Porque fiquei com dor no braço depois de um cateterismo?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Desconforto ou dor intensos associados ao cateterismo pelo punho são raros. Se após a alta do hospital (quando o curativo já foi retirado) o paciente persistir com desconforto intenso ou desenvolver dor forte ao longo do braço, ele deve retornar ao hospital para ser reavaliado.

O procedimento de angioplastia com stent é minimamente invasivo e bastante seguro, não sendo necessária anestesia geral na maioria dos casos. Apenas uma anestesia local e, no caso de o paciente estar muito ansioso, um calmante leve possibilitam que o procedimento ocorra sem incômodo (sedação consciente).

Não é normal sentir cansaço após o cateterismo. O procedimento não causa cansaço. Se a pessoa apresenta cansaço ou dor no peito após o cateterismo é sinal de que algum problema aconteceu.

Entre outros desconfortos relatados pelos pacientes, destacamos a cefaleia, a falta de ar e a tontura.

Se o tratamento por cateter for bem sucedido (o que ocorre em mais de 90% dos casos), o tempo de internação varia de um a cinco dias, e o retorno às atividades usuais é gradual, sendo que no máximo em 30 dias o paciente estará liberado para retomar a sua vida normal.

Entretanto, caso o cateterismo coronário aponte uma complicação mais séria, é provável que o paciente passe por outras intervenções, até mesmo cirurgia. Nesse cenário, aí sim, talvez seja possível entrar com o pedido de aposentadoria por invalidez. A lei estabelece regras para a concessão desse benefício.

Se for um cateterismo para diagnóstico, o que se recomenda é não pegar peso no dia em que o exame foi realizado. A partir do dia seguinte, pode se retornar às atividades usuais, inclusive frequentar a academia.

Os stents não enferrujam, não quebram, não apresentam rejeição e não saem do local, desde que adequadamente implantados e expandidos. O médico cardiologista Dr.

Após a realização do procedimento, o indivíduo pode retornar para sua dieta de sempre, que pode ser tanto a normal quanto a dieta específica prescrita pelo seu médico.

A colocação de um stent não permite concluir que há uma cardiopatia grave. Assim, a angioplastia para colocação de stent não dá margem para tal conclusão. Isso se dá porque, muitas vezes, o paciente volta a ter uma vida normal, mesmo após a colocação do stent.

A recuperação após uma angioplastia com stent costuma ser relativamente rápida. Quando a cirurgia não é realizada de urgência, geralmente o paciente tem alta hospitalar no dia seguinte com recomendação de evitar exercícios vigorosos ou levantar pesos acima de 10 kg nas primeiras 2 semanas da angioplastia.

Em uma pequena porcentagem de pacientes que recebem stents, as células sanguíneas podem tornar-se pegajosas e acumularem-se, formando uma pequena massa – ou coágulo. Quando um coágulo sanguíneo se forma, ele pode bloquear o livre fluxo do sangue por uma artéria, e pode causar um ataque cardíaco ou mesmo a morte.

b) Não interromper o uso das medicações diárias (inclusive os antiplaquetários – AAS e Clopidogrel), exceto dos recomendados abaixo. c) Pacientes diabéticos em uso de insulina, não aplicar a dose da medicação no dia do exame.

A fadiga e o cansaço constantes são sintomas de um coração fraco, que não está sendo capaz de bombear o sangue de forma eficiente para os pulmões e músculos. Entre as doenças cardiovasculares que podem estar por trás da fadiga, podemos citar: arritmias, doenças valvares e insuficiência cardíaca.