Porque fica inchado em cima da Cesária?

Perguntado por: agonzaga . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Nesse caso, o excesso de líquido no espaço entre as células é uma situação comum e esperada, o que se traduz em um inchaço localizado especialmente nas regiões das pernas e pés, mas também pode acontecer, porém com menor intensidade, nos braços, mãos e na região da cicatriz da cesária ou da episiotomia.

Dicas para reduzir o inchaço pós cirurgia

  1. Alimente-se bem. ...
  2. Use a cinta compressora. ...
  3. Tome água e chás diuréticos. ...
  4. Faça drenagem linfática. ...
  5. Caminhe para desinchar após uma cirurgia. ...
  6. Mantenha a parte operada mais alta que o corpo. ...
  7. Faça compressas frias ou geladas.

O inchaço pós-parto, que atinge principalmente as pernas e os pés, é absolutamente normal. De acordo com a ginecologista e obstetra Karen Rocha De Pauw, a condição ocorre porque todo o líquido retido pelo organismo durante a gestação precisa ser eliminado no puerpério.

Sabe aquela cicatriz que fica grossa, alta, coça muito e tem uma coloração diferente das outras? Ela pode ser um queloide, problema estético provocado por uma produção exagerada de fibras de colágeno durante o processo de cicatrização, que causa dor e coceira.

Durante os primeiros 15 dias após a realização da cesariana é fundamental que a mulher evite carregar peso e também não realize qualquer movimento brusco. O esforço pode prejudicar a cicatrização, bem como desencadear dor.

Cesariana. A cesariana é uma cirurgia abdominal, pelo que é normal sentir dores e/ou desconforto nesta zona, devido à incisão e às contrações do útero.

A fibrose é uma resposta do organismo ao trauma gerado por uma agressão cirúrgica, ou seja, é a cicatrização da área submetida ao procedimento cirúrgico. Contudo, quanto maior a lesão, maior será a formação tecido cicatricial (fibrose).

Para você identificar se os seus pontos cirúrgicos estão inflamados, os sintomas básicos são:

  1. Vermelhidão;
  2. Inchaço;
  3. Dor ao tocar;
  4. Sensação de calor.

Em linhas gerais, o inchaço “normal” permanecerá por cerca de uma semana a dez dias, deve ser semelhante entre os membros e depois costuma melhorar.

1 – Repouso é fundamental
Porém, ao chegar em casa é importante que você mantenha um repouso leve por cerca de 15 dias. Isso quer dizer que você não deve subir ou descer escadas, abaixar, carregar peso e ficar muito tempo de pé.

Quando o inchaço é preocupante? O inchaço deve causar preocupações quando se mantem por mais de 1 dia ou se é acompanhado de outros sintomas, como dificuldade para caminhar e vermelhidão. Nesse caso, é indicado procurar auxílio médico.

INFECÇÃO PÓS-CESÁREA
"Uma infecção de ferida operatória pode causar infecção em qualquer outro órgão e até a generelizada. Também pode acontecer de a paciente ter uma apendicite sem ligação nenhuma com a cirurgia", explica.

As repercussões da cesárea a longo prazo incluíram aderências pélvicas, obstrução de intestino delgado, dismenorreia, dor crônica, disfunção sexual, subfertilidade, incontinência fecal e urinária e prolapso de órgãos pélvicos.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

Alguns dos recursos utilizados para tal efeito são drenagem linfática, ultrassom, eletroestimulação, crioterapia, massagem e a cinesioterapia, no entanto, o número de sessões vai depender do tipo de cirurgia e da avaliação no pós-operatório imediato.