Porque grávida não pode tomar bicarbonato?

Perguntado por: odinis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

Não é recomendado que gestantes tomem bicarbonato para azia. Tanto o bicarbonato de sódio puro quanto os remédios que contenham o elemento, como os famosos antiácidos, podem ser prejudiciais. O bicarbonato de sódio pode causar aumento da pressão arterial, desidratação, entre outras complicações.

As bebidas açucaradas (como os refrigerantes e os sucos industrializados) e as bebidas com cafeína (café, chá preto e chá mate), dificultam o aproveitamento de alguns nutrientes e devem ser evitadas durante o período de gestação para favorecer o controle de peso.

O Bicarbonato de Sódio não deve ser usado por pacientes portadores de alcalose metabólica ou respiratória, pacientes com hipocloremia que pode ser originada após vômitos ou drenagem gastrintestinal e após tratamento prolongado com diuréticos.

Em que altura da gravidez é mais comum aparecer a sensação de azia? A azia aparece em todos os trimestres embora pareça tornar-se mais comum à medida que a gestação avança. Há estudos que referem percentagens de 22% no primeiro trimestre, 39% no segundo trimestre e 60-72% no terceiro.

Acredite ou não, é normal ter a impressão de que vai explodir durante a gravidez -- principalmente no final! Sentir-se inchada é uma reação causada por todo líquido extra que se carrega. A maioria das mulheres grávidas percebe isso nos tornozelos e pés, principalmente depois de ficar em pé por um longo tempo.

Consumir água com gás não prejudica a gravidez. Durante esse período, porém, é comum a sensação de estômago cheio e inchaço. Por isso, o consumo de água com gás pode causar um certo incômodo em algumas gestantes, mas não há contraindicação.

Gravidez e lactação
O omeprazol sódico não deve ser administrado quando houver gravidez suspeita ou confirmada ou durante a lactação, a não ser que, a critério médico, os benefícios do tratamento superem os riscos potenciais para o feto.

Gravidez e amamentação
Embora o componente ativo do Dramin® Capsgel (dimenidrinato) seja considerado seguro para uso durante a gravidez e a amamentação, informe ao seu médico se você ficar grávida durante ou após o tratamento com este medicamento. Informe também ao seu médico se estiver amamentando.

Temperos fortes
Temperos como pimenta, gengibre e curry podem causar enjoos, azia, diarreia e desconfortos durante a gestação. A gestante pode até consumir essas especiarias, mas é preciso moderação para não causar essas complicações.

Alimentos para evitar durante a gravidez
Exemplos: atum, cação, peixe-espada e atum enlatado; leites não pasteurizados, produtos lácteos feitos com esses leites e queijos em pasta – são os principais alimentos que transmitem a listeriose, doença que pode trazer consequências graves para o bebê e para a mãe.

Tomar água com bicarbonato de sódio alivia os sintomas da azia e má digestão, pois a substância reage com o ácido em excesso no estômago, neutralizando-o. Isso porque o bicarbonato de sódio é um tipo de sal alcalino, ou seja, não é neutro como a água e nem ácido, como o vinagre ou o refrigerante.

Cuidados ao consumir
Quando consumido em excesso, o bicarbonato de sódio pode causar efeitos colaterais como enjoo, náusea e até vômito.

O bicarbonato de sódio em cápsula Nutrovit é uma substância que tem como foco reduzir os altos níveis de ácido no sangue. Pode também ser utilizado para reduzir os níveis de ácido de seu estômago, que acabam causando azia.

Além dos alimentos listados acima, você também pode aliviar os sintomas da azia seguindo essas dicas:

  • Tomando sorvete.
  • Comer folhas de manjericão.
  • Sucos de frutas.
  • Mascar chicletes.
  • Comer alimentos a base de grãos integrais.
  • Bebidas fermentadas como o Yakult.
  • Beber muita agua.

Entre 26 e 28 semanas já é possível ver cabelo do bebê pelo ultrassom. Inclusive nessa fase já conseguimos ver se ele tem muito ou pouco cabelo e mais pra frente visualizamos se ele será cabeludo.

A barriga já começa a ficar dura logo no início da gravidez, entre a 7ª e 8ª semana de gestação. Nesta fase, apesar de não se notar ainda um crescimento, a mulher pode começar a perceber que o “pé da barriga” está mais inchado e mais duro do que antes de engravidar.

Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação à placenta sendo que, para ser menina, o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Agora, para ser considerado do sexo masculino, o embrião deve estar do lado direito do local onde se formará a placenta. Confuso?

Elas podem sentir o próprio colo do útero ao inserir o dedo indicador na vagina. Para fazer isso, é preciso estar com as mãos e unhas devidamente higienizadas e encontrar uma posição confortável. Com esse toque, é possível verificar a altura e se ele está aberto ou fechado.

Além de ser um alimento rico, o limão pode ser um grande aliado das grávidas em diferentes situações. A fruta auxilia em questões como: alívio de enjoos, regulação das funções intestinais e melhora a absorção do ferro consumido durante as refeições. Ou seja, você pode apostar no limão durante a sua gravidez.