Porque frio piora a dor?

Perguntado por: avarela . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

O frio faz com que os nossos músculos e vasos sanguíneos se contraiam para diminuir os efeitos da queda de temperatura. E é justamente essa contração que costuma causar dores musculares e, em alguns casos, problemas de postura.

Isto acontece porque, em baixas temperaturas, há a contração do músculo para tentar manter o corpo aquecido. Os vasos sanguíneos também se contraem levando menos sangue às extremidades do corpo, o que acarreta uma diminuição do fluxo sanguíneo nas articulações e, por consequência, a manifestação da dor.

Profissionais explicam o que deve ser feito para aliviar as dores causadas pelas mudanças bruscas de temperatura

  1. Como amenizar as dores?
  2. Faça aquecimentos. ...
  3. Faça compressas de água morna. ...
  4. Fortaleça a musculatura. ...
  5. Trate a doença base. ...
  6. Use agasalhos. ...
  7. Procure por um médico.

Sensibilidade ao frio (também chamada de intolerância ao frio ou de hipersensibilidade ao frio) é o nome utilizado pelos médicos para designar os casos de pacientes em que, após uma queda nas temperaturas, passam a apresentar uma série de sintomas diferentes, que vão desde inchaço nos dedos das mãos e dos pés a enjoos ...

A maioria dos especialistas acreditam que as articulações doem durante o tempo tempestuoso, porque a mudança da pressão atmosférica causa pressão adicional no corpo.

Rinite e asma brônquica
Ambos os problemas podem ser causados por alergias que pioram durante o tempo mais frio. Respirar um alérgeno como poeira geralmente desencadeia a rinite e os sintomas incluem coriza e espirros.

Isso porque as pessoas tendem, no frio, a ficarem mais encolhidas e os músculos se contraem. Assim, há uma natural diminuição no fluxo sanguíneo por constrição vascular e o frio evidencia a sensibilidade. As pessoas sente, então, mais dores nas articulações.

Confira 5 atitudes essenciais!

  1. 1 – Mantenha uma alimentação saudável. O excesso de gordura no organismo sobrecarrega as articulações, favorecendo o seu desgaste e a ocorrência de lesões. ...
  2. 2 – Se movimente ao longo do dia. ...
  3. 3 – Fortaleça sua musculatura. ...
  4. 4 – Cuide do seu emocional. ...
  5. 5 – Tome cuidado com a postura corporal.

A explicação é que “vasos sanguíneos que levam o sangue para a periferia do corpo tendem a fechar um pouco como resposta à queda de temperatura, o que diminui a chegada de sangue e pode provocar alterações”.

Existe uma teoria baseada na alteração da pressão atmosférica: É fato de que, quando uma frente fria se aproxima, a pressão barométrica geralmente cai. Portanto, há menos pressão do ar em seu corpo. Isso pode fazer seus tendões, músculos, articulações ou tecido cicatricial incharem, causando dor.

Mantenha a pele sempre hidratada, principalmente mãos, pés, cara e lábios para se proteger do frio. Use várias camadas de roupa, em vez de uma única muito grossa. Não ceda à pressão da moda e evite usar roupas demasiado justas que dificultem a circulação sanguínea. Proteja as extremidades do corpo.

Uma das razões é a redução do volume de gordura corporal, que acontece naturalmente com o tempo. Além disso, o público 60+ tem uma pele mais fina. Assim, idosos têm uma proteção menor contra a perda de temperatura e são mais afetados quando os termômetros ficam em baixa.

Em situações extremas, o frio pode diminuir a temperatura corporal abaixo dos 35ºC, causando hipotermia, cujos sintomas progridem de arrepios, sonolência, confusão, coma, até à morte. As crianças e os idosos são mais susceptíveis, pois têm muitas vezes limitações de movimento e de comunicação.

O médico neurologista e neurocirurgião Diogo Valli Anderle, de Campinas, explica que as pessoas com fibromialgia têm uma sensibilidade aumentada a baixa temperatura e quando o frio chega, as dores constantes e em movimento, os inchaços e os formigamentos típicos do problema, incomodam mais.

O motivo está principalmente no clima seco e frio, que ao mesmo tempo favorece o ressecamento nas vias respiratórias, tornando o organismo mais vulnerável a microrganismos invasores, e ainda provoca melhores condições ambientais para sobrevida do vírus.

“Como as mulheres normalmente têm menos massa muscular e evaporam menos calor pelos poros da pele, elas podem sentir mais frio do que os homens em uma sala com a mesma temperatura do ar”, disse.

Outros estudos, no entanto, parecem sugerir que mudanças no clima podem induzir inchaço e afetar a forma como os nervos que cercam os tecidos feridos ou inflamados se comunicam com o cérebro. Isso traz de volta ou aumenta os sentimentos de dor.

Procure auxílio médico imediato, caso perceba sintomas como:

  1. dor intensa;
  2. inchaço ou deformidade;
  3. incapacidade de movimento total ou parcial;
  4. estalos no osso.

A dor nos ossos pode ser causada por fraturas, traumas, como em acidentes, quedas e impactos, e também a prática excessiva e inadequada de atividades físicas. Outros sintomas também costumam surgir em casos como esses, como inchaço, manchas e hematomas.