Porque grávida não pode ficar perto de cachorro?

Perguntado por: edrumond4 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Crianças e gestantes devem evitar o contato com animais de estimação: mito! Conviver com animais de estimação é muito benéfico e estando a grávida, não há porque evitar a convivência se o bebê e o pet estão com a saúde em dia. Os pets ajudam a desenvolver a curiosidade, dão segurança e muito amor!

Mulheres grávidas e animais de estimação podem conviver muito bem durante todo o período de espera do bebê. Há pesquisas que indicam, inclusive, que boa parte das gestantes que têm cães em casa acabam fazendo mais atividades físicas durante o período de gravidez, justamente por causa dos passeios diários com o animal.

A resposta para a pergunta acima é a seguinte: os cães cheiram as mudanças de hormônios. Isso mesmo! Quando as mulheres ficam grávidas, ocorre uma grande mudança hormonal. E com isso, ele percebe que algo está diferente com você.

Você só pega toxoplasmose se ingerir terra ou alimentos contaminados com fezes de gatos, mas bons hábitos de higiene e limpeza no preparo dos alimentos evitam isso. Cães, pombos e mordidas de gatos ou outros animais NÃO transmitem a toxoplasmose.

Na verdade, a intencionalidade de cruzar cachorro mãe e filho de forma forçada, além de cruel e visar apenas o lucro, pode acarretar complicações genéticas. Isso acontece porque o filhote tem maior probabilidade de adquirir doenças ou apresentar deficiências, como consequência de um organismo mais frágil.

Gestantes que têm roedores, como o hamster, não devem fazer a limpeza das gaiolas. Nesses bichos, o risco está no vírus Lymphocytic choriomeningitis, presente na urina do animal e que também pode provocar doenças congênitas no bebê.

Com quantos meses o bebê pode ter contato com cachorro? A partir dos primeiros dias de vida do seu filho esse contato já pode acontecer, de acordo com a orientação do pediatra, e sempre com os devidos cuidados.

Algumas bactérias presentes na saliva do cachorro são nocivas

  • Pasteurella multocida, associada à meningite;
  • Capnocytaphaga caninorsus, associada à septicemia,
  • Salmonella typhi, associada à salmonelose.

Para além de uma simples demonstração de carinho, esse hábito dos amigos de quatro patas também é uma forma que eles têm para marcar território em seus tutores.

Eles conseguem sentir quando estamos tristes e podem sentir quando a família está nervosa e estressada.
...
Abaixo estão algumas coisas que os cachorros podem pressentir, seja por um motivo ou por outro.

  1. Terremotos. ...
  2. Tempestades. ...
  3. Doenças (inclusive câncer) ...
  4. Convulsões. ...
  5. Parto.

Tenho como saber se a cadela está grávida depois de quanto tempo?

  1. secreção vaginal após 30 dias do acasalamento;
  2. tetas rosadas e região inchada;
  3. vômito e falta de apetite no primeiro mês;
  4. aumento do peso no segundo mês da gestação;
  5. mudança de comportamento, apatia e carência.

O que explicaria essa atitude é que os cães costumam querer ficar próximos de quem oferece mais afeto a eles. Ou seja, é comum que ele siga o tutor que dê o que ele precisa: carinho, comida, água e brincadeiras. Isso porque ele sabe que com aquela pessoa, não ficará desamparado.

Calma, provavelmente o cãozinho está sentindo ciúmes. Durante a gestação, é preciso redobrar a atenção com seu cachorro e tentar mostrar a ele que, apesar de ter de dividir o tempo com a criança que irá chegar, você não irá abandoná-lo. Acredite: ele compreende!

Entender porque o cachorro lambe o dono deve ser feito através do entendimento de seu instinto. Esse comportamento costuma ter origem quando o cão ainda é um filhote e remete aos seus antepassados, cujo comportamento de lamber significa uma forma de reconhecer quem é da sua matilha.

Os principais sintomas desta doença são:

  1. Mal-estar geral. Por exemplo febre e fraqueza.
  2. Perturbações do sistema nervoso central, como por exemplo convulsões, vómitos e problemas na visão.
  3. Perturbações respiratórias, como tosse.
  4. Aborto no caso de ser a primeira infeção numa cadela grávida.

Muitos tutores se questionam sobre se os cachorros podem cruzar com os irmãos e a resposta é bem simples e direta: cachorro não pode “cruzar” com o irmão.

O cruzamento entre irmãos é perigoso para a mãe e para os filhotes que vão nascer. Existem diversos problemas que podem aparecer na genética e na saúde do animal durante a gestação canina. Por isso, não é nada aconselhável acasalar cachorro com outro da mesma família, seja com irmão, mãe, pai ou filhote.

Esse alto nível de consanguinidade pode impactar drasticamente a saúde da ninhada resultante, uma vez que os cruzamentos consanguíneos aumentam as chances de um cão nascer com alguma doença genética, especialmente as doenças recessivas comuns da raça.

Cachorro sente gravidez e aumenta seu instinto protetor
Além das alterações físicas, eles também sentem uma diferença no cheiro da tutora, que fica mais forte por causa da liberação de hormônios durante a gestação.