Porque formiga fede a fezes?

Perguntado por: opereira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

O cheiro vem de uma substância oleosa que elas secretam por meio de uma glândula. Esse cheiro serve para defesa da colônia.

Também conhecida como sará-sará ou sarará, a formiga carpinteira possui coloração amarela ou preta. Para sua defesa, elas mordem e expelem ácido fórmico, que causa dor em seus predadores. Constroem seus ninhos em madeiras, frestas ou equipamentos eletrônicos.

As formigas contam com receptores em suas antenas, as sensilas, e por meio deles conseguem reconhecer as moléculas de alimento no ambiente. Por isso elas encontram com facilidade nossa cozinha, pelo cheiro de toda a comida que armazenamos e, principalmente quando não deixamos alimentos bem vedados.

Use substâncias naturais com cheiros que repelem as formigas. Posicione estrategicamente cascas de limão ou laranja, pimenta-caiena, cravo, canela, louro, óleo de hortelã-pimenta, borra de café usado. Pulverize ou espalhe com um pano suco de limão ou vinagre branco puro, ao redor de janelas e portas.

Como para outras formigas, a visão não tem uma grande importância na vida desses insetos. Elas são cegas (ou praticamente cegas, dependendo da espécie) e se comunicam através de substâncias químicas chamadas feromônios, que servem para indicar o caminho para os insetos.

De imediato veríamos o acúmulo de animais mortos no chão, perdendo-se parte da biodiversidade do planeta. Alem disso, as formigas são responsáveis pela dispersão de sementes, processo chamado de mirmecocoria, que leva as plantas a se estenderem pela natureza, o que é essencial para algumas espécies.

De acordo com a lei, é crime matar animais da fauna silvestre, de acordo com as pré-disposições especificadas na lei. Porém, no caso de pragas urbanas essa proibição não é válida. Em todo o caso, é necessário cuidado e estar atento aos requisitos legais para cumprir todas as exigências que a lei informa.

Porém, o caso da formiga como vida “matável” traz um paradoxo. A formiga simboliza em nossa cultura o trabalhador, o trabalho, a previdência, a força de vontade. A parábola da cigarra e da formiga é exemplar para a moral que organiza a sociedade pós-revolução industrial.

A resposta rápida é: formigas dormem, sim, tirando sempre pequenos cochilos. Na verdade, as rainhas até sonham, enquanto as operárias são forçadas a ficar tirando sestas em turnos, mantendo sempre 80% da força de trabalho acordada.

A resposta é sim: as formigas dormem.

Formiga-cortadeira

Formiga-cortadeira
Ela é mais um exemplo surpreendente de animal mais forte do mundo. Pesando apenas 500 miligramas, esse inseto consegue carregar objetos com 50 vezes o seu peso, apenas utilizando sua incrível mandíbula. A força da formiga-cortadeira é a sua grande aliada na rotina.

Consumir alimentos que tiveram contato com formigas é muito arriscado. Além de intoxicações alimentares, vômito e diarreia, esse hábito pode causar doenças como tuberculose (por se alimentar de escarro) e até lepra (por andar em ferimentos de outros animais).

Você sabe como as formigas enxergam? Formigas são míopes, como nos lembra Latour (2012). Porém, mais do que isso, elas apresentam um sistema complexo de percepção do ambiente e, visualmente, enxergam por olhos compostos (CHAPMAN, 1998).

Elas não têm pulmões e nem sangue, mas sim um líquido incolor chamado hemolinfa, por onde circulam os nutrientes e não-gases como o oxigênio e Dióxido de Carbono. Não há nenhuma veia sanguínea. O coração é um tubo longo que jorra sangue incolor por todo o corpo.