Porque Ganesha tem quatro mãos?

Perguntado por: avidal . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 2 votos

O deus hindu Ganesha possui 4 braços e assim cada um representa as qualidade do corpo sutil: Mente – Manas; Intelecto – Budhi; Ego – Ahamkarar; Consciência – Chitta. Mãos. Como Ele possui 4 braços, logo possui 4 mãos. Assim cada uma delas representa uma coisa.

Ganesha é o símbolo das soluções lógicas e deve ser interpretado como tal. Seu corpo é humano enquanto que a cabeça é de um elefante; ao mesmo tempo, seu transporte (vahana) é um rato. Desta forma, Ganesha representa uma solução lógica para os problemas: é o "Destruidor de Obstáculos".

Diz a lenda que seu pai, o poderoso Shiva, certo dia chegou em casa furioso e cortou a cabeça de Ganesha. No lugar, colocou a de um elefante. Depois disso, o menino se tornou o deus do conhecimento e um dos mais cultuados na Índia.

Através de Vastu bem explicado, você nunca deve colocar o seu Ganesha ou montar sua Sala de Pooja nas direções sul ou sudeste. 'Yama' e 'Agni' governam essas direções, respectivamente. Portanto, se você decidir uma dessas direções, não receberá as bênçãos que deseja, segundo as crenças hindus.

Em Sânscrito se escreve Om Gam Ganapataye Namaha. Este mantra é uma saudação invocando Ganapati, um dos nomes do Deus Ganesha, para remover todo tipo de obstáculo, seja emocional, material ou espiritual.

Ganesha é o deus que detém o poder da lógica e sabedoria, pois é o primeiro filho de Parvati e Shiva. Seu nome é muito presente na religião hindu, e é conhecido como “Destruidor de Obstáculos”, tornando-se um dos mais importantes deuses da cultura indiana. Conheça um pouco da história desse valioso ser mitológico.

O ritual de Ganesha é capaz de atrair sorte e felicidade. Descubra como fazer esse ritual hindu! Ganesha é um deus muito popular na Índia, porém é comum ver sua imagem e energia sendo cultuada em diversas partes do mundo, afinal ele oferece proteção e prosperidade.

Segundo Fabiana, uma das dicas é o cravo branco, a calla branca ou a própria rosa branca. Senhor Ganesha é o deus que detém o poder da lógica e sabedoria, pois é o primeiro filho de Parvati e Shiva.

Definitivamente o mantra mais popularizado em devoção a Ganesha é “Om Gam Ganpataye Namaha”. Este mantra é o mais simples que, em uma transliteração livre, significa – “Nós nos curvamos ao Todo-Poderoso Senhor Ganesha e oramos a ele com todo o nosso ser para nos abençoar com suas qualidades superiores”.

Saudações ao Senhor, supremo Ganesha, cuja imagem de elefante brilha como um milhão de sóis, e distribui suas bênçãos a todos. Oh meu senhor dos senhores, Ganesha, remova gentilmente todos os obstáculos de minha vida, hoje e para sempre, de todas as minhas atividades e empreendimentos.

Se precisa de mais prosperidade, posicione seu Ganesh na região noroeste. Se precisa favorecer a energia da família, na região oeste, e assim por diante. Ele deve nunca deve ser posicionado, assim como qualquer outra divindade, no chão ou em áreas de baixa energia, como no banheiro, na lavanderia ou na garagem.

Prepare um pequeno altar, enfeite-o com um paninho vermelho e coloque Ganesha sobre algum suporte que deixe a imagem mais alta que as oferendas. Aos pés de Ganesha, coloque as flores, as moedas, os docinhos e o arroz e acenda um palito de incenso de sândalo.

O elefante é a montaria dos reis. É o símbolo de estabilidade e imutabilidade. Simboliza, dessa forma, o poder de reger. A paz e a prosperidade são os efeitos desse poder estabelecido.

Segundo conta a história, a comida favorita de Ganesha é um doce chamado modak, iguaria feita à base de farinha de arroz, açúcar mascavo e coco ralado, que acabou se tornando um dos produtos da culinária indiana mais produzidos e consumidos durante este período.

Oferendas
Representa boa sorte. Ganesha adora hibiscus vermelhos e é a sua flor e cor preferidas.