Porque grávida sente muita preguiça?

Perguntado por: acarvalho . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Portanto, são os hormônios os responsáveis por essa “baixa de energia”, pela fadiga e pela sensação de cansaço nos primeiros meses.

O primeiro passo é entender que seu corpo está em transformação e a fadiga e sonolência são sinais que ele envia para avisar que precisa descansar e manter tudo correndo bem na gravidez. Por isso, não force a barra e evite esforços desnecessários! Se estiver com sono, tire um cochilo.

Invista em uma dieta com muitas frutas, verduras, cereais integrais e proteínas magras. Esses alimentos ajudam a fornecer energia ao corpo e garantem que boa parte dos nutrientes necessários seja ingerida.

Se a mãe está agitada, triste ou esbanja alegria, o bebê certamente saberá. “Quando a mãe deixa de ter sentimentos positivos, o bebê tende e se mexer menos dentro do útero, o que interfere ainda mais no bem-estar da gestante”, diz Leite.

Quando a gestante se deita em cima do lado direito, pode haver uma compressão na veia cava, causando mal-estar e elevação da pressão arterial. Como isso não acontece ao se deitar dobre o lado esquerdo, essa é a melhor opção durante a gravidez.

Reforce a sua dose de paciência e carinho, e embarque nessa com ela. Entenda que o papel do homem é fundamental em todas as etapas da gravidez. Pesquise e procure ficar por dentro dos assuntos ligados à gestação e aos bebês até para compreender melhor cada fase que sua mulher vem passando.

A insônia na gravidez é uma situação comum que pode acontecer em qualquer período da gestação, sendo mais frequente no terceiro trimestre devido às alterações hormonais comuns da gestação e desenvolvimento do bebê.

Cada pessoa é diferente, mas nas grávidas o cansaço costuma ser maior no primeiro trimestre e no começo do segundo trimestre. O bom é que lá pela metade do segundo trimestre você deve sentir uma sensação de energia, suficiente para durar até o terceiro trimestre.

O bebê dentro da barriga dorme muito, de 8 até 16 horas de sono por dia e durante essas longas sonecas ele tem sonhos você sabia dessa?

Não. Apesar de haver uma maior secreção do hormônio de crescimento durante a noite, o aumento das horas de sono não se relaciona a um maior crescimento.

Sucos de caixinha, néctares, com excesso de adição de açúcar não são recomendados. O bebê está nos seus primeiros mil dias de vida e, por isso, depende ainda mais dos nutrientes da mãe para se desenvolver.

Em tese, as grávidas podem comer todas as frutas que desejarem, inclusive é indicado que elas façam parte da sua dieta para gestante, pois são fontes de importantes nutrientes. A indicação, no entanto, é para não comer frutas e vegetais mal lavados.

Não existe contraindicação sobre o refrigerante na gravidez, mas devido aos seus componentes alguns desconfortos podem ser gerados, como no caso os abdominais pelo excesso de gás.

"Ele não tem percepção do que acontece, mas se sente muito bem", garante Bento. Segundo o obstetra, o ato sexual promove uma vascularização na região pélvica da mulher. Com isso, o bebê recebe mais sangue e tem uma sensação boa e prazerosa.

Por exemplo, já nos primeiros momentos após a concepção, o bebê começa a desenvolver células de memória. Ou seja, ele já tente as emoções vivenciadas pela mamãe, além de “sentir” as interações que são feitas com ele ainda dentro do útero. Cantar, fazer carinho na barriga, contar uma história.