Porque filhote de Chow Chow morde muito?

Perguntado por: urosa . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

Assim como nós, os filhotes de cães passam por uma troca de dentes de leite por permanentes. É comum que essa fase venha acompanhada de um certo desconforto na região da gengiva. Por isso, uma das únicas maneiras que os cães têm para lidar com isso é por meio das mordidas. É comum ver cachorro filhote mordendo.

De origem asiática, os cães da raça chow chow são fofos e amorosos, porém podem se tornar muito agressivos quando se sentem ameaçados ou percebem risco aos donos. Eles também são um tanto ciumentos e a lealdade aos tutores pode levar a comportamentos violentos.

Para ajudá-lo a manter o seu porte, dê ao filhote de chow brinquedos que vão fazer ele se mexer. Por exemplo, todos os dias jogue uma bolinha para ele aprender a pegar. Isso fará o seu amigo movimentar o corpo e gastar energia. Esse cachorro tem uma personalidade mais reservada, ele tende a ser mais independente.

As mordidas ajudam os cães a conhecerem texturas
Afinal, eles ainda não conhecem todas as texturas que existem por aí e a mão do tutor, querendo ou não, é algo a se testar também! No entanto, além da mão do tutor, os cães filhotes gostam muito de morder outros objetos e brinquedos.

Vá para um lugar muito calmo, sem outros animais e pessoas, e que o seu cachorro goste bastante (pode ser uma praça ou um parque). Fique de pé ou sente-se e espere até que o seu cachorro deite no chão – sem estimulá-lo antes e, principalmente, sem forçar seu corpo para baixo.

Deixe-o fazer pirraça e somente depois de alguns minutos dê atenção. Esta é uma forma de demonstrar que você está na liderança e só dará atenção quando ele se comportar. Com o tempo, ele se condicionará a isso e será um cão muito menos ansioso. Seja líder do seu cão e veja este processo acontecer aos poucos.

“Os filhotes são curiosos, parte do motivo de morder tudo é devido a isso. Também fazem isso por ser uma forma de brincar e coçar as gengivas. Pode também indicar ansiedade, tédio e falta de atividade física”, explica a veterinária Isabela Canto, da My Pet.

A raça de cachorro Chow Chow é mais reservada e independente, assim, não gosta muito de carinho, brincadeiras e contato físico.

Mesmo filhote, cachorro Chow Chow possui muitos pelos e, por isso, podem sentir muito calor. Portanto, mantenha o ambiente fresco e água sempre disponível. Além disso, o lugar onde o Chow Chow gosta de dormir é justamente em um ambiente confortável e fresco.

Quantas vezes um filhote de Chow-Chow deve comer por dia? Os filhotes devem ser alimentados de quatro a cinco vezes por dia até os seis meses, diminuindo gradualmente a até duas refeições (pela manhã e ao entardecer).

Quando o cachorro passa muito tempo mordendo suas patas é porque algo não está bem. Existem várias causas que podem gerar essa prática. O cão pode morder suas patas por dor, incômodo local, questões alérgicas, nutricionais e até mesmo por fatores emocionais, como tédio, estresse e tensão.

Raças médias: já raças como Buldogue Inglês, Chow Chow e Boxer levam em média um ano para serem considerados adultos.

Não espere que o pet aprenda na primeira vez. Leva um tempo até ele fixar que certas atitudes podem lhe render bons frutos. A repetição é a chave no reforço positivo para adestrar filhote; Evite dar broncas no cachorro e nunca recorra às agressões para fazer o adestramento.

Filhotes que já receberam toda a vacinação necessária para saírem às ruas sem problemas de contraírem doenças já podem começar um adestramento. Isso acontece por volta de 2 a 6 meses de vida.

A forma correta de dar bronca é exatamente na hora que o cão faz algo indesejado. Se seu cachorro costuma mastigar as coisas, a bronca deve ser dada quando o cão pega algo que ele não pode mastigar. O ideal na hora de dar bronca é sempre dizer “não” firme, mas sem gritar. E retirar do cão aquilo que ele não deve fazer.

A primeira regra para condicionar o cachorro a obedecer qualquer comando é: aja de acordo com o que você estiver falando. Ensinar o seu cachorro a ficar, por exemplo, e logo em seguida se afastar e manda-lo ir até você fará com que ele aprenda a desobedecer o que você estiver pedindo.

Ruídos altos, traumas anteriores, ansiedade de separação, novas pessoas no ambiente também são causas de estresse. Além disso, o seu próprio comportamento pode ser nocivo para o cachorro, porque ele sente quando o tutor está estressado, triste, doente ou nervoso, e acaba imitando o comportamento.

Cachorro feliz: 7 sinais de que o pet está de bem com a vida!

  1. Postura relaxada. ...
  2. Olhar alegre e sorriso no rosto. ...
  3. Apetite em dia. ...
  4. Boas noites de sono. ...
  5. Variabilidade comportamental. ...
  6. Comportamento pouco destrutivo. ...
  7. Confiança e independência.

Dê ao seu cachorro um item alternativo para mastigar
É uma boa ideia manter um brinquedo de mastigar para filhotes à mão o tempo todo, para que você possa antecipar o comportamento de morder e substituir o brinquedo por sua mão ou mobília.

A mordida de um cachorro não vacinado pode oferecer riscos ainda mais sérios, que precisam ser tratados o quanto antes. Se você não tem certeza se o cachorro está vacinado, informe ao médico. Nesse caso, é bem provável que ele recomende uma vacina para mordida de cachorro, ou seja, uma vacina antirrábica.