Porque ficamos lembrando do passado?

Perguntado por: umata . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

Segundo o que apontam os psicólogos, um dos motivos mais comuns para uma pessoa se sentir conectada ao passado é por alguma cicatriz emocional que ainda está aberta, ou por uma sensação – muitas vezes ilusória – de algo que pode não ter sido concluído da maneira que ela acha que deveria.

Isso acontece quando há sentimentos que não foram elaborados e integrados em relação a fatos do passado. É possível que exista um forte sentimento de culpa preso dentro de nós. Em alguns casos, nós não conseguimos perdoar uma ofensa, um dano sofrido ou uma mágoa.

"Tem a ver com a memória de um tempo que passou. E isso não é necessariamente patológico. Na verdade, é necessário. Porque se as pessoas não puderem ter memória de tempos passados, de suas experiências e relações, acabam ficando como um arquivo vazio".

Os principais sintomas são:

  • físicos: tensão muscular, taquicardia ou palpitação, dor no peito, transpiração em excesso, dor de cabeça, tontura;
  • psíquicos: sensação de desrealização, quando o ambiente parece todo diferente, ou sensação de despersonalização, quando a pessoa parece não se reconhecer mais.

A ruminação mental é um dos principais problemas psicológicos relacionados à depressão e ansiedade. Um exemplo de ruminação é quando ficamos “remoendo” uma discussão com um colega de trabalho ou familiar, e os pensamentos se repetem e persistem em nossa mente.

O cérebro multiplica os problemas como consequência de um viés cognitivo que leva à instalação e ao desenvolvimento de padrões, que são generalizados ou aplicados em excesso sem nenhuma razão real para isso. Por isso, temos a sensação de que as dificuldades se acumulam, quando a realidade não é bem assim.

Podemos perfeitamente voltar a um antigo amor, sobretudo quando foi bom, quando deixou em nós um sentimento positivo, quando continua a fazer sentido ou quando voltou a fazer sentido. É mais perigoso voltar a um ex-amor quando o mesmo terminou por incompatibilidades, deslealdade ou desrespeito.

Concentre-se nas coisas boas da vida.
Quando expressar os sentimentos não funciona, a melhor alternativa é concentrar-se em coisas felizes. Ninguém pode mudar o passado ou prever o futuro, portanto, não se perca nisso — concentre-se nas coisas boas que estão acontecendo aqui e agora.

No dicionário, saudade é definida como “sentimento melancólico devido ao afastamento de uma pessoa, uma coisa, um lugar ou à ausência de experiências prazerosas já vividas”. É importante afirmar que saudade é um sentimento não necessariamente ruim sob a ótica psicológica.

“Quando a saudade paralisa, o tempo passa e a pessoa nega a passagem do tempo e a si mesmo, somatizando esse sentimento tendo como consequência a baixo autoestima que pode ser a causadora da depressão, ansiedade, síndrome do pânico e outras patologias, podendo chegar à morte e literalmente a pessoa morre de saudade.”

Sentir saudade é natural – e importante
Por isso, funciona como um mecanismo de defesa. “Por isso, ela pode ser importante para dar uma sensação de auto continuidade, ajudando a criar uma narrativa de sentido para a vida e uma conexão com o passado para compreender melhor o presente”, explica o especialista.

A ansiedade é um sentimento que causa preocupação excessiva, medo, nervosismo e sofrimento antecipado. Experimentá-lo de vez em quando, especialmente diante de situações que tiram as pessoas da zona de conforto, é normal.

Quem sofre com transtornos de ansiedade geralmente se vê tomado por pensamentos negativos que invadem a mente sem aviso. "Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso.

A ansiedade provoca na mente da pessoa a sensação que irá entrar em um ataque de nervos a qualquer momento. Essa pessoa geralmente passa do sentimento de euforia indo às lágrimas em pouco tempo. Em picos de estresse, começam a surgir esses sintomas de irritação e mudanças bruscas de humor sem nenhuma explicação.

Manter-se ocupado: manter o corpo e a mente ocupados com algo externo pode ser benéfico, uma vez que vai estar envolvido com algo e não ter espaço para ruminar. Podem ser atividades domésticas, ouvir música, conversar com alguém ou mesmo dar um passeio.