Porque fica roxo quando faz ventosaterapia?

Perguntado por: inovais . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Logo a cor mais arroxeada está ligada com a menor oxigenação do sangue e ao maior acúmulo de toxinas. A cor está diretamente relacionada a dor do paciente em alguns casos. Por exemplo: a cor roxa seria uma estase severa do tecido (estagnação do sangue).

Mas embora a ventosaterapia seja um tratamento seguro, ela possui algumas contraindicações. Portanto, a técnica não deve ser aplicada em pessoas que possuem varizes, trombose, tromboflebite ou distúrbios hemorrágicos, febre, feridas na pele ou fratura no local a ser tratado.

A Ventosaterapia é uma prática alternativa fundamentada pela Medicina Tradicional Chinesa que trabalha com a aplicação de ventosas no corpo do paciente, ocasionando um vácuo e, através, da sucção da pele gerando uma pressão negativa, estimula a circulação sanguínea e libera as toxinas existentes no sangue.

As pessoas pertencentes aos seguintes grupos não devem fazer ventosaterapia:

  • Casos de trombose, tromboflebite ou distúrbios hemorrágicos;
  • Varizes;
  • Febre;
  • Fratura no local;
  • Grávidas;
  • Pressão alta;
  • Peles com acne, dermatite, rosácea, psoríase, vitiligo, herpes ou qualquer outro tipo de lesão.

Quanto custa uma sessão de ventosaterapia
Cada sessão custa entre R$50,00 e R$100,00 e dura, mais ou menos, 45min. Porém, devemos ressaltar que o valor pode variar de acordo com a sua cidade e profissional escolhido.

Cuidados durante e após a ventosaterapia
É comum o paciente ficar com manchas roxas e dores por cerca de cinco dias. Para aliviar esses sintomas, algumas dicas: tomar banho morno, usar óleos corporais para hidratar a região e fazer massagens.

Os locais mais indicados para a aplicação dos copos são as partes do corpo que possuem maior concentração muscular, como abdômen e costas, ou as que, ao contrário, possuem menos músculos – como braços e pernas.

Cada sessão dura de 25 a 30 minutos, e podem ser feitas duas vezes por semana ou até mesmo diariamente, dependendo da seriedade do caso.

Tempo de Aplicação: O tempo de permanência das ventosas sobre a pele do paciente variou conforme o referencial consultado. Cinco a dez minutos eram suficientes para se obter os resultados desejados.

A ventosaterapia é um tipo de tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneo no exato local.

É comum surgirem marcas roxas na aplicação das ventosas. Essas marquinhas são equimoses e surgem a partir do extravasamento de sangue dos vasos sanguíneos provocado pela tração exercida pelos copos.

Os objetivos do uso da ventosa podem ser: desintoxicação do organismo; alívio de dores abdominais; alívio de cefaleia (dor de cabeça); alívio de dores osteo musculares; relaxamento muscular; alívio de dores na coluna; aumento da circulação sanguínea e circulação linfática; diminuição de edemas; fortalecimentos dos ...

Cuidados na aplicação da ventosa devem ser observados como o aparecimento de bolhas, situação que deve ser evitada pois é considerada má aplicação pela medicina ocidental, porém, caso aconteça deve-se orientar o paciente aos cuidados com a pele e tratar a bolha no próprio consultório ou clínica, perfurando a bolha e ...

A massagem com ventosas se mostra eficaz na redução de medidas, porque atua diretamente na gordura localizada, como o culote, por exemplo. Esse procedimento estimula o próprio corpo a limpar a circulação e a eliminar o tecido adiposo que está sobrando e formando a gordura localizada.

O especialista alerta que os pontos em que não se pode colocar a ventosa são: artérias; pescoço; locais em que seja perigoso para a circulação sanguínea.

Não deve tomar sol se houver qualquer tipo de hematoma na pele, incluindo o gerado por ventosas. O sol pode tornar a mancha definitiva ou muito difícil de ser removida.

A técnica é feita através da colocação de copos em pontos de acupuntura selecionados na pele, que produz hiperemia ou hemostasia, resultando num efeito terapêutico. Os copos utilizados podem ser feitos de materiais diferentes, tais como o bambu, plástico, vidro, ou cerâmica.

O tratamento pode variar de 10 a 15 sessões. Conclusão: Os protocolos de ventosaterapia se repetiram na maioria dos artigos selecionados, onde a mesma deve ser feita de 5 a 10 minutos, durando em média de 10 a 15 sessões de tratamento. Apesar disso, novos estudos devem ser realizados a fim de aprimorar a técnica.