Porque futebol americano?

Perguntado por: lveiga . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

O esporte recebeu o nome de Futebol nos Estados Unidos, uma nomenclatura muito influenciada pelo futebol europeu que havia chegado ao país na mesma época. No restante do mundo, o esporte é conhecido como Futebol Americano e, hoje, a diferença para o rugby é muito evidente, não restando mais dúvidas.

O futebol americano é resultado de sucessivas divergências do rugby, mais notadamente as mudanças de regras feitas por Walter Camp, considerado o "Pai do Futebol Americano".

O Futebol Americano é um esporte que se baseia na velocidade, na agilidade, na força e na capacidade tática de seus jogadores. Estes trabalham em equipe empurrando, bloqueando ou perseguindo os adversários para que a bola possa avançar pelo território até a zona de pontuação.

A grande falta de patrocínio faz com que o futebol americano não tenha tanto destaque aqui no Brasil.

o futebol americano

Outro queridinho dos americanos sem dúvidas é o futebol americano. De longe é o esporte mais popular nos Estados Unidos, e sua liga a NFL (National Fultball League), é referência global de audiência.

O Brasil Futebol Americano (BFA) é disputado desde 2017, quando a liga de clubes, também chamada BFA, passou a organizar o campeonato brasileiro sob chancela da Confederação Brasileira.

Um field goal (gol de campo ou golo de campo em português) é uma forma de pontuar no futebol americano, na qual, em vez de se passar a bola a um quarterback, ela é passada a um placeholder, que a segura junto ao chão de forma que um kicker possa executar o chute, fazendo-a passar entre os postes do gol (por vezes ...

Os 49ers foram a primeira franquia de esportes profissionais das ligas principais sediada em São Francisco. O nome "49ers" vem dos garimpeiros que chegaram ao norte da Califórnia na Corrida do Ouro de 1849. A equipe é legal e corporativamente registrada como San Francisco Forty Niners.

Outro fator cultural que pode explicar a falta de interesse dos americanos no futebol é o fato de um jogo poder terminar empatado. Os americanos querem vencedores e resultados conclusivos para seus jogos. Baseball e basquete, por exemplo, têm regras que proíbem o empate: os dois times jogam até que saia um vencedor.

Regras do futebol americano: passe
No futebol americano, as equipes podem passar a bola para trás quantas vezes quiserem. No entanto, só é permitido um passe para frente e desde que o lançador esteja atrás da linha em que a equipe de ataque iniciou a jogada, conhecida como linha de scrimmage.

A "guerra" entre as duas ligas as fez explodirem de sucesso, disputando jogadores e torcedores, e acabou com um acordo de fusão em 1966 que criou o Super Bowl, um jogo entre os campeões das duas ligas para definir quem era o melhor time. Desde então o futebol americano, a NFL e o Super Bowl não pararam de crescer.

A origem de soccer vem da contratação e adaptação de "Football Association", 'assoc', 'assoccer' e depois 'soccer'. E isso se deu para diferenciar o futebol de outro esporte popular, o Rugby, que também usava "Association" junto de seu nome.

O futebol americano é um esporte de contato que surgiu como uma variação do rugby, em 1867, na Inglaterra.

As regras do futebol americano são bastante diferentes para nós. O jogo é dividido em quatro tempos (quartos) de 15 minutos. Disputam a partida dois times com 11 jogadores cada um, de modo que apenas um jogador tem a função do ataque e todos os outros jogam defendendo.

Quarterback (QB)
Ele deve analisar a defesa adversária, para decidir qual jogada será feita. O quarterback é considerado o jogador mais importante de um time de futebol americano, já que seu desempenho em campo é determinante para que a equipe pontue.

O único motivo pelo qual o nosso grande esporte não foi incluído nos Jogos Olímpicos é a falta de visão e direção da Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF). A IFAF, que seria para o futebol americano o que a FIFA é para o futebol, na verdade, é muito diferente da FIFA.

Existem, no momento, mais de 13 mil atletas e 300 times de futebol americano Full Pads (equipado) no Brasil, segundo a Confederação Brasileira (CBFA).

Futebol e basquete dominam a lista.

É impossível negar que o futebol é o esporte mais amado e praticado pelos brasileiros. O jogo conta com mais de 30 milhões de praticantes em nosso país e já está profundamente enraizado na nossa cultura. O Brasil tem um longo histórico com o evento, tendo produzido diversos craques ao nível mundial.

Os maiores campeões da NFL são New England Patriots e Pittsburgh Steelers, com seis conquistas cada. A primeira rodada da próxima temporada da NFL acontece no dia 8 de setembro de 2022.

A seleção brasileira se fez presente pela primeira vez neste torneio em 2015. O Brasil chegou a almejar receber a edição de 2019 desta competição, cuja sede eleita foi a Austrália e o torneio postergado para 2023. Em outubro de 2022 a IFAF comunicou o adiamento da edição 2023 na Austrália para 2025 na Alemanha.