Porque fisiculturista come muito arroz?

Perguntado por: odamasio . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

O arroz branco contém muitos ácidos graxos essenciais para a alimentação destes atletas. Estes nutrientes, quando convertidos em glicose, entram mais rápido no organismo e aumentam a insulina no corpo. A insulina, por sua vez, é um dos hormônios mais anabólicos presente em nosso organismo.

Para os praticantes de atividade física, a dupla é uma ótima fonte de proteína magra. De acordo com a nutricionista Dra. Aline Maldonado Franzini de Alcântara, o arroz e o feijão se completam em sabor, em fonte de energia para o corpo e oferecem nutrientes importantes ao organismo.

O clássico arroz branco é um dos melhores alimentos para comer antes do treino. Isso porque ele é uma ótima fonte de carboidrato e com acompanhamentos ricos em proteínas, vitaminas e fibras, como legumes e o peito de frango, garante uma refeição balanceada para o seu pré-treino.

Bom para os músculos: o arroz integral é um dos responsáveis pelo desenvolvimento da massa muscular, já que o seu consumo mantém um nível de energia ao longo do dia. Como é um carboidrato de digestão lenta, não há picos de açúcar no sangue.

Na hora de escolher um carboidrato para a refeição, é melhor ir de macarrão ou arroz? Ambos são excelentes fontes de energia para o nosso corpo e têm quase os mesmos nutrientes e o mesmo valor calórico.

Segundo Leandro Twin, o Fisiculturistas não comem feijão por 2 motivos principais: 1 – MUITO fibroso. 2 – MUITO baixo índice glicêmico. Ou seja, o primeiro caso é o excesso de fibras, como eles tem que comer bastante calorias, se comerem muito feijão, ingerem muita fibra e isso vai da muita diarreia.

Para quem tem o objetivo de ganhar massa muscular, a recomendação de consumo diário de carboidratos é de 8 a 9 gramas por quilograma corporal. Já para hipertrofia máxima, superior a 9 gramas — o que deve ser feito sob orientação de um nutricionista, é claro!

Numa refeição completa e equilibrada, para um adulto, recomenda-se que alimentos como o arroz ou batata preencham cerca de ¼ do prato (cerca de 140g).

O arroz é rico em uma proteína chamada lisina, enquanto o feijão contém muita metionina. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), um prato de arroz com feijão garante a absorção de mais de 80% dessas proteínas.

É possível fazer isso comendo, por exemplo, arroz, feijão, frutas e cereais à noite”, completa a nutricionista clínica e esportiva Fulvia Zorzi, do app de saúde integrada Personal Virtual. A quantidade calórica é a mesma em alimentos integrais e refinados.

Quais os melhores carboidratos para quem quer ganhar massa muscular?

  • Alimentos integrais (pão integral, por exemplo);
  • Batata-doce e inglesa;
  • Mandioca;
  • Derivados de aveia;
  • Sementes;
  • Frutas (banana, maçã, morango);
  • Iogurtes naturais e desnatados;
  • Leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha).

Por isso, para o ganho de massa muscular, devemos consumir alimentos que são fontes de proteína, como ovos, frangos, e carnes — preferencialmente cortes magros, como patinho, coxão mole ou duro. Além disso, também devemos consumir alimentos que são fontes de carboidrato, como o pão, o arroz e frutas, como a banana.

Alimentos que ajudam a ganhar massa muscular
Ela dá algumas dicas: Alimentos que fornecem bom teor de proteínas: carnes, peixes, ovos, frango, queijo, leite, iogurte. Para os vegetarianos e veganos, a ingestão de proteína deve ser através de feijão, ervilha, grão de bico, lentilha, soja.

Uma pessoa que deseja ganhar massa muscular, além de praticar exercício, precisa incluir proteína em todas as refeições e de forma variada. Diversificando as fontes proteicas, nós temos acesso aos diferentes tipos de aminoácidos e todos eles são importantes para a adequada formação dos músculos", ressalta.

Vantagens do arroz e feijão
Essa combinação colabora com o ganho de massa magra e fortalecimento dos músculos por meio das proteínas presentes nestes alimentos. Além disso, ambos são fontes de vitaminas do complexo B e possuem doses elevadas de cálcio.

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.

Para responder esta pergunta, é preciso analisar os dois alimentos separadamente. Ao compararmos exclusivamente as calorias, uma xícara de arroz branco cozido contém 203 cal, contra 181 cal da mesma quantidade de feijão cozido. Sendo assim, do ponto de vista calórico, o arroz engorda mais do que o feijão.

Para manter 100% de sua força, você DEVE ficar totalmente hidratado durante todo o treino. Especialistas descobriram que, quando os níveis de água diminuem em nosso organismo, há um encolhimento das células, o que causa a degradação da proteína muscular.

A massa, como o macarrão, é um alimento versátil, gostoso e que, ao contrário do que muitos pensam, não é um vilão das dietas. Pelo contrário, é um grande aliado de quem quer ganhar massa muscular e/ou melhorar o desempenho físico.