Porque grávida não pode usar henna?

Perguntado por: ijesus . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Atualmente, grande variedade de produtos de tintura Henna estão disponíveis no mercado e tanto a pele/sobrancelhas, e o couro cabeludo podem absorver substâncias químicas que o mesmo pode conter em sua formulação, com o risco em potencial, de que algumas destas substâncias atinjam o feto, durante a gestação (4).

Grávida pode fazer micropigmentação de sobrancelhas? - SBD-RESP. A recomendação de obstetras e dermatologistas é que gestantes não façam micropigmentação de sobrancelha. Como a grávida tem naturalmente a imunidade reduzida, está mais suscetível a infecções, e também à dermatite de contato no local da aplicação.

Algumas pessoas podem ser sensíveis a essa substância e ter uma reação alérgica; Gravidez: Mulheres grávidas devem evitar a aplicação de henna na sobrancelha, pois a absorção de produtos químicos pode ser prejudicial ao feto.

No entanto, não foram encontrados na literatura estudos com evidências científicas sobre os efeitos nocivos à saúde das gestantes em relação do uso tópico de tinturas de Henna nas sobrancelhas no período gestacional.

A extensão de cílios não é contraindicada na gestação, porém alguns cuidados devem ser observados. Os materiais sintéticos não devem ser aplicados quando existe risco de parto já que seu uso é contraindicado durante o procedimento cirúrgico (existe o risco de condução elétrica podendo causar queimaduras).

Há riscos para a saúde da mulher e do feto? A mulher grávida, em geral, pode sim pintar o cabelo e não há contraindicação a nenhum tipo de tinta.

A grávida pode pintar o cabelo somente após o primeiro trimestre. No entanto, pode ser que você não consiga usar os produtos com os quais já estava acostumada. Antes de tingir as madeixas, observe se a coloração é livre de amônia, parabeno, propilenoglicol, formol e metais pesados.

Cortar os fios regularmente
Portanto, como os cabelos costumam ter o crescimento acelerado durante a gravidez, o ideal é cortá-los a cada 3 meses para retirar todas as pontas secas e evitar que as madeixas fiquem sem um corte definido.

A intenção da henna é cobrir falhas e deixar o efeito de sobrancelha recém-feita, sem tinturas ou maquiagem. Pode ser também uma alternativa para uma cliente que queira fazer um procedimento mais duradouro, mas não sabe em qual formato de sobrancelha investir.

Nossa henna não possui chumbo, iodo nem amônia em sua composição, porém nós não aconselhamos o uso em gestantes/lactantes por tratar-se de um cosmético que contém outras substâncias e por sabermos que, durante o período de gestação o sistema imunológico das mulheres fica mais vulnerável.

Gestantes podem fazer unhas em gel sempre se atentando ao prazo de manutenção e possíveis alergias já que nesse período elas estão mais sensíveis. E você gravidinha, pode sim continuar tranquila com seu alongamento em gel normalmente, o que até ajuda a manter sua autoestima e cuidados pessoais nesse período!

Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, descobriram que a henna, produto comumente usado para preenchimento de sobrancelhas, pode causar alergias e aumentar chances de câncer.

Henna, contraindicações
A única contraindicação pode ser o início de uma possível reação alérgica, que pode acontecer em muito poucos casos, mas a possibilidade não deve ser excluída porque a henna é é uma substância natural, mas não antialérgica.

Tanto a Henna Creme, como a Henna Pó, não possuem chumbo e nenhum outro tipo de metal pesado em sua formulação!

Utilização do Botox Capilar durante a gravidez:
O tratamento não traz nenhum risco à gestação, pois não contém formol nem substâncias químicas como amônia e chumbo, que podem ser nocivas ao organismo. Antes de aplicar, peça para ver o rótulo do produto e confira as substâncias de sua composição.

O primeiro trimestre da gravidez é repleto de mudanças.
...
Os sinais comuns nesse período da gestação são:

  • Aumento da frequência urinária;
  • Cansaço e sonolência;
  • Dor nas costas ou no corpo;
  • Náuseas ou vômitos, principalmente no período matutino;
  • Alterações no humor;
  • Retenção de líquido;
  • Cólica;
  • Sensibilidade nas mamas.

O formol é o grande motivo pelo qual as Escovas Progressivas Convencionais não são autorizadas para gestantes e lactantes. Mesmo utilizada em pequenas quantidades, ainda assim a técnica apresenta componentes extremamente fortes, que, ao evaporar, podem ser aspirados pela mãe e causar algumas complicações na gestação.

Ovos e molhos à base de ovos crus, peixes crus e carnes malpassadas não devem ser consumidos por causa do risco de contaminação por salmonela (ovos) e bactéria listeria (carnes e peixes), o que favorece a ocorrência de aborto ou parto prematuro; o consumo de proteínas cruas ou malpassadas também está associado à ...