Porque gestante não pode comer muita uva?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Isso porque o consumo materno de chimarrão, chá, cacau, café passado, suco de uva e outros alimentos ricos em polifenóis e flavonoides pode afetar o desenvolvimento da circulação do bebê durante a vida intrauterina, a partir do terceiro trimestre de gravidez (28 semanas).

6 - Previne a anemia e faz bem para grávidas.

Prevenção de obesidade durante a gravidez
“Dentre os principais achados, observamos que as mães que consumiram o suco de uva durante a gestação, associado ou não à dieta rica em gordura, obtiveram ganhos de peso inferiores ao longo da gestação quando comparadas às mães que ingeriram apenas água.

Causas e principais tipos malformações fetais
Sua origem pode ser genética, infecciosa, ambiental ou nutricional, embora em muitos casos não seja possível identificar sua causa.

Riscos e contraindicações. O consumo da uva é considerado seguro para a maioria das pessoas, mas quem tem diabetes deve consumir com moderação por causa da quantidade de açúcar da fruta. Além disso, quem tem problemas renais precisa de atenção na quantidade e frequência ingerida, por causa do potássio.

O estudo revelou que sete alimentos ricos em polifenóis e flavonoides – chimarrão, chás caseiros, chocolate amargo, café passado ou expresso, uvas, laranjas e bergamotas – se ingeridos no terceiro trimestre da gestação, alteram a circulação de sangue no feto e podem trazer riscos.

Segundo o especialista, a lista de alimentos a evitar no último trimestre de gravidez são: uvas e derivados; chás (verde, preto, de frutas e ervas); chocolate preto; laranja e derivados; maçã vermelha com casca; morango; lima; grão de soja; ameixa preta; cebola roxa crua; hortelã; cereja; amora; couve crua; alcaparras; ...

Sucos de frutas
Não são proibidos, porém, devem ser consumidos sob orientação do nutricionista. Isso porque os sucos trazem apenas o açúcar da fruta que é a frutose, desprovido das fibras da fruta que poderiam auxiliar no processo de digestão.

Uva preta calorias: pode comer todos os dias? Ela pode ser consumida todos os dias, em uma porção de 100 gramas.

O problema é que, se consumidos em excesso, essas delícias, que têm grande quantidade de açúcar e gordura, podem causar alterações das taxas de glicose no sangue, levando ao diabetes gestacional.

Sucos de caixinha, néctares, com excesso de adição de açúcar não são recomendados. O bebê está nos seus primeiros mil dias de vida e, por isso, depende ainda mais dos nutrientes da mãe para se desenvolver.

São boas fontes dessa vitamina as frutas laranja, goiaba, acerola, morango, caju, manga e mamão, e vegetais como couve-flor. Uma boa dica é tomar suco de frutas cítricas ou comer a própria fruta durante as refeições principais.

Para aproveitar todos os benefícios dessa fruta, é importante consumir a uva inteira, com a casca e o caroço, que deve ser bem mastigado antes de engolir.

A formação acontece no primeiro trimestre da gravidez
O primeiro trimestre é o mais delicado porque nesse período há maior chance de ocorrerem não apenas as más-formações, como também os abortos espontâneos. A alimentação da mãe é fundamental para a gravidez de sucesso.

Somente o médico pode dizer se você deve ou não tomar um suplemento de ácido fólico e em qual quantidade. No mínimo, geralmente recomenda-se a ingestão de 0,4 mg de ácido fólico, podendo ser tomado até a dosagem de 5 mg diário. Em alguns casos, o seu médico poderá recomendar uma ingestão maior de ácido fólico.

Uma pesquisa da USP cruzou dados de pacientes e mostrou que a exposição da gestante a fatores ambientais e psicossociais (como estresse, exposição a produtos químicos e perda de um ente querido, por exemplo) pode aumentar a possibilidade do desenvolvimento do autismo nos filhos.

100 gramas

Por ser rica em fibras solúveis e insolúveis, a uva passa ajuda no funcionamento intestinal e proporciona maior sensação de saciedade. Em suma, o consumo desse alimento pode fazer muito bem ao organismo, desde que seja feito com moderação. O máximo recomendado é de 100 gramas por dia.

Faz mal comer uva à noite? Não, muito pelo contrário! A uva contém melatonina, o hormônio do sono, e pode garantir uma noite de sono melhor.

Não há uma restrição quanto ao número de uvas que podem ser consumidas em um dia.

Sugestão de alimentos: Filé de frango grelhado sem pele e pão integral. Função: Ajuda a formar o coração, o sistema nervoso, as artérias e vasos sanguíneos. Sugestão de alimentos: Lentilha, feijão e manga.

O consumo de alimentos com vitamina B6 é importante para o crescimento e o ganho de peso do feto e para a prevenção da depressão pós-parto.