Porque fica um mal cheiro depois da menstruação?

Perguntado por: rconceicao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Esse cheiro geralmente está relacionado a uma infecção, como vaginose bacteriana ou tricomoníase. A vaginose bacteriana é uma infecção causada por um crescimento excessivo de bactérias na vagina. Além do odor fétido, outro sintoma é o corrimento branco–acinzentado.

O cheiro da vagina é natural, mas não deve ser ruim. Na verdade, odores vaginais muito fortes, parecidos com cheiro de peixe podre, que você consegue sentir através da roupa e que não melhoram com a higiene no banho podem ser sintomas de infecções vaginais.

Vagisil Bloqueador de Odor é um sabonete íntimo em gel feito especialmente para a pele delicada da região íntima. Os ingredientes suaves da fórmula limpam a região com cuidado, deixando uma fragrância leve e fresca para deixar você mais segura e confortável.

É provável que seja alguma infecção vaginal, como a vaginose bacteriana ou até mesmo, alguma doença sexualmente transmissível. Por isso, ao reconhecer qualquer um desses sintomas, é importante consultar o ginecologista imediatamente.

Como preparar um banho de assento
Ferva de 3 a 4 litros de água; Deixe esfriar e, quando estiver morna ou natural, coloque o conteúdo em uma bacia, na altura suficiente para cobrir a parte íntima por alguns minutos; Permaneça de 2 a 3 minutos no banho de assento; Enxugue normalmente a região com uma toalha macia.

Algumas doenças cujo odor podemos sentir

  • Cólera: Cheiro adocicado de fezes.
  • Pneumonia: Respiração cheiro de podre.
  • Fenilcetonúria: Suor e urina mofada.
  • Envenenamento por arsênico: Cheiro de corpo untado com alho.
  • Diabetes: Urina e respiração com cheiro de frutas.
  • Escorbuto: Suor putrefato.

Usar sabonete íntimo não é uma recomendação médica, mas ele pode ser usado caso a mulher não apresente nenhuma infecção vaginal. Caso você opte pela compra, as ginecologistas apontam que os mais apropriados são os que têm o pH mais neutro. "O sabonete íntimo em si não é o vilão.

Não usar sabonetes perfumados
"Os mais adequados são os de glicerina ou os específicos para higiene íntima, que agora são vendidos como um xampu (líquidos), especialmente para lavar a vulva."

Ao diminuir o seu pH para mais próximo do normal, a tendência que o odor também se normalize. Por conta disso, algumas mulheres passaram a fazer banho íntimo com vinagre para esta finalidade, já que eles são ácidos.

Quando o odor na vagina se torna um sinal

  1. Mau Cheiro nas partes íntimas (também conhecido como cheiro de 'peixe podre') ou cheiro muito forte.
  2. Coceira;
  3. Inchaço e vermelhidão.
  4. Ardência ao urinar;
  5. Incômodo ou dor na relação sexual;
  6. Corrimento vaginal acinzentado, esbranquiçado ou amarelo-esverdeado.

Vaginose Bacteriana
Suas características clínicas incluem corrimento vaginal com odor fétido (semelhante a “peixe podre”), mais acentuado após a relação sexual e durante o período menstrual, corrimento vaginal branco-acinzentado, de aspecto fluido ou cremoso e algumas vezes bolhoso.

O primeiro passo é fazer o teste da mão, ou seja, levar as mãos próxima à boca e respirar para sentir o cheiro do hálito. As mãos devem estar limpas, mas sem ter passado pelo sabão. Outro teste simples é lamber o próprio braço e cheirar a região após 10 segundos. Se o odor é ruim, sinal de que você está com mau hálito.

O ideal é a lavagem diária na região externa, da vulva, de preferência apenas com água. Mas é bom lembrar sempre: dentro da vagina, nem água! Nunca fazer ducha, porque tiramos a proteção natural e desregulamos a flora da vagina — explica a médica, que complementa: — Lavar com delicadeza, de preferência.

O novo sabonete Protex Cuidado Íntimo pode ser usado por todas as mulheres? Sim, a fórmula foi desenvolvida para a higiene íntima diária da mulher. Pode ser usado por mulheres, inclusive no período menstrual e durante a gravidez. Ele é voltado aos cuidados da região íntima de mulheres adultas.

Na verdade não, sabonetes simples, neutro ou de glicerina por exemplo, evitam alergia e não alteram o pH da região. Como a pele da vulva e da vagina são sensíveis, essa é a indicação mais adequada.

2 – Pode usar todos os dias? Por ser mais suave do que os sabonetes comuns e desenvolvido especialmente para a higiene íntima, o sabonete íntimo pode, sim, ser utilizado todos os dias, já que não agride a mucosa e tampouco a flora vaginal. 3 – Como deve ser feita a lavagem?

Portanto ao utilizar o shampoo Johnson's todos os dias, criaria um desequilíbrio no pH da vagina. Deixando a região suscetível a infecções e doenças como candidíase. O uso é igual ao sabonete íntimo comum, basta lavar a região íntima durante o período fértil.

O que eu mais recomendo para todas as mulheres é usar um sabonete comum de GLICERINA, bastante neutro, ou até mesmo sabonete para BEBÊS, que também tendem a ser delicados. Esses dois tipos costumam beneficiar todas as mulheres, e ainda apresentam custo menos elevado que outros.