Porque gases causam dor nas costas?

Perguntado por: lreal . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.4 / 5 14 votos

Os gases causam dor nas costas porque, quando estão em excesso, se alojam por toda a cavidade abdominal, inclusive nessa região, superlotando o espaço, causando inchaço e comprimindo outros órgãos no local. Os gases em excesso no intestino também causam cólicas no órgão, que são sentidas nas costas.

A sensação constante de inchaço e desconforto na barriga, arrotos frequentes e dor/cólica abdominal são os principais sintomas do excesso de gases no estômago. Pode ser desconfortável, especialmente em público, mas arrotar é normal, principalmente durante ou logo após uma refeição.

Um dos sintomas causados pelo acúmulo de gases intestinais é a dor que atinge a região abdominal, segundo a Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (SBMDN). “A dor que surge ocorre devido à distensão das alças intestinais ocasionada pelos gases.

Uma prática comum nesses momentos é tomar chá de funcho com erva-cidreira e caminhar durante alguns minutos. Desse modo, é possível estimular o funcionamento do intestino, eliminando os gases de forma natural. Outra opção é realizar massagens abdominais.

O excesso de gases no intestino e estômago pode gerar sintomas além da dor, tais como arrotos frequentes, azia, falta de ar, prisão de ventre, cólica intestinal, barriga dura, perda de apetite e até uma fisgada no peito.

Medicações ajudam a aliviar as dores provocadas por gases
“Prática regular de atividade física para melhora da motilidade intestinal, uso de probióticos visando uma flora intestinal saudável e uma dieta balanceada são algumas dicas para a melhora dos sintomas”, recomenda a nutróloga.

Existem diferentes tipos de posições corporais que podem ser de grande ajuda na eliminação rápida de gases.
...
Entre as seguintes, vais encontrar a melhor posição para ti para eliminares gases:

  • Cobra. Deita-te de barriga para baixo e coloca as mãos no chão por baixo dos ombros. ...
  • Pavanmuktasana. ...
  • Halasana.

8 melhores remédios caseiros para excesso de gases

  • Chá de erva-doce. ...
  • Chá de hortelã-pimenta. ...
  • Chá de gengibre. ...
  • Chá de erva-cidreira. ...
  • Chá de camomila. ...
  • Chá da raiz de angélica. ...
  • Chá de louro. ...
  • Exercício para eliminar os gases.

O Luftal é um remédio à base de simeticona indicado para o alívio dos gases. Seu principal objetivo é aliviar problemas gastrointestinais decorrentes de excesso de gases, como desconforto abdominal, aumento de volume abdominal, dor ou cólicas no abdômen.

Chás de erva-doce, camomila, hortelã e funcho são boas opções, pois ajudam na digestão e na manutenção da saúde da flora intestinal. Além desses chás, há benefícios no consumo de: Frutas. Consumir frutas como a ameixa seca, a laranja, o mamão e o abacaxi melhoram o trânsito intestinal, reduzindo o acúmulo dos gases.

Já se você precisa de um medicamento que alivie os sintomas da cólica e dores de barriga provenientes do acúmulo de gases, uma opção é o Buscopan gotas (caixinha verde). Sua ação antiespasmódica atua no relaxamento das contrações musculares de forma prolongada.

Portanto, por segurança e para eficácia desta apresentação, a administração deve ser somente pela via oral. Você pode usar simeticona 4 vezes ao dia, após as refeições e ao se deitar, ou quando recomendado pelo seu médico. Você não deve ingerir mais de 500 mg (4 cápsulas) de simeticona por dia.

Comprimido / Gotas
Não existem recomendações especiais sobre o uso de Luftal.

Luftal Gel 2 Cápsulas
Agora em 2 Cápsulas, Luftal Gel Caps atua diretamente no foco do desconforto abdominal, proporcionando alívio rápido em apenas 10 minutos.

10. O café pode provocar problemas digestivos, de gases a acidez e úlceras, além de contribuir para a síndrome do colón irritável.

Vale destacar, no entanto, que cada organismo reage de uma forma diferente - ou seja, nem todo mundo sofre com gases por conta do consumo de pães. Para quem tem esse problema, por outro lado, uma boa dica é dar preferência para pães e outras massas sem glúten.

COMPARTILHE: Prender os gases não provoca riscos significativos à saúde, mas pode gerar desconforto quando há acúmulo em excesso. É comum que ocorra distensão abdominal (barriga inchada), cólicas abdominais (dor de barriga) e rompimento da parede intestinal.

O nível imediatamente perigoso a vida e a saúde (IPVS) para o gás amônia é de 300 ppm (IDLH). A amônia é inflamável com um limite inferior de explosividade (LIE/LEL) de 15%. Ele é produzido em grandes quantidades em todo o mundo para fornecer fertilizantes, ureia para resinas, explosivos e fibras (como nylon).

Gases irritantes são aqueles que, quando inalados, se dissolvem na água da mucosa do trato respiratório e causam uma resposta inflamatória, geralmente por causa da liberação de radicais ácidos ou alcalinos.

Leite. Quem sofre com gases ao tomar leite ou derivados pode ser intolerante à lactose. A deficiência da enzima que digere o açúcar do leite provoca distensão abdominal e todos os desconfortos decorrentes, como gases e diarreia. 2 Leite sem lactose, nesse caso, é a melhor solução.

5 DICAS PARA COMBATER O INCHAÇO ABDOMINAL

  1. 1 – Coma mais frutas e verdura. ...
  2. 2 – Beba mais água. ...
  3. 3 – Evite alimentos de difícil digestão, que possam causar gases. ...
  4. 4 – Coma mais fibra. ...
  5. 5 – Faça exercícios físicos diariamente.