Porque goiano puxa or?

Perguntado por: eazambuja3 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 9 votos

A expressão "Porque Goiano puxa or" desperta a curiosidade de muitas pessoas devido à sua peculiaridade e ao senso de identificação que ela promove. Os goianos se orgulham de sua cultura única e enxergam nessa expressão uma forma de reafirmar sua identidade e sua maneira única de se relacionar com o mundo.

Além do sotaque marcado pelo “r” enfatizado, Goiás tem o seu dicionário próprio, o goianês. E para você que vem de fora ou não está acostumado com o linguajar goiano, listamos algumas palavras e expressões para você não 'ficar boiando” e entender “tudim” o que a gente fala. Espia só!

Os goianos defendem com muito rigor a beleza e grandiosidade do caipira, o cara da roça que é sábio, forte, trabalhador. Por isso, apesar de ser uma população muito nova, podemos dizer que a característica geral do estado é a valorização da forma falada na zona rural”, afirma Sebastião Milani.

Expressões como uai, aneim e tem base ressaltam a identidade de quem nasce no Estado. Denominado como “Fala Goiana”, a pesquisa identificou outras marcas goianas, como o uso de expressões quando dé fé, ó a pamonha, entre outras.

“O interesse em Goiás surge no período da busca por ouro, então bandeirantes vieram para cá. Além disso, essa região era passagem de tropeiros, o que também influenciou”, declara a historiadora. Usar uma linguagem sem muitas formalidades, de acordo com Cristina, também é algo ligado à herança histórica de Goiás.

O sotaque do Rio Grande do Sul traz o R e o L bem acentuados.

Tentar tocar com a ponta da língua no nariz e depois no queixo e repetir 10 vezes; Colocar a língua para um dos lados da boca e depois para o outro, tentando chegar o mais fora da boca possível e repetir 10 vezes.

O nome do Estado tem origem na denominação da tribo indígena “guaiás” que, por corruptela, se tornou Goiás. Vem do termo tupi “gwaya”, que quer dizer "indivíduo igual, gente semelhante, da mesma raça".

Espia: é o mesmo que “olha”. No lugar de falar “olha ali“, o goiano fala “espia ali“, ou “dá uma espiada nisso“. Estrovar: é o mesmo que incomodar, atrapalhar. Frito: o frito pode ter dois sentidos que são bastante usados em Goiás.

AdjetivoEditar

SingularPlural
Masculinogoianogoianos
Femininogoianagoianas

O nome Goiás origina-se da denominação da tribo indígena “guaiás, que quer dizer “indivíduo igual, gente semelhante, da mesma raça”. A história do estado está na descoberta das suas primeiras minas de ouro, nos séculos XVII e XVIII, iniciada com a chegada dos bandeirantes, vindos de São Paulo em 1727.

Arroz com pequi, empadão goiano, galinhada, biscoito de queijo, pamonha e guariroba são alguns dos pratos e ingredientes típicos da cidade. Contudo, para além deles, existe uma cozinha vasta e costumes muito criativos na hora de comer que só encontramos na culinária goiana!

Pequi, pamonha, galinhada, empadão e outras maravilhas gastronômicas que fazem parte de um verdadeiro patrimônio regional. Trem bão é coisa boa já dizia o legítimo goiano do pé rachado. O ditado popular regional muito provavelmente deve ter surgido numa mesa recheada de pratos típicos da culinária regional.

Em Goiás, as principais manifestações são: Procissão do Fogaréu, Festa do Divino Pai Eterno, Cavalhadas, Congadas e Folia de Reis. Na Alego, projetos valorizam o folclore regional.

[Figurado] Crítica severa. Origem etimológica:talvez do latim tundo, -ere, bater muitas vezes, dar pancada.

1. Fumo goiano. Gíria usada para se referir a um cara muito chato, enrolado, ruim para se relacionar. Nossa, esse sujeito é enrolado para pagar os outros, maior fumo goiano.