Porque gato faz barulho de pombo?

Perguntado por: xnascimento . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

De vez em quando o seu gato faz um barulho parecido com um pombo? O simpático "mrrp" significa que o seu gato quer conversar e que está particularmente bem disposto. Assim, mrrp quer dizer "Olá! Que bom que estás aí!", ou "Estou aqui!" ou ainda pode querer dizer "Vem comigo!".

Muitos sugerem que um gato ronrona por contentamento e prazer. Mas um gato também ronrona quando ferido e com dor”, explica o post. O som, com uma vibração de baixa frequência, é um “mecanismo natural de cura”, sugere a pesquisadora Elizabeth Von Muggenthaler.

Às vezes, os gatos ficam entediados e está tudo bem. Como são animais de hábitos noturnos, costumam acordar no meio da noite. Com a casa em silêncio, pode bater um tédio e aí eles miam. A melhor forma de evitar que isso aconteça é reservar um momento no dia para brincar e passar mais tempo com seu bichano.

Geralmente, entre os principais motivos que explicam por que os gatos fazem barulho de motor estão que ele está feliz ou com fome, estressado, com dor, dando à luz ou quando está morrendo, provavelmente para indicar que o animal não representa uma ameaça.

Por que os gatos têm medo de fogos de artifício? Quando o som de fogos de artifício ou relâmpagos explodem no céu, o barulho causa medo nos bichanos por um motivo muito simples: a audição deles é muito apurada, podendo alcançar até 65.000 Hz. Para comparar, os humanos só conseguem ouvir até 20.000 Hz.

Os gatos têm glândulas que liberam feromônios por todo o corpo. Te marcar com esses feromônios significa que você faz parte do grupo. Quando ele dorme em cima de você, ele te marca para que possa ter certeza de que você tem um cheiro familiar e seguro. Dar cabeçadas ou se esfregar também fazem parte do mesmo processo.

Miado alto
Se o seu gatinho está miando durante muito tempo pela casa, saiba que isso pode significar que ele deseja a sua atenção. Em outras palavras, é um tipo de miado de gato manhoso. É a forma que o seu bichano encontrou de dizer: “ei, olha para mim! Estou precisando de você!”.

Para marcar território
É assim que ele deixa o próprio cheiro nesses locais. Os gatos também têm glândulas odoríferas nas patinhas, o que sugere que também colocam seu próprio cheiro na área onde afofam com as patas.

Não é possível estabelecer por quanto tempo um gato lembra do dono. A única certeza é que os felinos amam os tutores e sentem a falta deles. A idade chega para os pets assim como para os humanos!

Eles são considerados crepusculares, o que significa que são mais ativos ao amanhecer e ao anoitecer, quando a luz do sol é mais baixa. Esse comportamento vem de seus ancestrais por ser o melhor momento para caça. Mas, ao ajustar alguns hábitos diários, eles certamente se encaixarão na rotina da família.

Gritar pode fazer com que o seu gato se sinta nervoso e ansioso, o que pode causar um mau comportamento adicional. Não esfregue o nariz do seu gato em nenhuma circunstância: a única coisa que vai conseguir é perturbá-lo.

Cuidado com áreas sensíveis
Na hora de acariciar o rosto do gatinho, tome cuidado com as bochechas, onde ficam os bigodes dele, já que essa região é bem sensível e desconfortável ao toque. Regiões da barriga e bochechas são proibidas para a maioria dos gatos!

“Quando um gato se sente desconfortável, estressado ou mesmo bravo, é natural que tal miado se expresse de forma mais aguda, o chamado 'miado de boca aberta', no qual fogem da característica dos murmúrios, o famoso “purr”, expressado em sensações positivas.

Então, uma forma de chamar a atenção dele é imitando um gato, mas com um tom de voz agudo. Os gatos se atraem por esse tom de voz, pois o som mais agudo lembra o barulho de presas naturais do gato, como ratos e passarinhos pequenos.

Embora os gatos vejam, sintam o cheiro e o toque dos humanos, os felinos podem reconhecer o tutor apenas pela voz! Apesar de o olfato também ser um sensor que identifica o tutor de longe, nesse caso, a audição é o mais importante, pois o olfato dos felinos não é tão potente quanto o dos cachorros.

Os gatos sorriem de uma forma muito característica: para mostrar a sensação de felicidade, cerram os olhos e usam este gesto tanto com humanos como com outros amigos felinos. Se o seu gato a semicerrar os olhos, devolva o “sorriso”, cerrando os olhos para o fazer entender que compreende.