação adequada expressa maior contentamento. Quando os pais mostram um alimento e o bebê abre a boca ou se movimenta para pegar, é um sinal de que reconhece o estímulo.