Porque Goiás chama Goiás?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 13 votos

O nome Goiás origina-se da denominação da tribo indígena “guaiás, que quer dizer “indivíduo igual, gente semelhante, da mesma raça”. A história do estado está na descoberta das suas primeiras minas de ouro, nos séculos XVII e XVIII, iniciada com a chegada dos bandeirantes, vindos de São Paulo em 1727.

Bartolomeu Bueno da Silva

Bartolomeu Bueno da Silva, conhecido como Bandeirante Anhanguera, foi quem desbravou as terras de Goiás. Foi apelidado de Anhanguera pelos nativos da época.

A Cidade de Goiás surgiu durante o ciclo do ouro. Foi fundada em 1727, por Bartolomeu Bueno da Silva Filho (apelidado de o Anhanguera), com o nome de Arraial de Sant'Anna. Em 1739, tornou-se Vila Boa de Goiás em homenagem a Bartolomeu e aos índios Goyazes, que já habitavam o território.

Puxar o “r” caracteriza a nossa goianidade e possibilita um sentimento de pertencimento e resgate da nossa raíz. Como, por exemplo, em uma viagem para São Paulo, um desconhecido me cumprimentou e me perguntou se era de Goiás. Estranhei a situação, mas confirmei minha naturalidade.

Conhecida carinhosamente pelo nome de Goiás Velho, a antiga capital do Estado foi fundada em 1727, no Ciclo do Ouro, e retrata o período colonial brasileiro de uma maneira muito particular, razão pela qual foi reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 14 de dezembro de 2001.

São Vicente

São Vicente, em São Paulo
Fundada em 1531, a cidade de São Vicente, vizinha a Santos, é considerada a primeira de todas e, portanto, responde à pergunta de qual é a cidade mais antiga do Brasil.

Fundada em 1727 pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, conhecido como Anhanguera, a Cidade de Goiás completa, no próximo dia 25 de julho, 294 anos. Pioneira no estado, foi também capital goiana até o ano de 1937, quando o título em questão foi transferido para a grande Goiânia.

Simboliza a miscigenação de três raças – negro, branco e índio, que houve e há na formação das características genéticas e culturais do povo goiano. Fonte: IBGE.

O nome Goiás origina-se da denominação da tribo indígena “guaiás, que quer dizer “indivíduo igual, gente semelhante, da mesma raça”. A história do estado está na descoberta das suas primeiras minas de ouro, nos séculos XVII e XVIII, iniciada com a chegada dos bandeirantes, vindos de São Paulo em 1727.

Hospitalidade, simpatia e bom humor são a cara e o perfil da maioria dos goianos. É comum um visitante pegar um táxi no aeroporto e ser deixado no seu destino em Goiânia com a impressão que ganhou um novo amigo. A certeza aumenta, quando você está numa cidade do interior do estado.

De acordo com uma lenda indígena, o bandeirante jogou pinga num rio e provocou fogo, ameaçando colocar fogo nos outros rios. Assustados, os indígenas o apelidaram de “Anhanguera” que significa “diabo velho”. - Atuou como um dos líderes da Guerra dos Emboabas (1707 a 1709).

O Brasil passou ao regime republicano em 15 de novembro de 1889, fazendo de Goiás um estado.

Goiás possui 246 municípios e mais de 7,2 milhões de habitantes.. Goiânia, sua capital, é o núcleo polarizador da Região Metropolitana, aglomerado de 20 municípios que abriga mais de 2,5 milhões de habitantes e aproximadamente 40% do Produto Interno Bruto goiano.

não. Um exemplo do uso de preposição com ou sem junção de artigo: eles vieram do Paraná, mas ele é de Goiás e sua esposa da Bahia.

Expressões como uai, aneim e tem base ressaltam a identidade de quem nasce no Estado. Denominado como “Fala Goiana”, a pesquisa identificou outras marcas goianas, como o uso de expressões quando dé fé, ó a pamonha, entre outras.

Além do sotaque marcado pelo “r” enfatizado, Goiás tem o seu dicionário próprio, o goianês. E para você que vem de fora ou não está acostumado com o linguajar goiano, listamos algumas palavras e expressões para você não 'ficar boiando” e entender “tudim” o que a gente fala. Espia só!

O maior clássico do estado é o confronto entre Goiás Esporte Clube e Vila Nova Futebol Clube, o famoso Clássico Goiano. No entanto, há também outros jogos clássicos que agitam o futebol goiano, como o Clássico das Multidões entre Atlético Clube Goianiense e Goiânia Esporte Clube.