Porque formar cidadãos críticos e reflexivos?

Perguntado por: udias . Última atualização: 5 de maio de 2023
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Formar um cidadão crítico é torná-lo questionador constante das informações que lhe são apresentadas a todo momento. E isso implica em faze-lo compreender que tais informações não são verdades absolutas. Mas sim uma aproximação da realidade, a partir do ponto de vista e da visão de mundo de quem as fornece.

O papel da escola é justamente esse: fazer compreensível o significado dos conceitos das normas e valores, se esforçar para torna-los visíveis, assimilar os valores no seu comportamento ao conscientizá-los na sua relação com os outros alunos afirmando sua autonomia, estabelecer limites ao exercícios da liberdade, ...

Ser um cidadão crítico é saber pesar os fatos, formar sua própria opinião e expor suas idéias, não sendo influenciado pela opinião de outras pessoas ou de publicidades e outros meios de comunicação.

O pensamento crítico é uma habilidade fundamental na formação de cidadãos mais conscientes, oferecendo suporte para a tomada de decisões equilibradas e assertivas. Por tais características, ele se torna cada dia mais desejável, especialmente na esfera profissional.

Dessa forma, o papel da escola é formar cidadãos conscientes, que entendem o funcionamento da sociedade em que vivem e buscam formas de melhorá-la. Assim, a escola precisa ensinar ao aluno a importância das regras e leis para a convivência em sociedade, e qual a importância de respeitar os direitos do outro.

Formar um cidadão crítico é dar condições para que ele reflita sobre o que lhe é imposto. O que vem de cima para baixo como verdade absoluta. E para que possa optar pela transformação ou manutenção de suas práticas. É torná-lo coparticipante desta realidade em transformação.

Para formar um leitor crítico, o exercício da leitura é imprescindível, de um tipo de leitura que permita ao leitor discorrer sobre o texto e criar possibilidades para compreender suas entrelinhas e a medida que realiza novas leituras, cria novas alternativas para construir seu significado com mais autonomia.

Respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade são aprendizados importantes na sua formação, assim como os conteúdos das diversas disciplinas, os quais colaboram para a formação de cidadãos conscientes e capazes de discernir, escolher e decidir a respeito dos deveres e direitos de cidadão.

A reflexão crítica, nesse contexto, se apresenta como um suporte fundamentado para viabilizar essa transformação, utilizando os recursos teóricos em conjunto com a prática pedagógica. Assim, o conhecimento adquirido poderá certamente oferecer o subsídio necessário para a melhoria do trabalho do professor.

Com a construção de uma consciência social, o indivíduo passa a ter uma noção de como o bem-estar das pessoas pode ser favorecido ou prejudicado por uma atitude, além de perceber que as ações públicas afetam todos os níveis da sociedade.

A formação dos cidadãos de bem consiste em educar o jovem para que ele possa, com autonomia, descobrir o seu melhor e fazer aquilo que de fato lhe proporcione um bem-estar. Entretanto, essa parceria escola-família também precisa ser mantida quando o assunto é ensinar o estudante a lidar com as frustrações.

A prática reflexiva implica compreender que a formação consiste num processo contínuo, portanto o professor está em contínua formação, e pode fazer deste processo também fonte de reflexão e aprendizado na medida em que a problematiza.

O homem que o mundo demanda formar é um homem sensível, reflexivo, crítico e atuante. Um homem que reaja contra a desumanização. Um homem com valores éticos, capaz de usar de empatia e olhar para o mundo com olhos apaixonantes.

Senso crítico significa a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente. Através do senso crítico, o homem aprende a buscar a verdade questionando e refletindo profundamente sobre cada assunto. A palavra “crítica” vem do Grego “kritikos”, que significa “a capacidade de fazer julgamentos”.

O pensamento crítico é a habilidade de pensar com clareza e racionalidade, de maneira reflexiva e independente, e compreender a conexão lógica entre ideias. Em essência, requer a nossa capacidade de raciocinar e de aprender ativamente, em contraste a ser apenas receptor passivo de informações.

O pensamento crítico não envolve opiniões pessoais, pois o foco está nos fatos e na racionalidade. Desta forma, incentiva uma postura mais investigativa, o que é muito importante para os estudantes, e profissionais. Uma pessoa que se utiliza do pensamento crítico, acaba sempre trazendo soluções inovadoras.

A educação para a cidadania também é importante porque ajuda a desenvolver autoconfiança, assim como controlar as próprias ações. Elas vão crescer cada vez mais prontas para lidar com sucesso, mudanças, perdas e desafios da vida, assim como o bullying e a discriminação, tanto dentro quanto fora do âmbito escolar.

A Didática é de suma importância para a formação do professor, pois deve proporcionar o desenvolvimento de sua capacidade crítica e reflexiva, possibilitando que o professor faça uma análise de forma clara sobre a realidade do ensino, proporcionando situações em que o aluno construa seu próprio saber.

Em síntese, a BNCC aponta que a Educação Básica brasileira deve promover a formação e o desenvolvimento humano global dos alunos, para que sejam capazes de construir uma sociedade mais justa, ética, democrática, responsável, inclusiva, sustentável e solidária.