Porque filho de preto nasce branco?

Perguntado por: rfreitas . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Há alguns casos no mundo em que pais negros tiveram filhos brancos. A criança pode nascer com a pele clara e mais na frente escurecer. Um dos sinais de que isso pode acontecer é a cor dos testículos do bebê serem mais escura (é o caso do nosso filho)”, destacou na nota.

O que acontece é que a medida em que o bebê vai crescendo, vai aumentando a quantidade de melanina (pigmento responsável pela cor da pele, que aparece de acordo com as características hereditárias, sem a interferência dos raios solares).

“A partir do segundo dia, a pele do recém-nascido pode ficar meio amarelada devido à icterícia fisiológica, que afeta praticamente metade dos bebês”, observa Fabíola Peixoto. Após isso, com o tempo a pele do bebê tende a escurecer. Quando o bebê tiver 6 meses, a cor da pele já deve ser definitiva.

Pai moreno e mãe branca, ambos com olhos castanhos, podem ter filho de olhos azuis? Sim. A cor dos olhos da criança depende da herança genética recebida dos pais.

A história do bebê Gabriel, nascido de pais negros com olhos claros em novembro em um hospital de Niterói, no Grande Rio de Janeiro, é um caso raro, mas explicável pela herança genética.

Acredita-se que uma criança possua 50% do DNA de cada um dos pais. No entanto, os genes masculinos são mais agressivos que os femininos. Portanto, normalmente, existem 40% de genes da mãe e 60% do pai.

As chances de os filhos se parecerem genética e, por consequência, fisicamente, com o genitor são maiores do que as de “puxarem” à mãe.

Se um dos pais tem olhos castanhos e o outro azuis, há maior probabilidade de o bebê ter olhos claros, dependendo da cor dos olhos dos avós. Se um dos pais tiver olhos azuis e o outro castanhos ou cor de avelã, o bebê pode ter olhos verdes.

Segundo o guia Atenção à Saúde do Recém-nascido elaborado pelo Ministério da Saúde, "a pele normal do RN apresenta cor rosada, mais evidente nas crianças de pele clara. Crianças filhas de pais negros podem apresentar pele clara no nascimento.

De acordo com os estudos, não.

Os recém-nascidos só vêm em preto e branco. Isso ocorre porque as células responsáveis pelas cores ainda não estão completamente desenvolvidas ao nascer.

Dias depois da emboscada, infelizmente a bebê é retirada dos braços de Morena e levada por uma detetive. A policial chega ao Alemão passando-se por uma sobrinha de Lucimar e finge que deixará a criança para a “tia” tomar conta. Assim, ninguém suspeitará de nada.

Isso acontece porque eles já entendem o ambiente ao redor. Bebês a partir de 2 meses tendem a se distrair e interrompem as mamadas por qualquer barulho do ambiente. Quando ficam mais velhos, dão conta de tudo ao redor ao mesmo tempo em que mamam. E querem fazer algo com aquela mãozinha livre.

Os bebês recebem cópias desses genes tanto do pai quanto da mãe. Normalmente, se o pai é branco e a mãe é negra, os efeitos se misturam: é por isso que o filho de um negro (com genes para pele escura) com uma branca (com genes para pele clara) tende a ser mulato, ou seja, ter cor de pele intermediária.

Na vida real, o pequeno é muito melhor que eu. Muito melhor que o pai e muito melhor que nós dois juntos: ele é o Vinicius.
...
Meu filho é a cara do pai:

  • Ele é a cara do pai!
  • A gente carrega 9 meses e eles acabam nascendo a cara do pai!
  • Agora vocês têm que fazer outro para ser a cara da mãe.

App sensação no Brasil, Like Parent responde se usuário é mais parecido com mãe ou pai. Like Parent é a mais nova febre que tomou conta das redes sociais no Brasil. O aplicativo, gratuito para Android e iOS, permite que você adicione as fotos dos seus pais, junto com uma foto sua e as submeta para análise.

É necessário ter em mente que existem genes dominantes, por um lado, e genes recessivos, por outro. Os primeiros são “mais fortes”, de tal forma que eles representam maior probabilidade de determinar certas características.

O teste de compatibilidade genética é um importante exame que pode detectar o risco de transmissão de doenças genéticas recessivas e monogênicas hereditárias dos futuros pais para o bebê. Nesse sentido, ele acontece antes da concepção e tem a função estimar a combinação de genes do filho a partir dos genes do casal.

De acordo com o geneticista, metade dos genes herdados é da mãe e a outra parte do pai, por isso sempre os filhos terão algo dos dois. "Quando não se parece com nenhum dos dois, é possível que tenha características físicas que são justamente a mistura dos genes do casal", explica Salmo.